RAW vs JPEG: O Guia Definitivo

RAW vs JPEG: Tudo o que você precisa saber

Antes de falar tudo que sei sobre o assunto, de antemão digo que o objetivo deste Guia não é dizer que RAW é melhor que JPEG, ou contrário. Também não vou dizer que, quem fotografa JPG ou RAW são fotógrafos bons ou ruins. Sem blá, blá, blá, combinado? Quero apenas compartilhar meus conhecimentos sobre o assunto e se possível, esclarecer todas as suas dúvidas.

Quero que este artigo seja o mais informativo possível e com o conteúdo mais relevante sobre o assunto RAW vs JPEG. Aqui reuní tudo que sei, não quer dizer que sei tudo, mas tenho certeza que vai auxiliar você.

Quero também apresentar comparativos reais, no entanto terá a oportunidade de conferir na prática como se comportam os diferentes arquivos RAW e JPEG lado a lado.

Vamos iniciar com um Vídeo?

Definição de Arquivo RAW

RAW vs JPEG: O que é RAW?

O arquivo RAW é um arquivo NATIVO capturado pela câmera fotográfica, sem qualquer tipo de ajuste e também sem compressão. Mesmo que possamos notar um leve tratamento quando estamos fotografando, é apenas um preview gerado pela câmera que, quando descarregado no computador, se perde.

Praticamente em 100% das vezes, é necessário algum tipo de ajuste antes de utilizar a Fotografia RAW para qualquer trabalho.

Se utilizar o Lightroom, no momento da importação é possivel pedir para o LR gerar as visualizações incorporadas do RAW, assim como o Photomechanic faz para carregar rapidamente o Preview.

Gravei este vídeo sobre Lightroom e Photomechanic que você pode assistir para complementar este conhecimento sobre RAW vs JPEG.

Se olhar no dicionário da língua inglesa, RAW significa Cru. Importante dizer, que o arquivo RAW ainda não é pixel e sim informações codificadas. É também conhecido como Negativo Digital.

O Maior benefício do RAW é que não se perde alguma indormação da imagem. É a melhor qualidade de imagem que se pode obter.

Abaixo listarei outros benefícios do RAW.

O Arquivo JPEG

RAW vs JPEG: O que é JPEG?

Diferentemente do RAW, o JPEG para ser gerado, passa por um processamento e compressão na própria câmera. Inclusive quando se fotografa, na maioria das câmeras semiprofissionais e profissionais, é possivel escolher alguns presets como, Neutro, Vivo, Landascape, etc. Claro que os nomes dependem de cada fabricante e modelo de câmera.

A câmera aplica alguns ajustes de balanço de branco, nitidez, saturação, dependendo dos presets escolhidos em sua câmera, como dito acima.

Veja um infográfico simples, que ilustra muito bem a diferença de como são gerados pela câmera os formatos RAW e JPEG.

RAW vs JPEG: Como são feitos

Tipos de RAW por Fabricante

Apesar do arquivo RAW ser um só, os diferentes fabricantes possuem diferentes extensões de arquivos. Abaixo listarei as extensões das marcas mais conhecidas. Importante dizer também que, alguns modelos da mesma fabricante também possuir extensões diferentes.

  • Nikon – .nef .nrw
  • Canon – .cr2 .cwr
  • Sony – .arw .srf  .sr2
  • Hasselblad – 3fr
  • Fuji – .raf
  • Phase One – .cap .iiq .eip
  • Olympus – .orf
  • Samsung – .srw
  • Panasonic – .raw .rw2

DICA: Em meu caso, após selecionar quais fotos vou entregar a meus clientes, realizo a conversão para .dng, que é o formato RAW da Adobe. Você pode fazer isso diretamente no Lightroom com apenas 2 cliques. É bem simples. Assista aqui, como fazer. Pode também utilizar o Software gratuito da Adobe, o DNG Converter.

RAW vs JPEG: Vantages e Desvantagens

RAW vs JPEG Vantagens e Desvantagens

Vantagens do RAW

  • A melhor qualidade nos detalhes, ou seja, você sempre terá 100% das informações que sua câmera capturou;
  • Ganha disparado do JPEG no processamento, pois é o software que faz o processamento e não a câmera. É possível realizar uma revelação fantástica da fotografia. Recuperar áreas da fotografia impossíveis de serem feitas no JPEG;
  • Perfeito para quem adora trabalhar com coloração avançada;
  • É o arquivo ideal para quem não abre mão da qualidade máxima na impressão, já que na tela não há diferença visível;
  • Não usem RAW apenas por este motivo, mas é uma grande vantagem. Caso erre a exposição, é possível obter um excelente resultado no momento da revelação.

