Como Criar Efeito Preto e Branco com Lightroom

Dicas para um Preto e Branco com Lightroom

Olá pessoal, bem vindo a mais um Vídeo Tutorial. Desta vez, quero compartilhar com vocês algumas dicas bem legais para a criação de Efeito Preto e Branco com Lightroom, sem precisar recorrer a Plugins de Terceiros ou qualquer outro Software. 🙂

Há anos trabalho com o Lightroom e sempre tive certeza que seria o suficiente para fazer a revelação de minhas fotografias Digitais.

Do mesmo Modo é com as Fotografias em Preto e Branco.

Muito se fala de plugins e softwares externos para a criação de belos PB, em minha opinião tudo que um fotógrafo precisa, independente de sua área de atuação na fotografia (deixar claro que em questão de Revelação e não edição) o Lightroom manda muito bem. Claro que há outros excelente, mas não são necessários.

Para se criar um Excelente Preto e Branco com o Lightroom, são necessários alguns passos:

  1. Analisar e entender como as Cores se Comportam na Fotografia Original, as tonalidades presentes de cada cor;
  2. Analisar como a luz interfere na Fotografia, pois ao converter par ao Preto e Branco, isso é muito importante;
  3. Saber como estas tonalidades se comportam na versão PB;
  4. Entender o Painel de Mistura de Preto e Branco com Lightroom;

Onde utilizo estas técnicas de Preto e Branco?

Provavelmente se você está acessando este meu blog pela primeira vez ainda não saiba desta informação. Sou Fotógrafo de Casamento e as dicas que ensino aqui me auxiliaram em meus mais de 15 Prêmios Internacionais e PB que tive pela ISPWP, Fearless e WPS. Se quiser, pode conferí-los clicando aqui.

A Foto abaixo foi a que utilizei para gravar o Tutorial sobre Preto e Branco com o Lightroom. Foi de uma Linda Sessão Casual que fotografei em Holambra, a cidade das Flores em SP.

Tutorial Preto e Branco com Lightroom Efeito Preto e Branco com Lightroom

Vamos ao Vídeo

O vídeo abaixo tem aproximadamente 12 Minutos e mostrarei o passo a Passo de como criar um Preto e Branco com Lightroom. 😉

Espero que o tutorial seja útil e te auxilie da qui pra frente a ter melhores Fotos PB. Não esqueça de Compartilhar com os Amigos heim!

Clique aqui para conhecer os 56 Presets para Preto e Branco desenvolvidos para usar 100% no Lightroom.

Abraços e até a próxima!

  • Mais um excelente trabalho e mais uma atitude louvável de passar seus conhecimentos, parabéns. Gostaria de saber quando trata as imagens de um casamento por exemplo, você utiliza o mesmo preset para todas as imagens?

    • Willian Lima

      Olá Robson, primeiramente muito obrigado por seu comentário. Vamos lá! Cada trabalho é um trabalho. Por exemplo, neste exemplo de preto e branco, eu poderia utilizar esta configuração e colar em outras imagens do mesmo momento.

      Após o tratamento, poderia utilizar o mesmo preset para todas as imagens sim, sem problemas. Lembrando que em meu caso, os presets que crio, no interferem no tratamento, ou seja, nenhum deles vai “destruir” o tratamento que você já fez, não mexem no contraste, exposição e outras funções do painel básico.

      Agora, só preste atenção nos presets que vai utilizar, fás teste em apenas uma imagem e após o teste, aplique conforme achar melhor!

      • Obrigado pela resposta. É que as vezes tenho algum preset que acho fantástico mas nem sempre combina com todas as fotos, logo, pensei se seria uma regra manter o mesmo preset para todas as imagens, pois de repente usar num mesmo trabalho presets diferentes poderia ter um resultado meio “carnavalesco”. Entende?

        • Willian Lima

          Sim, entendo! Você já tem a resposta! ahaha

  • Valeria Manso

    Gosto muito de fotografia e adoro seu jeito de ensinar. Mas ainda não entendi o que são presets. pode me ajudar?

    • Willian Lima

      Olá Valéria. Presets são “efeitos” já prontos para serem usados no lightroom. Você pode por exemplo usar este vídeo para criar seu efeito PB, mas para quem deseja facilitar, pode usar presets para ter o efeito com apenas 01 clique e poucos ajustes…

  • Alexandre Alves

    Belo trabalho dicas assimiladas e com certeza serão usadas 🙂

    • Willian Lima

      Obrigado pelo comentário Alexandre. Bem vindo!

  • Marcelo01

    O vídeo não está disponibilizado mais? 🙁

  • Olá Marcelo, sim está ok com o vídeo…