Review da objetiva Sigma Art 35mm 1.4G

Olá galera, hoje é dia de trazer um review completo e transparente sobre a objetiva Sigma Art 35m 1.4G. Serei o mais detalhista possível para trazer todas as informações que você precisa saber sobre esta objetiva.

Antes de falar sobre a objetiva Sigma Art 35m 1.4G em si, é importante dizer que pra mim, o detalhe mais importante de uma lente é a precisão de foco.

Meus clientes e amigos que digam como sou dedicado ao assunto nitidez, pois como fotógrafo de casamento e família muitos de meus trabalhos se tornam álbuns, e entregar uma fotografia tecnicamente de qualidade é minha prioridade.

Opiniões podem divergir, portanto abaixo são apenas experiências vividas com uma Sigma Art 35mm 1.4G e não devem ser levadas como única regra. A única coisa que posso dar como referência é minha experiência em mais de 450 casamentos fotografados e 43 Prêmios Internacionais pela ISPWP, Fearless Photographers e WPS.

Antes de utilizar a Sigma Art 35mm 1.4G

Desde quando iniciei na fotografia de casamento, uma de minhas prioridades de investimento em equipamentos sempre foi a objetiva. Não adianta você ter um corpo de câmera top de linha e uma objetiva mediana, não funciona muito bem. É como você enxergar mais ou menos e precisar usar óculos.

É muito melhor e recomendado, ter um corpo mediano com uma objetiva top de linha. Por isso sempre usei as lentes topo de linha da Nikon, mesmo em câmeras semi profissionais como a D90 que me rendeu 9 prêmios pela ISPWP.

A cada 03 anos aproximadamente, faço upgrade em meus equipamentos fotográficos, geralmente corpo de câmera pois objetivas cuidando bem são para o resto da vida.

Em um de meus upgrades, estive pensando em testar objetivas mais claras como a 35mm 1.4G e a 85mm 1.4G, ambas com Nano Cristal, as Top de linha da Nikon.

Recebi indicação para conhecer a Sigma Art 35mm 1.4G, então resolvi testá-la.

A Sigma Art 35mm 1.4G

Construção da lente está muito melhor do que suas antecessoras Sigma. Me pareceu mais robusta, com acabamento de alta qualidade, bem similar às objetivas da Nikon. Minha primeira impressão foi excelente, fiz alguns testes em casa e levei para um casamento.

Todas as lentes que invisto, antes de usar, verifico se não será necessário realizar o ajuste fino de foco nas câmeras. Para minha primeira surpresa, na Nikon D750 deu +18, ou seja, estava com front focus (focar antes do assunto). Realizei o ajuste necessário e fui para o casamento no final de semana seguinte. Você vai conferir os detalhes agora.

Na prática com a Sigma Art

Agora quero trazer minha impressão, após usá-la por 12 horas num casamento que fotografei recentemente. De modo geral a Sigma Art 35mm 1.4G é uma objetiva que vale o investimento, se você não for tão exigente e ter algumas fotos com foco impreciso ou se for sua primeira lente fora as lentes de entrada.

07 Pontos fortes da Sigma Art 35mm 1.4G

  • Construção: Me surpreendeu também quanto sua qualidade de material. Bonito e com acabamento de alta qualidade. Deixou de ser a Sigma que conhecia, fazendo valer o nome “Art”.
  • Qualidade Óptica: Realmente ela superou minhas expectativas em relação à nitidez. Chega a ser igual à quase todas minhas lentes da Nikon, perdendo apenas para a 14-24 2.8 e a 70-200 2.8 VR II (em minha opinião e testes).
  • Contraste: O contraste que esta lente Sigma Art 35mm 1.4G tem é algo para levar em conta, pois sai na frente de muitas objetivas no mercado.
  • Cores: As cores captadas também são um show à parte. Em minha Nikon D750, consegui imagens com cores equilibradas e bem vivas.
  • Lindo Desfoque: A qualidade do desfoque é realmente de tirar o chapéu. Se você gosta de um bokeh sensacional, esta lente é pra você.
  • O peso: Para alguns fotógrafos, quanto mais leve a objetiva melhor. Pra mim já não. Prefiro as que tem um peso médio, cerca de 600gr é legal, acima de 1kg já é pesada, mas como uso a 70-200 VRII, não costumo reclamar das outras.
  • Preço: O investimento desta lente chega a ser menos da metade de uma objetiva nikon.

