Pilhas Recarregáveis – Quais minhas indicações de pilhas como profissional?

Pilhas Recarregáveis

Escrito por Willian Lima

Por um bom tempo esteve em minha lista de reviews falar um pouco sobre pilhas recarregáveis.

Acredito que 90% dos leitores do blog utilizem pilhas, pois de alguma maneira estão ligados à fotografia.

Mesmo os que não estão ligados, procuram por boas pilhas recarregáveis.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • Ganhar um cupom de desconto de 5% para investir em sua próxima pilha;
  • Assistir um teste AO VIVO com 03 marcas de pilhas;
  • O motivo de usar pilhas recarregáveis e não alcalinas;
  • Indicação de 02 marcas favoritas;
  • Dica de fornecedor para comprar suas novas pilhas.

Não sou fotógrafo, estas pilhas recarregáveis servem pra mim?

Mesmo se você não esteja ligado à fotografia, saiba que nosso mercado que precisa de pilhas muito boas, logo servirá de base de testes para qualquer utilização.

Vamos começar com seu cupom de desconto!

Iniciamos uma parceria entre o Falando de Foto e a Lemes Pilhas. Todos os leitores que utilizarem o cupom FALANDODEFOTO (tudo junto mesmo) vai ganhar 5% de desconto em qualquer produto lá no site da EPilhas.

Abaixo segue uma galeria de vídeos com diversos conteúdos legais, incluindo alguns testes de pilhas recarregáveis em algumas situações.

Pilhas piratas

Um recado importante antes de seguir, é te alertar para tomar cuidado com pilhas recarregáveis falsificadas. Infelizmente no Brasil há um mercado paralelo enorme e você pode ser a próxima vítima.

Ainda é difícil analisar a procedência das pilhas recarregáveis apenas pela internet. Portanto escolher locais de confiança é a melhor solução.

Outro fator para fugir das pilhas falsificadas é desconfiar dos preços baixos. Mercado Livre, apenas se você conhecer o vendedor, talvez seja o maior mercado de pilhas falsificadas.

Claro que são apenas minhas opiniões ok? A decisão é sua.

Importante: Participe e dê sua opinião sobre suas pilhas recarregáveis preferidas, ela pode ser útil a outros leitores. 😉

Pilhas Recarregáveis ou Alcalinas?

Para iniciar esta discussão, vale falar sobre um aspecto não técnico para minha escolha em usar pilhas recarregáveis à alcalinas. O Meio Ambiente, por um mundo mais sustentável.

As pilhas recarregáveis pode substituir facilmente milhares de pilhas alcalinas. Um benefício mais que justo para a natureza.

Uma dúvida interessante e bem inteligente do leitor Rodolfo, que vale a pena adicionar aqui no artigo e pode responder as dúvidas de quem já pensou sobre pilhas recarregáveis ou alcalinas?

Pilhas Recarregáveis ou Alcalinas

Willian, Sempre vejo muita gente usando pilhas recarregáveis, porém ultimamente tenho ouvido muitos relatos de amigos que estão trocando as recarregáveis por pilhas alcalinas (Duracell por exemplo), e questionando o por que disso, recebi algumas respostas e fui pesquisar e testar, e pelo que descobri tem certa lógica.

Rodolfo: Uma pilha recarregável dessas, tem apenas 1,2 volts, contra 1,5 volts de uma pilha não recarregável, para um flash que utiliza 4 pilhas, ele precisa de uma carga de 6 volts para funcionar corretamente, porém utilizando pilhas recarregáveis, o flash opera somente com 4,8 volts, ou seja, 1,2 volts a menos (é como se fosse 1 pilha a menos).

