Review da Objetiva Nikon 35mm 1.4G

Esta semana chegou minha tão esperada Objetiva Nikon 35mm 1.4G! 😉

De um tempo para cá estou procurando equipamento mais leves para fotografar casamentos. Trabalhei por muito tempo com as lentes zoom e são excelentes, mas o peso delas realmente incomoda após determinado tempo fotografando em pé, geralmente entre 10h e 14h.

Então migrei para as lentes fixas e desta vez chegou minha Nikon 35mm 1.4G.

Antes dela usava uma 35mm 2.0D, que também é uma excelente objetiva, no entanto sempre queremos mais não é? Esta 35mm da nikon estava em minha lista de desejos por um bom tempo, ahahaha. 😉

Nunca senti falta da abertura 1.4, pois gosto de usar flash e 80% de minhas fotos trabalho com flash off câmera. Mas resolvi experimentar algo novo. Claro que usar a abertura máxima requer cuidado e em fotos específicas.

Antes de comprar a nikon, fiz um teste com a 35mm Sigma Art e o Review dela você pode ler neste outro artigo.

Sobre este Review

Não costumo criar um padrão para meus reviews nem trazer apenas informações da lente, para isso basta olhar todos os detalhes no site da fabricante. 😉

Aqui quero trazer opiniões e meu ponto de vista após utilização prática como fotógrafo profissional. Algumas opiniões podem inclusive ser diferentes e não necessariamente meu ponto de vista é a regra, combinado?

Meu objetivo é te auxiliar na escolha ou não de sua nova lente 35mm. Espero conseguir.

A Objetiva 35mm 1.4G da Nikon

Como disse on início deste texto, antes de comprar esta lente da nikon que era um de meus objetivos, testei a 35mm Sigma Art e acabei não ficando coma Sigma. Você pode ler o review aqui e saber por que acabei não ficando com ela.

Sempre investi em lentes de ótima qualidade, acredito que uma objetiva pode nos auxiliar muito mais que um corpo de uma câmera, por isso sempre quer pude investir, optei pelos conjuntos Nano Cristal da Nikon, as top de linha.

Quando peguei a 35mm 1.4G da Nikon na mão, “senti” a mesma qualidade das lentes anteriores. Construção excelente, acabamento impecável e nada de plástico. A primeira impressão atendeu minhas expectativas, pois uma objetiva deste porte no mínimo precisa atender 3 estes quesitos.

Especificações Principais

  • Distância Focal: 35mm
  • Abertura Máxima: 1.4
  • Formato: FX/35 mm
  • Revestimento Nano Cristal: Sim
  • Motor de Onda Silencioso AF-S: Sim
  • Dimensões Aproximadas: 83×89,5 mm
  • Peso aproximado: 600g
  • Pra você que deseja saber todas as informações técnicas desta objetiva, clique aqui e visita o site da nikon.

Na prática com a Nikon 35mm

Quando coloquei em minha câmera e fiz os primeiros cliques, já senti as diferenças na agilidade e precisão do foco, o que me incomodavam na Sigma Art.

Por confiança na marca é já ter outras lentes Nikon Nano, não realizei muitos testes em casa e já levei para campo, no primeiro casamento e os resultados foram impressionantes, até mesmo em 1.4.

Geralmente nas aberturas máximas as lentes não oferecem bom desempenho em nitidez, mas achei o resultado com a 35mm superior às outras em sua abertura máxima.

A fotografia abaixo, foi feita em f1.4 e a nitidez realmente me impressionou! Apliquei apenas contraste e controlei as cores na pós, não adicionei qualquer intensidade de Nitidez.

Foto feita com nikon 35mm 1.4G

Os pontos fortes da nikon 35mm 1.4G

  • Foco ultra rápido: Para quem fotografa casamentos, família e gosta de fotos espontâneas, esta pode ser sua 35mm definitiva. Mesmo em situações com baixa luminosidade me trouxe excelentes resultados e não perdi fotografias;
  • Foco Preciso: Além de ultra-rápido, o foco é muito preciso. Mesmo em situações que usei grandes aberturas, como por exemplo f2 numa festa de casamento, perdi pouquíssimas fotografias;
  • Qualidade Óptica: Um dos detalhes mais importantes pra mim, pois tem relação direta à qualidade da fotografia. Nota 10!
  • Cores e Contraste: Assim como as outras objetivas Nano da Nikon, as cores e contrastes são excelentes;
  • Peso: Em comparação com as lentes fixas de entrada é bem mais pesada, no entanto bem mais leve que as lentes zoom.
  • Desfoque: Lindo desfoque. Trabalhando em 1.4 (para algumas fotos é claro), é nítida a diferença em relação à 35mm f2. Desfoque suave e bem bonito.

Os pontos fracos da Nikon 35mm 1.4G

  • Preço: Apesar da excelente qualidade que esta objetiva nos oferece, nós brasileiros, temos de fazer um esforço considerável e um planejamento financeiro para investir. Claro que vale a pena, mas o investimento gira em torno de $1700,00 (dólares americanos). Ainda precisamos adicionar os custos de viagem ou um percentual par alguém trazer para nós diretamente dos EUA. Aqui no Brasil pode chegar a R$11.000 (preço em 2015).
  • Encaixe para o filtro: Tive a sensação que a rosca de encaixe para o filtro não é igual à outras lentes tops que tenho. Me pareceu ser de plástico.

Exemplos de fotos com a 35mm Nikon

Abaixo listarei alguns exemplos de fotos feita com a 35mm 1.4G da Nikon com meu estúdio na fotografia, que é a Butique Fotográfica. Gostei muito dos resultados.

Nikon 35mm 1.4g Ensaio Família
Ensaio de Grávidos com f2.5
Ensaio de Gestante Feito com 35mm 1.4G nikon
Contra Luz – Ensaio Gestante em f3.5
Maquiagem com nikon 35mm 1.4g
Maquiagem feita em f2.8
Retrato de Noivos com 35mm 1.4g Nikon
Retrato de Noivos em f3.2
Fotografando Casamento 35mm 1.4g nikon
Valsa em f2.0

Considerações Finais

Minha nota final para esta objetiva é 9.5. Super recomendo para quem está buscando sua melhor lente 35mm para nikon. Como disse já tive também a 35mm f2, e achei a qualidade desta bem superior e ainda temos  possibilidade de brincar em 1.4.

Não é uma objetiva para quem está iniciando na fotografia, pois o investimento é alto. Claro que seu caixa pode ser mais folgado e ter a possibilidade de investimento.

Espero que tenham gostado! Compartilhe com seus amigos, pois eles podem precisar de mais uma opinião antes de decidir em comprar uma nikon 35mm 1.4G.

Abraços e até a próxima!

Objetivas na Prática
  • Fabio Piovesan

    excelente review Willian, sempre acompanho seu trabalho… parabéns

    • Valeu Fábio!

      • Ruben Elias Martins

        ola! e a nikkor 35mm 1.8g para ff. tem muita diferença para a 35 1.4? parabens pelo seu trabalho. um abraço.

        • Olá Ruben, nunca usei a 38mm 1.8. Desta vez não poderei ajudar!

  • Cristovão Zeferino

    Olá Willian. Quando você diz que não aplicou nenhuma forma de nitidez em uma imagem feita em 1.4, o Lr por padrão aplica nitidez em fotos raw. Como foi no seu caso?

    • Olá Cristóvão, o padrão depende de sua configuração do lightroom, ou seja, o que você quer que o lightroom aplique durante a importação! Eu tenho uma configuração padrão para importação com meus ajustes preferidos e neles não vai nitidez!

      • Cristovão Zeferino

        Entendi. Ótimo review. Obrigado

  • Leandro

    Willian vc poderia fazer um review da sua antiga 35mm F2. Os pros e contras dela. Estou muito interessado em migrar pra FX e estou cogitando essa 35mm F2D.

    • Olá Leandro… Sim, poderia fazer sim, até por que usei ela por 2 anos antes de comprar esta 1.4G. Não sei se conseguirei antes de você comprar a sua, mas de antemão posso dizer que vale a pena ter… (Estou vendendo a minha..rsrs)

      • Leandro

        Muito bom. Se puder fazer o review ficarei muito feliz e tenho certeza que muitos por aqui tbm iriam apreciar. Sobre a compra estou cotando o maximo que posso (dolar lá em cima). Ja tenho algumas lentes FX, entao minha primeira compra agora será um corpo FX. (Quem sabe ainda pego sua 35m F2..rsrs)