03 Pontos fracos da Sigma Art 35mm 1.4G

Nem tudo são flores e agora preciso dizer o que a sigma deixou a desejar em minha utilização com uma Nikon D750 e também na Nikon D610.

  • Precisão do Foco: Apesar de oferecer excelente nitidez para as imagens, o sistema de AF dela é impreciso. Em meu primeiro teste, fiz o ajuste fino da câmera para +18. Funcionou legal, mas quando troquei de objetiva em determinado momento da festa, parece que precisei zerar o Ajuste Fino. Me fez pensar na qualidade do sistema de AF dela.
  • Erro sob baixa Luz: Ligado à precisão do foco, durante à noite a situação piora. Mesmo em fotos que usei F4, a bendita não focou. Usando o modo de Foco em S e clicando 5 vezes, refazendo o foco, toda esta série de retratos ficou desfocada. Precisei levar o casal para uma fonte melhor de luz para continuar a sessão.
  • Lentidão no AF: A cerimônia deste casamento aconteceu no final da tarde em ambiente aberto, portanto durante o making of e cerimônia ocorreu tudo bem com a resposta do Auto Foco. Quando a noite caiu durante os retratos e festa, tive problemas e usei minha 20mm para o restante da festa.

Em resumo para este casamento, não tive problemas em perder fotos, aliás ficou um casamento lindo com 2000 imagens finais, acima da média que é entre 800 e 1000 fotos.

Algumas fotos com Sigma Art 35mm 1.4G e Nikon D750

Sigma Art 35mm 1.4 decoração casamento foto de casamento com sigma art 35 1.4 Fotógrafo de casamento usando sigma art 35 1.4 Fotos de Casamento com 35mm 1.4 Sigma Art Fotografia de casamento com lente Sigma Art Nitidez Lente Sigma Art 35mm 1.4G Baixa Luz Lente Sigma Art 35mm 1.4

Alguns pontos de vista

  • Talvez pra você os detalhes que observei não sejam aplicáveis, pois não seja tão exigente com a nitidez de suas imagens;
  • Talvez meu grau de exigência seja pelo fato de usar as lentes mais nítidas da nikon por muitos anos e em muitos casos falta de precisão de foco não prejudicaria seu trabalho;
  • Conversei com amigos que me disseram adorar esta lente e alguns deles venderam a da marca oficial e ficaram com a Sigma.

Opiniões de Leitores

Thiago Reis: Olá pessoal, na minha D610 ela ficou no ajuste +12, mesmo quando tiro do corpo e coloco novamente, o ajuste é este. Nas fotos de dia ela funciona 100%, dificilmente erra o foco, que fica mais preciso quanto mais perto você está do assunto e não fica tão bom a medida que você se afasta. Usei em uma viagem há alguns dias e nas fotos de dia ela fica show. A noite de fato é um problema, ela erra. Mas fica aí o alerta, a noite normalmente usamos o Flash, e, se você usar o flash em cima da câmera, vai precisar desligar o Auto Foco (AF) do flash, pois ele desconsidera o ajuste fino da câmera, e o resultado são fotos desfocadas. Quando desligo o AF do flash, mesmo em fotos a noite o foco fica bom. Com o flash fora da câmera é importante desligar o AF e usar o flash sempre em Manual, no TTL ele precisa do AF para medir a distância e calcular a potência do flash. Na prática é uma lente pra uso de dia, quanto mais perto melhor, legal pra ensaios e detalhes de decoração por exemplo. Não recomento para retratos com muitas pessoas, ela perde um bocado de detalhes nas bordas. Espero ter contribuído. 😉

Considerações Finais

Minha nota final para esta objetiva é 8, pois realmente a qualidade óptica é inquestionável. Para quem não é tão exigente com um “foco cravado” é a lente certa para investir.

