Tamanhos para Impressão de Fotos em Minilab

Hoje é dia de responder uma dúvida comum de diversos leitores e fotógrafos. Quais os tamanhos para impressão de fotografias em Minilab?

Provavelmente os experientes já saibam que uma impressão 10×15 cm por exemplo, na verdade é 10,2×15,2 cm, no entanto os iniciantes ou até mesmo quem deseja imprimir suas fotografias de viagem não saibam. Deixa-me confessar, são tantos tamanhos que mesmo com anos de experiência ainda não consegui decorar todos os tamanhos para impressão em Mini Lab. 😉

É importante dizer que esse padrão serve para todos os Minilabs, ou deveria servir, pois os tamanhos de impressão são padronizados de acordo com a largura do rolo do papel. Por Exemplo a Kodak e Fuji seguem o mesmo padrão. As outras marca já não sei, por isso sempre confirme com seu laboratório qual marca de papel utiliza e as medidas.

Importante: Apesar das diferenças de laboratório, a tabela abaixo deve servir para a maioria ou todos os MiniLabs.

Importante 2: Para impressão, todas as fotografias devem estar com 300 dpi/polegadas.

Perfis de Cor para Impressão

Apesar de não fazer parte oficialmente deste tema, acho legal compartilhar isso com você! Para impressão em MiniLab sugiro utilizar sempre o sRGB.

Quais os tamanhos para impressão em Minilab?

Para esclarecer e tirar todas as dúvidas, criei uma tabela com os tamanhos de impressão mais comuns. O lado esquerdo dela – a primeira coluna – é o tamanho popular da fotografia, o lado direito o tamanho real que o arquivo deve ser preparado para impressão em MiniLab.

Tamanhos para Impressão MiniLab

E os Grandes Formatos Willian?

Os Tamanhos para Impressão de Grandes Formatos seguem o tamanho popular. Por Exemplo, uma impressão 50×70, você envia no próprio tamanho 50×70 para seu Laboratório.

Se você gostou deste artigo, fique à vontade para compartilhar com amigos, assim você também auxilia no crescimento deste projeto.

Abraços e até a próxima dica!

  • Edson Malheiros de Castro

    Muito legal William. Também poderia colocar a resoluções em pixels relaciobadas com os tamanhos impressos.

  • Suzi Nakamura

    Boa demais sua iniciativa!!
    Trabalhei em loja com minilab e as pessoas nao entendiam porque a imagem saia com algum corte ou uma faixa extra para preencher o papel.

    • Verdade… Muitas pessoas tem dúvida… e até mesmo eu me confundo as vezes, e olha que já sou fotógrafo profissional há 11 anos…rsrs

  • Renan Livi

    Legal!

  • Joarley Alves

    Muito boa a dica.
    Neste mesmo assunto, ou melhor, no perfil de cores para impressão, tive um problema na impressão de um banner, para um cliente, onde enviei para uma grafica, e lá eles fizeram a converção do RGB para CMYK, e aí meu, deu zebra, ficou com uns detalhes da foto, tipo as unhas das mãos ficou como que transparente. Como que funciona isso Willian Lima.

    • Olá Joárley, que bom ver você por aqui! O passo importante sobre isso é saber para qual tipo de material a ser impresso… Banners realmente precisam ser impressos em CMYK, minha sugestão é fazer a conversão no Photoshop antes de enviar. Assim você não corre risco de ter cores alteradas…. Mais um assunto para minha lista de Artigos… Em breve no Blog

      • Joarley Alves

        Valeu pela dica, eu já estava descartando a última grafica que fui. Obrigado mesmo.

  • Jamylle

    Boa dica!!

  • Fellipe Ferreira de Pina

    Essa de “Para impressão, todas as fotografias devem estar com 300 dpi/polegadas” até rola genéricamente… mas pra algo com mais qualidade, o Clício Barroso(Atelier de Impressão) já falou sobre isso. Cada impressora tem sua resolução, você tem que se informar sobre qual resolução é usada no minilab onde faz seus trabalhos e mandar na resolução dela.

    • Fellipe, concordo plenamente contigo, tenho um Atelier para imprimir Fine Art e já fiz um curso sobre isso com o Clicio… Se perceber o título do artigo, estamos falando em MiniLab… Obrigado por seu comentário!

  • Regina Dutra

    Oi Willian,adoro suas matérias,tem me ajudado muito nesse início. E como uma boa iniciante estou penando um pouco com esse negócio de revelação, onde e como você faz a configuração das fotos para deixar no tamanho certo para impressão?

    • Você pode fazer no lightroom ou no photoshop!

  • Marcos Andre

    Willian Lima fale sobre os tamanhos disponiveis no lightroom na ferramenta recorte

    • Marcos, Não entendi. Você tem os tamanhos predefinidos e pode criar os seus tamanhos… No curso completo sobre Pós Evento eu falo sobre todas as ferramentas do Lightroom, inclusive esta!

      • Marcos Andre

        é que no Lightroom as proporçoes sao outras

  • Tailine Moisés Schmitz

    ola preciso mandar revelar um poster tamanho 50×60

  • Nilo Sérgio De Aragão Gama

    Isso acontece porque os fabricantes de papel usam as medidas em polegadas ai ao converter para centímetros as medidas não ficam exatas. Ex 10polegadas = 25,4 cm