Meu ponto de vista: Eu já li sobre isso também, confesso que não tão detalhado. O que achei, foram as mesmas informações que você. Não encontrei uma informação sobre a potência do flash para estas referências, mas posso presumir é que esses dados são baseados na potência máxima do Flash, ou seja, 1/1. O que dificilmente ocorre na fotografia de Casamentos, Famílias e até mesmo ensaios fotográficos. Por isso não me preocupo. Como sei disso? Basta olha a descrição como pouco menos de 300 cliques por cada conjunto recarregáveis, o que é totalmente contrário de minha prática, pois como disse, no manual faço em média 4000 cliques com apenas 01 conjunto de pilhas recarregáveis.

Rodolfo: E isso traz algumas consequências, que pude perceber na prática. Uma delas, é que o flash esquenta muito mais utilizando as recarregáveis, pois ele tem que “forçar” o circuito para funcionar com menos voltagem do que foi projetado. A outra questão é o tempo de reciclagem do disparo, que é mais lento com as recarregáveis em comparação a alcalina.

Meu ponto de vista: Sobre o tempo de reciclagem, talvez muitos fotógrafos enfrentem isso por usarem lentes escuras, ISO baixo e o Modo TTL. O TTL por si só já usa mais carga que o modo manual, juntando com os outros elementos que citei aqui, podem sim afetar o desempenho do Flash. Mas como dificilmente uso TTL e quanto uso, sempre com ISO Alto e aberturas acima de f.3.2, o flash não é disparado na potência máxima.

Pilhas Recarregáveis coloridas

Rodolfo: Aí podem dizer: “Ah, mas aí eu vou precisar ficar comprando pilha toda hora, não compensa”. Pois bem, um pack de Duracell com 4 pilhas, sai em média hoje 12,00 reais, o que não é nada perto do valor cobrado por um trabalho, isso entra como custo operacional, e as pilhas também tem uma duração muito boa, conseguindo também fazer um evento com somente um jogo delas.

Pensando nos valores de um jogo das recarregáveis, mais um bom carregador, o valor chega a quase 300,00 reais, o que seria suficiente para comprar cerca de 25 jogos (100 pilhas) alcalinas. Fazendo as contas, e sabendo que as pilhas recarregáveis podem estar até danificando o flash, por estarem provendo menos energia que o necessário, não sei até que ponto compensa de verdade utilizá-las.

Meu ponto de vista: Interessante este comparativo de valores. Mas sobre estragar o flash, sou fotógrafo profissional e já fotografei (enquanto escrevo este artigo) mais de 490 casamentos e quer saber? Meu primeiro Flash, um SB 800 está funcionando perfeitamente. Apenas 01 quebrou, mas foi por queda.

O que você achou deste ponto de vista do Leitor Rodolfo? Interessante que merece uma interpretação cuidadosa.

Marcas que recomendo

Como fotógrafo profissional, sempre precisei de pilhas que durem e tenham bom desempenho durante o trabalho pesado. Não é fácil ter de comprar pilhas recarregáveis sempre, por conta da baixa durabilidade ou ficar na mão quando precisamos.

Hoje uso e recomendo as pilhas recarregáveis Fujitsu e as Panasonic Eneloop.

Como estas pilhas são importadas, nem sempre encontramos no Brasil. Portanto dê sempre uma olhada no site da Lemes Pilhas e confira a disponibilidade.

Pilhas Eneloop as Mais Premiadas

Pilhas Eneloop: Escrevi outro artigo especial falando apenas sobre os 04 Motivos pra você conhecer as Pilhas Eneloop.

Onde Encontrar as pilhas recarregáveis?

Após encontrar o pessoal da Lemes Pilhas, praticamente não compro pilhas recarregáveis em outro lugar. As pilhas profissionais são um pouco mais caras, porém você terá 5% de desconto ao usar o cupom FALANDODEFOTO e tem certeza da procedência das pilhas.

Clique aqui para conhecer o site da EPilhas

Se você tiver alguma opinião sobre o assunto, por favor contribua. Além de auxiliar outros leitores, sua informação pode ser útil pra mim, afinal serei um eterno aprendiz. 😉

Compartilhe com amigos, forte abraço e até a próxima.

WhatsApp
Facebook
Pinterest
Fechar Menu