Eu não estou mais com a minha e decidi por usar a Nikon 35mm 1.4G. O único problema é que chega a ser quase 3 vezes mais cara, mas preferi investir. Sei que a nitidez da Sigma Art 35mm 1.4G é maior, mas não atende minha necessidade no “foco cravado sempre”, erra muitas vezes.

Comprar ou não comprar? O “foco cravado” é o principal fator pra você? Se isso não for tão importante quanto pra mim, é a lente certa pra você!

Se esqueci de mais alguma informação importante sobre o review da Sigma Art 35mm 1.4G, por favor comente abaixo, que terei o maior prazer em inserir aqui no artigo.

Abraços e até a próxima!

Objetivas na Prática
  • Gessandro Carvalho

    Muito bom seu review William. Bateu muito com as minhas impressões e minha opinião sobre ela. Também tive um front focus que só ajustou com +20 na D600.

    • Olá Gessando. Se fosse apenas o Front Focus estaria 100%, o problema parece que quando tiro ela do corpo e volto ela desconfiara e precisa de um novo ajuste fino. Mas para cores e contraste é linda!

      • Gessandro Carvalho

        Ineressante. Vou fazer esses testes em casa hoje. Aparentemente, o +20 do ajuste fino atendeu mesmo na troca da lente.

  • Johnny Frighetto

    Willian tenho esta lente ja faz algum tempo, nunca me deixou na mao, vamos dizer que ela e a minha primeira lente e uso na Nikon D610, mas abaixo da abertura 3,5 deixava um pouco a desejar mesmo montando na Nikon D700 e comprei um software que faz a calibragem de lentes, http://www.reikan.co.uk/focalweb/, e acabei descobrindo que as minhas lentes da propria Nikon 50mm 1.4G, 85mm 1.8 G e outras estavam com problema de back e front focus, a pior foi a 16-28 2.8 tokina esta foi pra -19 de calibragem, vamos dizer que agora estou satisfeito com os meus equipamentos, um forte abço.

  • Fabio Piovesan

    Bom dia guerreiro, eu acompanho de perto seus post´s e sou um fiel seguidor de sua página e fã do seu trabalho… parabéns…. Caro Willian, sei que tempo é uma coisa meio difícil na sua agenda, mas você com tanta atenção a seus seguidores, poderia uma hora dessas fazer um vídeo de como fazer um ajuste fino, algo assim bem passo a passo mesmo..rsrs sou um hobbysta e tenho uma nikon d7000, e lentes normais, 18-105, 35 1.8, 50 1.8, mas eu me identifiquei com você no quesito foco cravado, gosto muito de nitidez. achei alguns materiais na internet, mas tudo em inglês, ai o bicho pega e como sou de RO, nosso acesso a centros especializados para tal ajuste, que poderiamos levar em uma loja especializada fica meio dificil, … e poderia dar uma dica para nós hobbystas e seguidores sobre lentes que você nos aconselharia a termos. por ex: eu queria ter uma lente algo como uma 24-70, 2.8, ainda mais agora que a nikon lançou uma com VR, não sei se é uma boa.. enfim, amigo muito obrigado pela atenção e que Deus sempre ilumine seu caminho… sucesso pra você.