Desvantagens do RAW

  • Imagem de 3 a 4x maior, ocupando mais espaço em disco;
  • Para quem fotografa Esporte ou Fotojornalismo, em alguns casos, dependendo do modelo da câmera, pode perder agilidade no clique. Geralmente o trabalho pode ser comprometido com os modelos de entrada, o que não acontece com as tops;
  • Um pouco mais lento para processar a imagem no computador;
  • Não é possivel, pelo menos por enquanto enquanto escrevo este guia, visualizar em todos os dispositivos. Como TV, Celular, Games… Etc

Vantagens do JPEG

  • Menor Espaço em Disco, automaticamente, menor investimento em Cartões e HD’s;
  • Maior agilidade nos cliques por segundo, facilitando o trabalho dos fotojornalistas e fotógrafos de esportes;
  • Arquivo já pronto para quem precisa entregar o trabalho num mesmo dia ou no final do evento.
  • Um arquivo mais UNIVERSAL, ao contrário do RAW, é possivel plugar um Pen Drive com Fotos e ver em todos ou quase todos os dispositivos que tenham uma porta Usb, além de telefones e tablets.

Desvantagens do JPEG

  • Perde muito detalhe, pois a câmera, joga os pixels “menos” importantes literalmente no lixo;
  • Menos possibilidades de processamento avançado, principalmente de coloração;

Processando os arquivos RAW

Me parece que este ano, tanto o Windos (Talvez) como o Mac (Certeza) já abrem os RAW’s sem software adicional, no entato as fotos são apresentadas sem correções alguma.

Para processar as imagens, você pode utilizar os softwares das fabricantes Nikon e Canon, ou os mais conhecidos Adobe Camera Raw e o Lightroom. Você pode aprender a fazer isso no Lightroom com estes vídeos que gravei.

O grande barato de trabalhar em RAW é que, nós como fotógrafos decidimos o quanto de cada recurso aplicar. Por exemplo, definimos o balanço de branco, a saturação, a nitidez, contraste, etc…

RAW vs JPEG: Testes na prática

Já falamos sobre as vantagens e desvantagens de cada formato. Abaixo, quero apresentar algumas imagens processadas lado a lado, assim podem tirar suas conclusões. Então vamos para o RAW vs JPEG na prática.

RAW vs JPEG: Exemplo 01 – Retrato

Abaixo, você consegue perceber claramente que a foto JPEG da direita está mais nítida, com mais contraste e um pouco mais saturada.

RAW vs JPEG Noiva

Todas estas configurações da foto acima, no JPEG, foram aplicados pela câmera. Como tive tempo para pensar e fazer a foto, não há necessidade de algum processamento. No retrato é fácil ter o controle de luz.

RAW vs JPEG: Exemplo 02 – Foto de Natureza

Um pouco diferente do Retrato, fica difícil conseguir a melhor luz em todas as áreas da imagem. Neste caso o RAW me ofereceu um melhor resultado, pois precisei trabalhar no Lightroom para chegar num resultado que considero satisfatório.

RAW vs JPEG Pedra na Praia

Analisando os resultados acima, percebemos que no RAW (Esquerda), conseguimos um alcance dinâmico bem maior. Olhem os detalhes das Pedras. Também é possível notar Granulação e menos nitidez no JPEG.

RAW vs JPEG: Exemplo 03 – Fotos de Momentos

Fotografando Casamentos, em diversas cenas não temos a melhor Luz. Mas fica a pergunta: Fazer a foto de um momento importante ou deixar passar por conta da “Falta de Luz Ideal”. Eu faço a foto! Neste Caso, o RAW nos auxilia mais uma vez.

RAW vs JPEG Original RAW vs JPEG Resultado Final

Sei que alguns Fotógrafos preferem não trabalhar na pós produção, pois acham que estão perdendo tempo. Por isso que eu fotógrafo apenas 30 a 40 casamentos ao Ano. Calculo este trabalho já em meu preço de Venda!

Se quiser saber como faço o cálculo para o valor para meu trabalho, veja este Curso Rápido.

5 Mitos do RAW e JPG

Existem alguns mitos e até mesmo discussões tolas sobre isso. Abaixo citarei algumas coisas absurdas que já li na internet.

