Como saber a Quantidade de Cliques de uma Câmera

Quantidade de Cliques de uma câmera

Escrito por Willian Lima

Há muitas razões para querer descobrir a quantidade de cliques de uma câmera, como por exemplo ao vender ou comprar uma câmera usada. Pode ser também apenas por curiosidade.

Neste artigo quero apresentar algumas dicas de como você pode fazer isso sem stress e também como evitar erros comuns na hora da verificação!

Ebook sobre Fotometria na Fotografia

Ebook sobre Fotometria

Gratuito por tempo limitado

Importantíssimo: Me parece que alguns modelos de câmeras Canon, mesmo seguindo os passos abaixo não é possível a contagem dos cliques. A única saída é fazer com um aplicativo específico com a câmera conectada à USB. Fique tranquilo que também vou sugerir um aplicativo (que era gratuito) pra você que usa Canon. Para os Nikonzeiros está 100%.

As informações para a contagem de cliques é feita pelo EXIF da fotografia.

EXIF é um recurso criado pela empresa JEIDA (Japan Electronic Industries Development Association). Seu nome é a abreviatura de Exchangeable image file format e são dados gerados pela maioria das câmeras fotográficas.

Abaixo separei uma galeria de vídeos sobre o assunto que podem te ajudar.

Os 02 erros mais comuns que podem lhe prejudicar

Erro para verificar contagem de cliques

Nem tudo são rosas e acho muito importante iniciar falando sobre os erros que a maioria comete e podem lhe prejudicar na hora de querer saber a quantidade de cliques de sua câmera.

Não pule esta parte do texto, pois aqui pode estar o seu problema.

1. Arquivos JPEG gerados por Softwares

Uma das maneiras de enviar sua foto para contagem é com o arquivo JPEG e você pode fazer isso errado. Muitas vezes a contagem não funciona simplesmente por que o JPEG foi criado com o Lightroom ou Photoshop através de um arquivo RAW ou até mesmo após um tratamento.

Portanto, não envie um JPEG gerado pelo Lightroom ou Photoshop  e sim o JPEG gerado diretamente da câmera. Pode ser até mesmo um clique com a tampa fechada.

2. Arquivos DNG convertidos

Este é um segundo erro bem comum. Um dos sites que citarei abaixo permite enviar a fotografia RAW e também DNG, até aí tudo bem.

O que acontece é que alguns fotógrafos enviam o DNG gerado por software, ou seja, a câmera gera um NEF ou CR2 por exemplo, depois o fotógrafo converte para DNG e envia. Também não vai funcionar.

O DNG precisa ser gerado diretamente da câmera, ou seja, não serve para Nikon e Canon. No site há esta observação que precisa ser o DNG gerado pela Pentax por exemplo.

Vídeo: Se você gostaria de aprender e tirar dúvidas sobre lentes na fotografia, assista este breve vídeo

Onde descobrir a quantidade de cliques de uma câmera?

Abaixo seguem 03 sites que realizei testes e funcionaram quase todas as vezes que enviei fotografias, exceto na Canon 6D.

De qualquer maneira se você tem outro modelo de Canon, é interessante realizar o teste, pois pode funcionar com seu modelo. 😉

01 – Camera Shutter Count (JPEG)

Camera Shutter Count

Este pra mim é o melhor, mas acho prudente também compartilhar outras possibilidades.

O Camera Shutter Count talvez seja o mais completo e com a maior compatibilidade de câmeras no geral. No próprio site há uma relação de todas as câmeras que tiveram êxito na contagem de cliques.

Se a sua não tiver listada, mesmo assim envie e faça o teste evitando cometer os erros citados acima, acredito que funcionará.

Como enviar? Você envia sua fotografia extraída diretamente da câmera em JPEG. Lembre-se sede não realizar qualquer tipo de edição e redimensionamento. 😉

Acesse aqui – www.camerashuttercount.com

02 – Shutter Counter (RAW)

Shutter Count

Gostei deste site por permitir envio de fotos em RAW, pode ser útil caso você tenha esquecido de fazer a foto em JPEG, o que já aconteceu comigo. 😉

Os únicos problemas são que sua conexão precisa ser rápida para fazer o upload e o arquivo precisa ter no máximo 30mb.

Além da contagem, ele apresenta as informações da fotografia, o que não é muito importante neste caso, pois o Lightroom também faz isso.

Na prática não vejo vantagem alguma em relação ao anterior, mas está aí como uma alternativa.

Como enviar? Selecione sua última foto em RAW (NEF, CR2, DNG) sem qualquer tratamento. Pode demorar um pouco de acordo com a velocidade de sua conexão, mas ele apresenta a barra d progresso.

Acesse aqui – www.shuttercounter.com

02 – Nikon Shutter Count (JPEG)

Contagem Cliques Câmeras Nikon

Este site é mais completo para quem usa Nikon e pode oferecer maior compatibilidade com câmeras caso as opções anteriores não funcionem.

Ele é mais chatinho, pois permite apenas JPEG pequenos (Small JPEG). Não vai funcionar se você pegar um JPEG grande ou diminuir no photoshop, por exemplo, precisa ser direto da câmera.

Configura sua Nikon para fazer uma fotografia JPEG Small.

A vantagem é certeza de conseguir com qualquer nikon, desde que seu jpeg seja pequeno.

Como enviar? Você precisa fazer uma fotografia em JPEG e subir este arquivo no site diretamente, sem qualquer tratamento.

Faça a contagem dos cliques de sua câmera nikon aqui – www.nikonshuttercount.com

04 – Aplicativo EOS Count (Windows e Mac)

Para quem usa Canon e nao obteve sucesso nas dicas anteriores, encontrei o aplicativo EOS Count, era Gratuito, mas me parece que alguns leitores disseram que não está mais free. Não cheguei conectar uma câmera USB para testar, pois não tenho Canon, mas abri o aplicativo e me parece muito simples.

No site da fabricante você pode fazer o download e verificar a compatibilidade das câmeras já testadas.

Acesse aqui para fazer o download – www.eoscount.com

Feedbacks de Leitores

Alguns leitores me enviaram feedbacks nos comentários que podem contribuir com seu aprendizado. Aqui listarei os mais relevantes pra você. 😉

  • Leitor Roger: Tenho uma NIKON D5300. O visualizador de fotos IrfanView tem uma opção de mostrar os dados EXIF e, no arquivo jpeg tem o campo TOTAL PICTURES. A informação bate certinho com o site da NIKON. Mas essa informação é só no jpeg no RAW não aparece
  • Leitor Marcello Vequi: Na Canon também tem a opção de instalar o Magic Lantern, com ele instalado aparece também a contagem de cliques da câmera.

Considerações Finais

Aqui apresentei o que funcionou pra mim em todos meus últimos testes e também quando precisei.

Espero que uma destas 04 alternativas seja útil pra ti. Compartilhe também com seus amigos!

Abraços e até a próxima.

Preencha com seus dados para continuar...