03 dicas para tirar fotos mais Nítidas todas as vezes

Fotos mais Nítidas Dicas

Escrito por Willian Lima

Quem não gosta de Fotos mais Nítidas possível?

Olá tudo belezinha? Hoje quero compartilhar algumas dicas para te auxiliar a fazer fotos mais nitidas. Claro que estas não são as únicas formas, mas tenho certeza que posso contribuir com um pouquinho do que sei sobre o assunto, afinal já são diversos anos na fotografia. Espero que goste e se gostar, por favor compartilhe! 😉

Pode ser também que sue câmera esteja com Back Focus ou Front Focus, aí o problema é outro. Assista este vídeo demonstrativo.

Quero que este guia fique de fácil acesso pra você quando precisar, por isso criei uma versão PDF para te enviar gratuitamente em seu e-mail. Se quiser adicione seu e-mail abaixo, que receberá imediatamente!

FAÇA O DOWNLOAD GRATUITO DO EBOOK

01 – Velocidade Segura do Obturador

Está é minha dica preferida e que na maioria das vezes é deixada de lado. Existe uma regra básica sobre a velocidade segura para deixar suas fotos mais nítidas, na verdade podemos dizer também, menos tremidas.

Anote aí: Em muitos casos não é falta de nitidez na foto, mas sim uma fotografia tremida por conta da baixa velocidade. 😉

Claro que este fator depende de cada pessoa. Algumas pessoas conseguem trabalhar muito bem em velocidades baixas. Com muito estudo e prática, é possível tirar belas fotos em baixa velocidade.

Fotos mais Nítidas Noite

Se quiser aprender a ter fotos mais nítidas com velocidade baixa, você vai precisar de um tripé ou prender a respiração no momento do clique. É serio, funciona!

A Foto acima foi feita em meu projeto na fotografia de casamento, com uma objetiva 14-24mm, velocidade do obturador em 20 segundos e claro, com uso do tripé!

Como funciona a Regra Básica?

Kit Lentes Nikon Nítidas top

A velocidade segura está diretamente ligada á distância focal de sua objetiva. Uma velocidade baixa de obturador em 1/40, pode ser segura se estiver com uma lente 24mm. Ao mesmo tempo uma velocidade 1/125 pode não te dar uma foto nítida se estiver com uma lente 200mm.

Sugiro utilizar uma regrinha geral. Calcule sempre a distância focal de sua objetiva + meio dela. Willian, entendi nada…rsrs. Então vamos aos exemplos abaixo.

Importante: DF = Distância Focal.

  • DF 24 mm – Velocidade segura de 1/40, que nada mais é que 24 (inteira) + 12 (metade de 24);
  • DF 35 mm – Velocidade segura de 1/60, que nada mais é que 35 (inteira) + 17,5 (metade de 35), que na verdade são 52,5 mm. Arredondando 1/60;
  • DF 50 mm – Velocidade segura de 1/80. E assim por diante.

Importante: Se você não possui uma câmera FULL FRAME, uma lente 50 mm por exemplo, fica 75 mm numa Nikon D90. Você deve levar em consideraçào os 75 mm para usar a regrinha geral e fazer sua conta, e não 50mm.

Veja qual o modelo de sua câmera e seu fator de corte. Geralmente os fatores de corte da Nikon são de 1.5x, da Canon 1.6x e 1.4x, mas por favor confirme de acordo com seu modelo de câmera.

02 – ISO para fotos mais nítidas

Dica para Fotos mais Nítidas

O ISO baixo também contribui para fazer fotos mais nítidas. Sugiro de ler o artigo Como tirar fotos melhores para conferir algumas dicas sobre o ISO de sua câmera.

Quanto maior o ISO de sua câmera, mais ruído a fotografia apresenta. O fator ISO reflete diretamente também na nitidez de suas fotos. Em alguns casos o ruído é tão evidente, que se faz necessário aplicar um filtro para reduzir ruído no Photoshop ou Lightroom, deixando as fotos ainda menos nítidas.

Por isso, estude e faça testes em sua câmera para descobrir como ela se comporta em ISO elevado. Na falta de luz use um flash caso queira fazer fotos mais nítidas.

Dica sobre ISO: De um modo geral, as câmeras se comprtam bem com a metade da capacidade máxima de ISO NATIVO. Por exemplo, uma Nikon D90 tem o ISO nativo máximo de 3200, por isso, usar 1600 pode lhe oferecer uma bela foto. Mas faça testes e defina um valor ideal pra ti.

Claro que esta dica está baseada em minha experiência em todas as câmeras Nikons que usei. Sobre a Canon, infelizmente não tenho este parâmetro. Mas alguns alunos disseram que funciona bem para Canon também.

03 – O Diafragma

Diafragma Objetiva Números

Está em alta fazer fotos com o background desfocado, em alguns casos, até mesmo fotógrafos levam como linguagem de seus trabalhos, fotografias desfocadas. Mas se você faz parte das pessoas, como eu que tem a nitidez como prioridade, não utilize o máximo de suas lentes. Explicarei melhor abaixo

Há uma regrinha simples e eficiente que me traz excelentes resultados com nitidez. Nunca use a abertura máxima de sua lente, é sério.

Se você tem uma objetiva que o Diafragma máximo é 1.8, use 2.5. Se você tem uma lente mais escura, como por exemplo uma f 4.0, utilize a abertura mínima de 5.6. Sempre uma abertura menor do que a máxima.

Sinceramente não entendo tecnicamente sobre o assunto, mas usar as objetivas em suas aberturas máximas não nos oferece a melhor nitidez.

Outro detalhe muito importante é saber se os assuntos a serem fotografados estão num mesmo plano. Como assim? Vamos a um exemplo.

Fotos Nítidas Diaragma

Se tiver fotografando 02 pessoas lado a lado, não terá muitos problemas com foco e nitidez com aberturas maiores. Mas se estiver fotografando um grupo de pessoas, que algumas estão mais à frente e outras mais atrás, escolha aberturas de f5.6 para baixo, pois a tendência das pessoas ficarem desfocadas é muito maior.

Há realmente muito para se falar sobre como tirar fotos mais nítidas, no entanto este artigo ficaria no mínimo 04 vezes maior e cansativo.

Tenho certeza que, entender e praticar estas 03 dicas, suas fotos serão mais nítidas daqui pra frente.

Espero ter auxiliado.

Grande abraço e até a próxima! 😉

WhatsApp
Facebook
Pinterest
Fechar Menu