Desvendando o Histograma na Fotografia

Histograma na Fotografia

Escrito por Willian Lima

O Histograma na Fotografia tem o papel de apresentar as informações reais contidas em determinada imagem.

Na maioria das vezes, conseguimos definir se uma fotografia está subexposta, superexposta ou com a fotometria correta apenas visualmente, mas o histograma nos mostra o resultado preciso.

Ebook sobre Fotometria na Fotografia

Ebook sobre Fotometria

Gratuito por tempo limitado

Antes de continuar, preciso adiantar uma informação importante que darei exemplos adiante. Além do aspecto técnico do histograma na fotografia, existe a leitura do fotógrafo para determinada imagem. Assim uma fotografia que esteja ótima para o fotógrafo, pode não estar tecnicamente correta no histograma.

O Histograma na Fotografia

A melhor maneira de apresentar a função do histograma na fotografia é a prática. Então separei uma de minhas fotos de paisagens e alterei a exposição manualmente.

Na fotografia 1 é possível observar que as luzes e as cores estão bem equilibradas no histograma. Observamos uma leve alteração para a direita, pois a fotografia foi feita contra luz do sol.

Leitura Histograma na Fotografia Correto
Fotografia 1 – Histograma Equilibrado

Na fotografia 2 é possível observar no histograma que as cores e a luminosidade estão à esquerda. Baixei a exposição manualmente no Lightroom para simular uma fotografia subexposta.

Leitura Histograma na Fotografia SubExposto
Fotografia 2 – Histograma SubExposto

Na fotografia 3 fiz o processo inverso da anterior, aumentei manualmente a exposição e no histograma é possível observar que as informações estão à direita, ou seja, uma fotografia com altos índices de luz.

Leitura Histograma na Fotografia SuperExposto
Fotografia 3 – Histograma SuperExposto

Entendendo o histograma

Entender o Histograma é mais simples que imaginamos. Conforme acabamos de ver e “leitura técnica ideal” é quando temos as informações balanceadas, ao centro do gráfico.

E quais as diferenças entre os canais coloridos e o branco do histograma na fotografia?

Simples. Como as três fotos anteriores eram coloridas, pedi para o photoshop habilitar os histogramas separados por canal de cor, o que não acontece com a fotografia preto e branco.

Quero ilustrar com mais alguns exemplos.

Na fotografia 4 fiz a conversão para o preto e branco.

Perceba que mesmo ativando os canais de cores, não há qualquer variação, pois numa foto PB a leitura no histograma é apenas dos pontos pretos e brancos.

Leitura Histograma na Fotografia PB
Fotografia 4 – Histograma Preto e Branco

Na fotografia 5 percebemos que o histograma principal já nos aponta o excesso de verde que a imagem possui nas áreas de média e altas luzes.

Percepção: O excesso de verde me parece natural por ser uma fotografia de natureza. Tenha esta percepção e não leve o histograma a “ferro e fogo”.

Leitura Histograma na Fotografia RGB
Fotografia 5 – Histograma RGB

Os cuidados na leitura do Histograma

Até aqui mostrei alguns exemplos de interpretação do histograma na fotografia, mas como disse é importante ter nossa percepção, principalmente na fotografia autoral.

O histograma foi criado para nos fornecer uma informação correta tecnicamente, mas não é capaz (pelo menos por enquanto) de chegar perto à percepção humana.

Abaixo, quero apresentar alguns exemplos de fotografias que desconsidero as informações contidas no gráfico.

Na fotografia 6 o histograma me mostra uma imagem completamente lavada. De fato é uma fotografia sem qualquer informação nas áreas escuras e médias. Esta é a minha percepção como fotógrafo. Uma imagem que está à venda como fine art em meus projetos pessoais.

Esta técnica da fotografia é conhecida como fotografia high key. O histograma sempre será com pouca ou nenhuma informação nas áreas escuras

Exemplo Histograma na Fotografia Fail
Fotografia 6 – Histograma fotografia High Key

Ao contrário também é verdadeiro. Ao fotografar com a técnica low key, que temos pouca ou nenhuma informação nas áreas claras, o histograma na fotografia será inverso.

Confira na fotografia 7 um exemplo feito em meu trabalho na fotografia de casamento. Luz pontual no casal e o histograma apresenta pouca ou nenhuma informação nas áreas claras.

Histograma na Fotografia Low Key
Fotografia 7 – Histograma fotografia Low Key

Concluindo sobre Histograma

Deixe seu comentário e compartilhe com amigos nas redes sociais, pois é um assunto de extrema importância na fotografia.

  • O histograma sempre vai nos mostrar tecnicamente as informações reais contidas na fotografia;
  • A percepção do fotógrafo também é importante para o resultado final na fotografia;

Espero que tenha respondido todas suas dúvidas sobre histograma. Caso tenha dúvidas adicionais sobre o assunto, deixe também no comentário.

Abraços e até a próxima.

Willian Lima

Leia também ...

Este post tem 7 comentários

  1. Sempre tive curiosidade de saber mais sobre o histograma. Valeu!

  2. Muito bom mesmo, sou fã do seu conhecimento e dedicação.

  3. Willian, boa tarde. Você é o cara! Gostaria de saber se é possível habilitar os histogramas separados por canal de cor no Lightroom e como faze-lo???

  4. Brilhante explanação do histograma.

  5. uma coisa que me ajudou muito com relação ao histograma foi aprender a utilizá-lo em tempo real pelo Live View, observando os efeitos antes mesmo de fazer a foto.

Deixe uma resposta

Preencha com seus dados para continuar...