Como Fazer Capas de Álbuns

Capas de Álbuns até 3x mais rápido e melhor

Olá pessoal, hoje é dia de compartilhar dicas que muitas pessoas me pediram nos últimos meses. Estou bem animado com isso, pois acredito que poderei auxiliar milhares de pessoas, espero que você também!

Fazer Capas de Álbuns

Antes de continuar, se você deseja realmente se aprofundar no assunto, poderá se inscrever no mais novo curso sobre capas de álbuns que criei. Assista o Vídeo aqui! 😉

Enquanto escrevo este artigo, mais de 55.000 pessoas já assistiram minha aula gratuita sobre como diagramar álbuns no inDesign, muitas delas iniciantes e outras não. Acontece que por ser uma aula enxuta, não adicionei o assunto sobre como Criar Capas de Álbuns, pois é um assunto complexo e delicado, seria inviável falar sobre Capas e conseguir passar todo o conteúdo sobre diagramação ao mesmo tempo.

Também me preocupei em separar os assuntos para facilitar o entendimento de todos, principalmente para aqueles que estão iniciando com o inDesign.

O que é importante para Criar Capas de Álbuns Melhores?

Capa de Álbum Exemplo

Acredito que nunca haverá algo definitivamente certo, apenas quero compartilhar o que funciona pra mim aqui no estúdio e que me oferece uma melhor produtividade e qualidade para meus clientes. Portanto quero apenas ajudar, combinado? 😉

Em minha concepção e experiência em mais de 200 álbuns diagramados, para criar capas de álbuns perfeitas com mais produtividade e qualidade, o fotógrafo ou designer precisa entender e dominar os 06 pilares abaixo:

  1. Saber criar os tamanhos e formatos corretos das capas, independente qual seja;
  2. Saber como criar a altura da lombada (Dorso) de maneira precisa;
  3. Aprender a criar o documento padrão no inDesign, para axiliar na produtividade;
  4. Entender a aplicação das linhas guias e margens de segurança;
  5. Entender e experimentar sobre tipografia e elementos gráficos;
  6. Facilitar o entendimento dos clientes com Mockups.

Pegue um café ou um suco, que vou explicar um pouco mais sobre cada um dos pilares.

Tamanhos e Formatos das Capas

Capas de Álbuns Mockup

Cada álbum possui formato e tamanho específico, assim toda criação de capa, precisa obedecer estes formatos. Um bom projeto de capa, analisa o tamanho do álbum após o refile e cria a estrutura baseada nestas orientações. Independente do tamanho do álbum é necessário ter conhecimento profundo sobre isso.

Na Prática: Minha sugestão é você se informar com sua Encadernadora sobre qual o tamanho real do álbum após o refile. Com as medidas em mães, apenas adicione 01 cm no tamanho geral.

Por Exemplo, num álbum 30×30 cm, na maioria das vezes a capa é feita 31×31 cm. No curso explico detalhadamente sobre isso e mostro na prática.

Altura da Lombada (Dorso)

Este talvez seja um dos assuntos que mais gera dúvida, provavelmente porque as encadernadoras não orientem corretamente seus clientes, ou até mesmo, pela falta de informações no geral.

A altura para criar capas de álbuns é variável de acordo com a quantidade de páginas que o álbum possui. Há uma regra básica pra isso. Outro fator importantíssimo é que a espessura da página é variável de acordo com o acabamento da página, por exemplo, com ou sem laminação!

Na Prática: Geralmente as alturas variam de 5 mm a 6 mm para cada 10 páginas. Após diagramar seu álbum, terá a quantidade de páginas e faça a multiplicação deste valores pela quantidade de páginas.

No Curso completo mostro na prática 3 exemplos. Vale a pena o investimento, pois nunca mais ficará na dúvida sobre como criar Capas. Saiba mais aqui.

