05 Dicas Essencias para Impressão Fine Art: O que a maioria dos Fotógrafos não sabe! [Vídeo]

Dicas básicas sobre Impressão Fine Art

Escrito por Willian Lima

Hoje quero compartilhar algumas dicas essenciais sobre como preparar fotografias para impressão fine art, mesmo você não sabendo qualquer coisa sobre o assunto.

Gravei um vídeo e vou apresentar logo abaixo, mas acho super importante você ler este rápido texto antes de assistí-lo, pois contém informações valiosas para complementar seu aprendizado.

Sei que textos são muito chatos e talvez queira pular diretamente para o vídeo, vou entender, mas acho realmente importante explicar alguns detalhes adicionais. 😉

Importante: Mesmo assim se você tiver qualquer dúvida adicional, por favor comente abaixo, que terei o maior prazer em te responder, pois sua dúvida pode ser de outras pessoas também.

Aqui no Brasil há pouca informação sobre Impressão Fine Art, ou seja, temos poucos artigos e vídeos que compartilham conteúdos básicos ou avançados voltados a fotógrafos.

Como sei disso? Simples, basta fazer uma pesquisa rápida na internet sobre impressão fine art, que vão aparecer dezenas de fornecedores oferecendo seus serviços e quase nada de material para estudo.

Workshop Gratuito

Imagens Extraordinárias

Fato Curioso: Como os especialistas querem ter clientes fotógrafos que enviem fotos excelentes, já processadas para impressões finas se não há qualquer informação disponível?

Espero conseguir te auxiliar!

Os 05 passos essenciais sobre como preparar fotos para impressão Fine Art

Falar sobre impressão fine art é algo que pode levar brincando 02 dias de aulas presenciais, no entanto o objetivo deste artigo não é fazer você um especialista, mas sim te orientar sobre como preparar suas fotos para impressão fine art no lightroom.

Vamos falar sobre:

  1. O que é um Perfil ICC;
  2. Como encontrar os perfis de cores icc corretos para simular corretamente as cores de impressão dentro no Lightroom;
  3. Como instalar estes perfis de cores icc;
  4. Como realizar ajustes finos com simulador do perfil icc;
  5. Como exportar corretamente uma foto para impressão fine art.

Perfil ICC para Impressão Fine Art

1. O que é um Perfil ICC e pra que serve?

É um arquivo responsável por gerenciar a capacidade de reprodução de cores de um determinado dispositivo, como a impressora por exemplo. Através do perfil icc temos o controle perfeito de cores para um elemento gráfico ou fotografia que está na tela até chegar no papel.

Minha definição: Costumo dizer que com o perfil icc podemos prever o futuro de uma foto, mesmo sem estar no papel.

2. Como encontrar os perfis ICC?

O ideal e recomendado por especialistas, é que você baixe e instale em seu aplicativo (aqui será o lightroom) o perfil icc correspondente à impressora e o papel utilizado.

Exemplo: Se for imprimir uma foto no papel da Hahnemuhle Photo Rag 188 numa impressora Epson R3880, é necessário baixar este perfil icc específico para simular a impressão corretamente na tela e ter o gerenciamento total das cores no momento da impressão.

Os assuntos 3, 4 e 5

Como instalar os perfis icc, como fazer ajustes finos em sua foto para impressão fine art e como exportar corretamente, achei mais simples e intuitivo apresentar no vídeo abaixo, pois seriam imensos parágrafos de textos para passar todas as informações necessárias.

Portanto, assista o vídeo abaixo que apresentarei as 04 Dicas essenciais na prática!

Uma andorinha não faz verão

Certamente já ouviu este ditado popular alguma vez. Ele se encaixa perfeitamente aqui, deixe-me explicar melhor.

Para extrair a máxima qualidade do processo fine art e obter fidelidade de cores entre tela e papel, além de todas as dicas apresentadas neste artigo é altamente recomendável ter um bom monitor e que esteja devidamente calibrado.

Agora existe uma verdade que quando me disseram fiquei muito chateado, pois era o que poderia investir na época. Agora com 02 anos de experiência imprimindo em papéis algodão e me especializando em gerenciamento de cores, posso dizer que faz todo sentido.

As telas de Notebooks não prestam para impressão Fine Art. ????

Como sei disso? Por estudar e imprimir minhas fotografias aqui no estúdio há 2 anos.

Calibrar Monitor Impressão Fine Art

Bom, este foi um artigo básico sobre impressão fine art. Espero que tenha lhe auxiliado pelo menos a entender como é o processo básico de preparação de suas fotos para fine art.

Compartilhe com seus amigos, por como disse, há pouca informação sobre este assunto em nossa língua portuguesa.

Abraços e nos vemos em breve! 😉

Leia também ...

Este post tem 9 comentários

  1. Olá Willian. Bom trabalho, realmente poucos conhecem.
    Tenho um artigo, ainda não publicado, sobre emolduramento fine art, padrão museu se interessar e tiver disponibilidade gostaria que desse uma lida.
    Continue assim.
    Abs
    Marcio

    1. Olá Marcio… Obrigado por comentar por aqui! claro que quero da ruma lida… me envie no e-mail de contato!

  2. Willian, cara, muito obrigado pelo artigo! Por coincidência eu descobri há pouco tempo um local que faz impressões fine art e estava buscando informações de como preparar minhas fotos. Foi aí que vi um amigo meu compartilhar este seu artigo num grupo do facebook.

    Eu tenho a seguinte dúvida: quando eu baixar o perfil ICC, basta apenas eu colocá-lo na pasta do windows onde ele guarda outros perfis (C:Windowssystem32spooldriverscolor)? E depois disso eu faço como no vídeo, escolhendo o perfil recém baixado naquela lista que aparece, correto?

    Cara, parabéns pelo ótimo trabalho. Me ajudou bastante! Estarei sempre por aqui, agora.

    1. Olá Murilo! Que legal que o artigo veio em hora certa pra ti! Acho que no windows é este caminho mesmo.

      Se você tiver dúvida do caminho, dentro do lightroom lá onde você escolhe os perfis ele te mostra também.

      Depois apenas seguir como mo vídeo. Lembrando que é importante voce saber qual papel vai imprimir, acredite isso muda muito também!

  3. Willian, artigo sensacional e de grande ajuda, parabéns pelo material de qualidade.

    Porém fiquei com uma dúvida: Qual é a melhor maneira de exportar a imagem para o estúdio? Através do menu exportar ou pela parte de impressão?

    1. Olá Celso. Minha dica é sempre usar a exportação pelo menu. Na parte de Impressão apenas se já tiver formato fechado, por exemplo 10×15, 20×30, 30×40, etc.

  4. Excelente artigo. William, como sempre, disseminando conhecimento de qualidade e gratuito. PARABÉNS!

  5. Olá Willian! Tenho acompanhado seus artigos sempre com excelente conteúdo.Falar de gerenciamento de cores e lindo e bem interessante,mas tenho tido algumas experiências que me levaram a entender que de nada adianta ter toda parafernália fazer todo procedimento corretamente, mas quando mandar pra uma gráfica, ou loja que atenda o tipo de serviço vc olhar pro material impresso e sair sempre com os pretos mais carregados ou alguma diferença de cores em relação ao tratamento feito na foto isso é até meio frustrante não concorda? Como resolver? Isso me aconteceu tanto em Recife quanto aqui em São Paulo quando enviei uns prints
    Abraço Toni Santanna

Deixe uma resposta

Preencha com seus dados para continuar...

Imagens Extraordinárias

Tratamento de Pele Profissional Photoshop