Como Redimensionar Imagem no Photoshop preservando o máximo de qualidade

Aqui é Willian Lima e neste artigo quero conversar sobre como redimensionar imagem no photoshop preservando o máximo da qualidade original.

Antes de tudo, acho válido dizer que infelizmente, não é possível garantir qualidade 100% ao fazer um redimensionamento, principalmente quando falamos em aumentar uma imagem.

Como Redimensionar Imagem no Photoshop

Se você já ouviu alguém dizer que é possível aumentar uma imagem sem perder qualidade, com todo respeito, preciso discordar. 😮

Esta não é uma afirmação sem fundamentos, e sim com muitos testes e experiência de anos na fotografia profissional. Se você faz parte das pessoas que precisa ver para crer, preparei um teste prático.

Continue lendo que falarei adiante.

Gostaria de aprender em vídeo? É só apertar play abaixo! 😉

Antes de Redimensionar Imagem no Photoshop

Vamos entender melhor como funciona o redimensionamento de uma imagem para depois falar de como obter a melhor qualidade usando o photoshop.

Redimensionar Imagem no Photoshop Distorção

Na imagem acima (1), é possível observar que a imagem redimensionada em 500% (5x) apresenta pixels distorcidos nas áreas de contraste. Utilizei uma imagem bem simples justamente para observar com mais detalhes as áreas de contorno dos pixels.

Quando uma imagem é redimensionada, o photoshop recria pixels semelhantes para entregar uma imagem com mais detalhes possíveis.

Apesar de fazer um excelente trabalho, ainda não é perfeito e nem sei se algum dia será possível. Apenas com o tempo teremos certeza disso.

Na imagem 1 é possível ver nitidamente que não existe garantia 100% de qualidade numa imagem ampliada, mesmo seguindo os passos recomendados por profissionais.

Os pixels são clonados e alocados ao lado dos originais. Abaixo há mais uma ilustração importante para entender este processo.

Redimensionar Imagem no Photoshop Qualidade

Na imagem acima (2), fiz uma ampliação em dezenas de vezes para aproximar a imagem e mostrar como o photoshop trabalha na criação dos pixels.

O que vemos como um contorno nítido na imagem pequena, são pixels agrupados. Na hora de redimensionar esta imagem no photoshop, ele tenta recriá-los.

😉 Por favor me dê um feedback. Se ainda ficou confuso, deixe seu comentário lá no final do artigo.

Redimensionar Imagem no Photoshop passo a passo

Agora que já compartilhei algumas informações importantes sobre interpolação de imagens, vamos ao tutorial passo a passo.

Passo #1: Abra sua imagem no photoshop. Siga até o menu ➡ Imagem (Image) ➡ Tamanho da Imagem (Image Resize).

Tutorial 1 - Redimensionar Imagem no Photoshop

Passo #2: Na caixa que aparece na tela, escolha a unidade de medida que deseja.Uso preferencialmente  a Porcentagem ou Pixels. As outras unidades de medidas não servem muito em meu dia-a-dia.

Para quem imprime bastante fotos, a unidade em (cm) pode ser bem útil.

Tutorial 2 - Redimensionar Imagem no Photoshop

Passo #3: Trave o cadeado para alterar a largura e altura da imagem ao mesmo tempo e escolha a porcentagem desejada. Para este tutorial, usei 300 (%).

Tutorial 3 - Redimensionar Imagem no Photoshop

Passo #4: No menu suspenso, escolha o método de interpolação do photoshop. No tutorial usei “preservar detalhes” que é recomendo para ampliação da imagem.

Este é o método que uso na maioria das vezes.

Tutorial 4 - Redimensionar Imagem no Photoshop

O resultado final deste tutorial você confere abaixo.

Que tal fazer uma leitura rápida da imagem redimensionada no photoshop?

Redimensionar Imagem no Photoshop Exemplo

É possível perceber, que mesmo usando o método de interpolação recomendado pela Adobe, as áreas de maior contraste sofrem um pouco com o redimensionamento.

Para tentar recuperar, usei o método para “preservar detalhes” e surgiram alguns artefatos como se fosse uma aberração cromática.

Mas isso é natural ao redimensionar qualquer imagem no photoshop.

Se preferir, abaixo há um infográfico com todas as informações reunidas. 😉

Redimensionar imagem no photoshop tutorial

Gostou? Que tal compartilhar com os amigos nas redes sociais.

Espero que tenha te auxiliado e respondido suas principais dúvidas. De qualquer maneira, é só comentar abaixo que respondo todos os comentários possíveis.

Abraços. 😉

Nitidez Photoshop
  • Vi Oliveira

    William,
    Parabens mais uma vez pelo art.. imagino q o Photoshop q vc usa é top e ainda assim distorce as imagens. Uso um gratuito q me indicaram, mas acho ele bem ruinzinho. Pergunta: vc pode me indicar um Photoshop gratuito q vc considere bom?