Produtividade até 3x mais rápido que no Photoshop

Antes de criar a estrutura da capa, sugiro entender como funciona a criação de documentos no inDesign.  É necessário entender o conceito para obter produtividade a médio e longo prazo. Indico sem medo de errar, que o inDesign é o melhor Aplicativo para Diagramar Álbuns e Criar Capas para Fotógrafos. Simples e que nos oferece diversas tarefas quase automáticas.

Linhas Guias e Margens

Capa de Álbuns inDesign

Aqui está outro grande vilão dos fotógrafos e designers. É comum ver capas de álbuns com fotos ou textos cortados. Por isso, gravei um módulo explicando exatamente como criar e utilizar as linhas guias e sangrias no inDesign para facilitar e automatizar esta tarefa.

Na Prática: Utilize 3 cm de margem para composição da Dobra e 2 cm de Linhas Guia para a Margem de Segurança para o Texto. Funciona Perfeitamente!

Tipografia

Capa de Álbuns TipoGrafia

Uma capa com elementos visuais elegantes também faz toda diferença. Estude sobre Fontes, Elementos Gráficos e Estilos.

Na Prática: Utilize no Máximo 02 tipos Fontes para cada Capa de Álbum, lembre-se que Menos é Sempre Mais. Uma dica legal é usar um tipo de Fonte para os Nomes e outra Fonte ou Elemento Gráfico para compor a junção dos nomes.

  • Quem se inscrever no curso através desta página, vai receber 40 fontes gratuitas e 20 modelos de arabescos para utilizar na criação das capas de álbuns.

Mockup – Capas em 3D

Outra prática que facilitou a aprovação de modelos de capas, foram os mockups. São arquivos em Photoshop que em 3 tarefas, deixam suas capas prontinhas. A imagem abaixo são Mockups feitos em Photoshop.

Mockup Capa Photoshop

Você Exporta em JPG e envia juntamente com a prova do álbum. O cliente consegue obter a visualização quase que real para o exemplo de capa de seu álbum.

Saber mais sobre o Assunto?

Este curso está estruturado em 06 Módulos. É um curso com linguagem simples, porém com conteúdo de Alta qualidade. Você pode assistir este vídeo Gratuito e ver se gosta do conteúdo.

Garantia de 25 Dias

Como em todo projeto, gosto de ser transparente. Neste curso sobre Como Criar Capas de Álbuns ofereço também 25 dias de garantia, ou seja, cocê poderá solicitar seu dinheiro de volta em até 25 dias caso se arrependa da compra. Gosto de ser assim e até sei que algumas pessoas podem se aproveitar disso, mas acredito que esta garantia te dá a oportunidade de saber se o curso é interessante pra você.

Espero ter auxiliado com estes conhecimentos básicos e se desejar se aprofundar, o curso será excelente! 😉

  • Bruno Macedo

    Caro Willian, primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente material. Sou iniciante na arte da diagramação de álbuns e digo que a linguagem usada por vc no curso é extremamente simples e de fácil compreensão. Recomendo. Aproveitando o espaço, quero tirar duas dúvidas: 1)A Digipix informa que a espessura das folhas do do álbum “180º FLAT pro” é de 0,62mm com laminação e de 0,60mm sem laminação, logo eu usaria esses valores na multiplicação pelo número de páginas para saber a largura da lombada, certo? Ex: Álbum de 20 lâminas – 40 x 6,2 = 248 (2,50cm) p/ laminado e 40 x 6 = 240 (2,40cm) s/ laminação; 2) Com a criação da capa à parte, ao diagramar o álbum, o que seria a capa e a contra-capa ficam inutilizadas ou passam a fazer parte do miolo? Desde já, agradeço.

    • Willian Lima

      No arquivo de Diagramação, geralmente não uso a primeira página do InDesign… Crio a capa separadamente como apresento no curso!

      Abraços.

      • Bruno Macedo

        Muitíssimo obrigado, Willian.
        Em 01/04/2015 22:10, “Disqus” escreveu: