Nitidez no Photoshop – Como deixar suas fotos mais nítidas usando o photoshop

Neste artigo vou ensinar com faço para trabalhar a nitidez no photoshop em minhas fotografias.

Certamente algumas objetivas já são bem nítidas e proporcionam resultados extraordinários sem necessitar de uma nitidez adicional no photoshop.

Mas quem não gostaria de refinar os detalhes e deixá-los mais nítidos? Até eu! 😉

Mais Nitidez com Photoshop

Como fotógrafo de casamento e família, geralmente chego a aplicar nitidez em mais de 1000 fotografias antes de enviá-las ao cliente ou compartilhar no blog.

Pensa comigo em aplicar nitidez manualmente em cada foto? Nunca terminaria. 😮

Por isso uso actions para facilitar todo o trabalho e deixo o photoshop trabalhar pra mim automaticamente.

Aprenda como faço para ganhar tempo, assista este vídeo que explico como funcionam as actions de nitidez no photoshop.

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopI”]

A cada atualização que a Adobe lança para o PS, além de novos recursos, percebo a evolução dos filtros já existentes, assim acontece também com os filtros de nitidez no photoshop, estão cada dia mais refinados e melhores.

02 tipos de nitidez no photoshop

É possível obter excelentes resultados de nitidez no photoshop de 02 maneiras. A primeira com o filtro alta frequência (high pass)  e a segunda com a nitidez inteligente (smart sharpen).

Nas imagens abaixo é possível observar o passo a passo de aplicação de nitidez.

Aplicar nitidez no photoshop com o filtro high pass é uma tarefa com alguns passos adicionais em relação ao smart sharpen, mas proporciona resultados muito bons em fotografias de paisagens.

O filtro high pass é um pouco mais agressivo nas áreas de contraste, por isso não indico tanto para nitidez nas áreas do rosto. Para esta região, a nitidez inteligente (smart sharpen) proporciona melhores resultados.

Nitidez no Photoshop High Pass

Recomendo utilizar a nitidez inteligente quando precisar melhorar a nitidez de um retrato. As áreas de contorno ficam mais suaves, deixando sua fotografia ainda com aspecto natural.

Nitidez no Photoshop Smart Sharpen

Antes e Depois!

Abaixo quero apresentar algumas fotografias antes e depois com aplicações de nitidez no photoshop utilizando as actions que mencionei acima.

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopA”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopB”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopC”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopD”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopE”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopF”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopG”]

[baslider name=”ArtigoNitidezPhotoshopH”]

O importante no momento de aplicar a nitidez em sua fotografia é observar o tamanho em pixel de seu arquivo. Se for para web, aplicar configurações referentes ao tamanho da imagem exportada.

  • Blog e Site: recomendo exportar entre 1000px e 1200px no lado maior da imagem;
  • Redes Sociais: 1200px no lado maior da imagem também vai muito bem em praticamente todas redes;
  • Diagramação de álbum: o máximo que sua câmera permitir. Neste caso, usa-se a resolução em pixel de sua câmera. Se não souber como fazer, abra a imagem no photoshop para confirmar;
  • Enviar ao cliente: Uso em 4000px no lado maior;

Como disse no início deste artigo, deixo o photoshop trabalhar pra mim automaticamente na aplicação de nitidez e ganho tempo com outras tarefas.

Geralmente para 1000 fotos (média que entrego em casamentos) leva cerca de 40 minutos.

Gostou deste artigo? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!

Abraços. 😉

Nitidez Photoshop
  • Juliana Rangel

    Boa Tarde! Minha versão do Photoshop é o CS6. Bom fui em Filtro>Tornar Nítido>Aplicação Inteligente de Nitidez. (como mostrado no tutorial). Na janela que abre aparece Intensidade, Raio e a opção Remover, porém não aparece a opção Remover Ruído. Como faço para remover o Ruído? (Teria que ir em Ruído>reduzir Ruído? mas tem várias opções quando abre a janela como intensidade, preservar detalhes, reduzir ruído de cores, tornar detalhes nítidos.
    Pode me Ajudar?

    • Willian Lima

      Olá Juliana, verifique se não há alguma opção em apresentar opções avançadas… Se mesmo assim não houver, não se preocupe. Os ruídos aparecerão apenas se exagerar na Nitidez.

      Abraços!

  • Alline Sousa

    Ola Willian adorei esse blog, espero aprender muito com ele!! obrigado por disponibilizar seu valioso tempo dando essas importantes dicas!! Essa da nitidez e meu próximo passo a tentar, tenho o Photoshop cc instalado por um mês e quero ver o que consigo aprender!! 🙂

    • Willian Lima

      Obrigado! A nitidez é bem importante para melhores resultados no papel e na tela! Volte Sempre!

  • photomania

    Estou chegando agora, amigo. Adorei o capricho e profissionalismo do Blog. Sou um amador apaixonado por fotografia. Fiquei interessado em saber mais sobre as comentadas ‘ actions’. Como acessá – las? Para que servem exatamente? São iguais aos pressets? Como criá – las? Você tem algum tutorial sobre isso? Você dá aula (particular ou individual)? Um forte abraço e SUCESSO.

    • Willian Lima

      Olá Photomania… No próprio artigo há um link para adquirir e acessar as actions! Para instalar, basta clicar em cima delas que abrirá no Photoshop. Sobre Aulas particulares, me envie um e-mail que retorno.

      Abraços!

  • sergio novais de Souza

    Legal video Willian Lima..Pelo Lightroom seria possivél corrigir á Aberração Cromática e a pode fazer o ajuste pelo Photoshop a Nitidez

    • Willian Lima

      Olá Sérgio… sim é possível… após fazer a correção da aberração cromática, clique com o botão direito sobre a foto no lightroom e “peça” para editar no Photoshop.

  • Dani Queiroz

    Muito instrutivo o vídeo, Willian Lima! Gostaria de saber se é possível instalar os 18 Actions de Nitidez do Photoshop no Lightroom… Adquiri os seus 70 Presets de Ligthroom e são realmente maravilhosos! Fiquei muito satisfeita com a aquisição! Desde já agradeço a atenção!

    • Willian Lima

      Olá Dani! Obrigado pelo Feedback! Poxa, não é possível usar estas Actions! Mas estarei em breve testando novas formas de presets para nitidez no Lightroom!

  • Arilson Teixeira

    Willian seus vídeos são muito bons, parabéns. Sigo e recomendo. Parabéns.

    • Willian Lima

      Obrigado Arilson! Que bom que gostou.

  • Roberto Almeida

    Caro Willian, bom dia! Felicitações pelo blog! Uma solicitação de ajuda: Para obter o mesmo nível de nitidez, estou obtendo uma “pixerização” muito maior com Nitidez inteligente do que com “High Pass”. É normal? Estou usando a versão CS6,

    • Willian Lima

      Olá Roberto. Bom, na verdade pode ser normal sim. A nitidez inteligente é um pouco mais “agressiva”, aos poucos você vai dominando. O segredo é testar e usar as combinações corretas para cada tamanho de imagem. Quanto menor a imagem em pixel, menos nitidez você deve adicionar!