  • Thiago Reis

    Olá pessoal, na minha D610 ela ficou no ajuste +12, mesmo quando tiro do corpo e coloco novamente, o ajuste é este. Nas fotos de dia ela funciona 100%, dificilmente erra o foco, que fica mais preciso quanto mais perto você está do assunto e não fica tão bom a medida que você se afasta. Usei em uma viagem há alguns dias e nas fotos de dia ela fica show. A noite de fato é um problema, ela erra. Mas fica aí o alerta, a noite normalmente usamos o Flash, e, se você usar o flash em cima da câmera, vai precisar desligar o Auto Foco (AF) do flash, pois ele desconsidera o ajuste fino da câmera, e o resultado são fotos desfocadas. Quando desligo o AF do flash, mesmo em fotos a noite o foco fica bom. Com o flash fora da câmera é importante desligar o AF e usar o flash sempre em Manual, no TTL ele precisa do AF para medir a distância e calcular a potência do flash. Na prática é uma lente pra uso de dia, quanto mais perto melhor, legal pra ensaios e detalhes de decoração por exemplo. Não recomento para retratos com muitas pessoas, ela perde um bocado de detalhes nas bordas. Espero ter contribuído. 😉

    • Valeu Thiago por compartilhar suas experiências… Será de grande ajuda para que está pesquisando sobre. Deixará este Review mais completo! Você me autoriza a adicionar seu comentário no texto?

      • Thiago Reis

        Olá Willian, pode compartilhar o texto sim, a vontade! Abraço!

  • Junior Bernardo

    Willian, comprei recentemente minha 35mm 1.4 e usando na D610 tive o mesmo problema no foco. Só que no meu caso é ainda pior, porque não consigo cravar o foco onde quero estando de longe, se a modelo está na minha frente e atras dela há pontos de luz, o foco vai pra área mais iluminada, mesmo eu colocando o ponto focal em cima da modelo. Tenho perdido muitasss fotos e teve um dia que não consegui a foto que eu desejava, por não conseguir focar onde queria, foi frustrante.
    Ja coloquei o ajuste em +12 e ainda assim nao senti melhoria, será que a minha lente veio com defeito?
    A de mais alguém é assim? O foco acaba indo para a parte mais clara, mesmo o ponto focal estando em outro local?!

  • Olá Junior… Cara, acredito que seja um problema da Sigma Art.. Estando longe erra muito mesmo… Tente fotografar sem o flash acima da câmera que pode ajudar…

  • Gessandro Carvalho

    Segui com mais testes na minha lente e o problema era pior. Só resolveu comprando do DOCK da própria Sigma. Reajustei o firmware da lente por ele e ficou perfeita!!

    • Denis Paul

      Olá Gessandro! Onde você comprou o dock? Vi no site da sigma que custa 59 dólares, mas aqui no Brasil está R$519!

      • Gessandro Carvalho

        Oi Denis. Comprei direto na BH e pedi para um amigo que mora lá enviar para mim. Fui no risco de ser taxado. Não fui taxado ainda bem.
        Aqui no Brasil eu tive muita dificuldade de achar, só um cara e mesmo assim sob encomenda. Ah e claro não era barato.
        Eu tenho o Sigma para Nikon, se quiser te vendo o meu. Me chama lá no Facebook depois. Gessandro Carvalho

  • Jose Antonio

    William boa tarde, no caso dessa linha da Sigma para Canon o que você me diz??…no meu caso seria meu próximo upgrade para compor junto com a 6D…obrigado e sucesso sempre.

    • José… Infelizmente não posso afirmar, pois uso Nikon. Posso dizer que alguns colegas me deram feedback positivo.

  • Juraci Dressadori

    Quem tem grana pra comprar nikon f/1.4, pra que que vai comprar tamrom ou sigma?

    • Interessante seu ponto de vista! Em meu caso foi indicação e quiz testar!

      • Juraci Dressadori

        Já li comentarios de usuarios de 35mm 1.4 art sobre problema de desalinhamentos o que causaria um pequenino erro de foco quase que perspetivável, esse erro seria causado pelo desalinhamento interno do sistema da lente! Quanto a back or front focus isso não é coisa só das sigmas ou outras marcas, senão Nikon e Canon fabricantes dos corpos, não colocariam o ajuste fino no equipamento(corpo da camera)! Já a Sigma antevendo qualquer problema de back or front, já incluem a venda do dock para correção de erros de foco de suas lentes art!