Dicas de Tipografia para Álbuns de casamento

Hoje é dia de Compartilhar algumas dicas sobre Tipografia para Álbuns de Casamento.

Resolvi falar sobre este tema, pois diversos leitores me pediram via e-mail, mensagens nas Redes Sociais e também em Grupos que participo. Dei uma pesquisada na internet e encontrei pouca coisa sobre o assunto. As dicas que encontrei, em minha opinião são superficiais e não resolvem de uma vez por todas seu problema ou responde suas dúvidas sobre Tipografia para Álbuns. 😉

Importante: as dicas compartilhadas neste artigo são todas que aprendi e utilizo em meu estúdio fotografando casamentos.  Sei que está um pouquinho longo, mas aqui quero tirar todas as dúvidas que recebi. Espero que goste.

Tipografia para Álbuns na prática

Acho válido iniciar este artigo na prática com dicas gerais para um visual interessante na Tipografia para seus clientes.

Dica 01: Misture Estilos

Uma dica simples, mas que nos traz excelentes resultados, é mesclar 2 fontes na criação de uma tipografia. O Primeiro Exemplo abaixo, mesclamos a PillowBook (Creative Market) e a Avenir (Gratuita).

Idéia Tipografia para Álbuns

Idéia com o mesmo conceito da de cima, só que tipos invertidas, a Sans Serif nos nomes e a PillowBook entre os nomes. Também fica bem legal e é minha maneira predileta de trabalhar.

Encontre a Fonte PillowBook aqui na Creative Market

Tipografia para Álbuns Casamento

02 – Adicione Elementos

Outra idéia bem legal em Tipografia para Álbuns é mesclar elementos com as fontes. A primeira idéia abaixo, cairia bem para um Casamento Vintage durante o dia, por exemplo. Com uma paleta de cores em tons pasteis.

Tipografia para Álbuns Vintage

No segundo exemplo, sugeri de adicionar a data do casamento abaixo dos nomes. Excelente opção para fugir do tradicional “Wedding Book”. ahahah…

Tipografia para Álbuns Retrô

03 – Adicione Mais Elementos

Em alguns casos, adicionar ainda mais elementos que tenha a ver com o casamento, pode tornar a tipografia interessante. Não são expert nisso, mas acho que o exemplo abaixo ficou até interessante vai! rsrsr…

Idéia Tipografia álbum Retro

Como Criar Layout de Capas?

Mockup para Capas de Álbuns Retrato

Para criar as simulações de minhas Capas para os Clientes, utilizo Mockups. Inclusive quem quiser conhecer os meus, ficarei feliz. 😉 Acho super prático, pois em apenas alguns minutinhos, temos uma versão 3D para apresentar aos clientes.

Clique aqui para assistir o vídeo e conhecer os Mockups

Como trabalhar com as Cores na Tipografia?

Bom, não sei se você já assistiu um vídeo que falo sobre paleta de Cores? Vou colocar abaixo novamente!

O importante é fazer uma leitura correta da paleta de cores do casamento. Geralmente, casamentos durante o dia tendem a ter um clima Vintage, enquanto os casamentos noturnos são mais Clássicos.

No vídeo abaixo, você vai aprender a criar uma paleta de cores utilizando o inDesign de forma automatizada, no entanto se você usa o Photoshop para diagramar e criar a tipografia para álbuns, terá um trabalho extra de encontrar com a ferramenta conta gotas e salvar as cores manualmente, mas também funciona.

Onde encontrar Elementos e Arabescos?

Gosto muito de usar o Creative Market para encontrar Elementos. Abaixo, separei alguns packs bem legais. Basta clicar na imagem que será redirecionado(a) para o site deles.

Arabescos Tipografia Casamento

Elementos Tipografia Álbum

Onde encontrar fontes legais?

Esta talvez, seja uma das perguntas que mais recebo ultimamente. 😉

Praticamente há 02 maneiras de você escolher as fontes suas fontes para criar a Tipografia para Álbuns, as fontes gratuitas e as fontes pagas. Durante muito tempo, muito tempo mesmo, utilizei fontes gratuitas para meus trabalhos e confesso que sempre me trouxeram excelentes resultados.

Então por que agora uso fontes pagas? Simples, pelo fato de ter mais exclusividade na tipografia de meus álbuns e acredite, meus problemas com “erros” em fontes acabaram. Chega de Caracteres inválidos!

Abaixo, separei 04 das fontes que mais gosto e que você encontra na Creative Market onde compro minhas fontes.

Tipografia para Álbuns Manuscrita

Tipografia para Álbuns Brush Script

Tipografia para Álbuns Clean

Tipografia para Sans Serif

As Vantagens e Desvantagens das Fontes Gratuitas

  • Vantagem 01: Como o assunto diz, são Gratuitas.
  • Vantagem 02: Há realmente algumas fontes bem legais sem precisar desembolsar qualquer quantia para isso;
  • Vantagem 03: Diversidade de fontes.
  • Desvantagem 01: Diversos problemas com acentuação;
  • Desvantagem 02: Nada de exclusividade na tipografia de seus álbuns, ou seja, há muitos fotógrafos e designers usando uma mesma fonte “famosinha” no momento;
  • Desvantagem 03: Muitas destas fontes foram fontes criadas para serem vendidas, por algum erro, o plano foi abortado e caiu na categoria de fontes gratuitas.

As Vantagens e Desvantagens das Fontes Pagas

  • Vantagem 01: Maior Exclusividade para a tipografia de seus álbuns;
  • Vantagem 02: Todas as fontes são testadas, diminuindo para Zero qualquer erro gramatical e de acento;
  • Vantagem 03: Diversidade de fontes exclusivas;
  • Vantagem 04: Baixo custo, fontes legais a partir de $5,00 na Creative Market (onde compro as minhas).
  • Desvantagem 01: Acredito que seja a única desvantagem, ter que desembolsar uma valor para obter a fonte.

Espero que estas dicas tenha te auxiliado e que daqui pra frente sua tipografia para os álbuns de seus clientes, sejam melhores!

Diagramação Fácil
  • @cheesepaulo

    Dica ótima, tipografia deve e pode combinar com a foto e fazer parte da mesma. Além do conteúdo e esse site? Uma obra prima de design simples e limpo com uma paleta sóbria deu um casamento perfeito 🙂 já é leitura obrigatória.