  1. Fotógrafo bom, fotograva só em JPEG, pois não precisa de pós produção em suas imagens;
  2. Fotógrafo que se garante não precisa fotografar em RAW;
  3. Quem fotográfa em RAW não é um bom fotógrafo, pois precisa tratar as fotos para melhorar suas fotos;
  4. JPEG não tem qualidade, claro que tem;
  5. JPEG não presta.

Por quê Fotográfo em RAW?

I Shoot RAW

Fotografar em RAW é minha escolha para todos as fotos profissionais, mas você pode preferir fotografar em JPEG. Quem me acompanha sabe que sou fotógrafo de Casamento e Família. Escolhi Fotografar em RAW por 04 Motivos.

  1. Gosto da qualidade única que o RAW me traz;
  2. Gosto de fotografar momentos e nem sempre temos a melhor condição de luz. Você prefere ter uma foto de sua avó te abraçando ou saber que seu fotógrafo não fez a foto porque não tinha uma boa condiçao de luz? Nao tem haver em ser ou não um bom fotógrafo e sim em oportunidade;
  3. Gosto de equilibrar o balanço de branco, já que na maioria das vezes, não temos o tipo de luz ideal para fotografar. Oscilam muito de um ambiente pra outro;
  4. Algumas vezes os ambientes possuem uma luz Fluorescente, que na fotografia em grande parte, ficam esverdeadas. Faço um ajuste fino na coloração.

Concluindo

Espero que tenha aproveitado ao máximo este Guia sobre RAW vs JPEG. Se souber de algum amigo fotógrafo, compartilhe com ele nas Redes Sociais.

Com todas estas informações, você será capaz de escolher qual formato é melhor para seu trabalho.

Até a próxima!

Willian Lima

Objetivas na Prática
  • Douglas Soares Ribeiro

    Tomara que eu consiga ver…. Filhinha de 3 dias de vida em casa…rsrs

    • Vai dar tudo certo! Mas eles são mais importantes… se no der, teremos a próxima! 😉

      • Douglas Soares Ribeiro

        Por isso quero tanto assistir… Para não passar tanto tempo em frente ao PC… E ter mais tempo para família..

  • Fabiana Nogueira

    Olá, sou estudante de fotografia digital no Senac, e estou muito curiosa pra saber esses segredos misteriosos! 🙂 Sou de São José dos Campos – SP

  • Renata Meireles Velloso

    Áudio funcionando. Tudo perfeito! Sou do Rio.

  • Michel Neumann

    Aqui tudo blz…Prazer Bia Neumann e Michel Neumann

  • Fabricio Silva

    Estamos ai… Fabricio Souza, Cachoeirinha/RS

  • Eduardo Sousa

    Boa noite!, São Bernardo do Campo – Eduardo

  • Douglas Dias

    Douglas Dias/Belo Horizonte

  • Guilherme Rosa

    Guilherme Rosa – Porto Alegre RS

  • William Gasparote

    William – Paraná

  • Michel Moriyama Caroline Berto

    Somos de Guarulhos… Boa noite pessoal

  • Rafael Frag de Paula

    Imbituba / SC

  • Raphael

    Parabéns 🙂 Adoro o seu trabalho

  • Jonathan Britto

    Olá

  • Jonathan Britto

    Chegando ae

  • Fabricio Silva

    Tem um Xará ai na lista 🙂

  • Jean De Mattos

    Tudo certoo! Caxias do Sul-RS

  • Jeferson Pereira

    Olá Willian, sou o Jeferson Pereira de Sorocaba iniciante na área de fotografia. Parabéns pela iniciativa.

  • Jonathan Britto

    Rio de janeiro- RJ

  • Leonardo Martins

    Leonardo Martins, Rio de Janeiro.

  • Raphael

    Parabéns, adoro o seu trabalho

  • Laudivan Luiz

    Laudivan, Gravatá-PE

  • Danilo

    Sou de Lisboa-Portugal

  • Charles José

    Boa noite de diadema-SP

  • William Wallace Duncan

    Parabéns pelo trabalhos!!!

  • Matheus Moraes

    Boa noite! São Carlos – SP … Parabéns pelo trabalho Mestre!

  • Natália Vinotti

    Nova Trento/ Santa Catarina

  • Ana B.

    Olá boa noite, sou de Portugal.
    Cá já são 00:00 e infelizmente não puderei assistir a todo o webinário.
    Terei forma de assistir depois?

  • Bruna Curty

    Rio de Janeiro

  • Almir De Oliveira Lima

    Guapimirim, RJ, 23 anos de fotografia

  • herik

    Herik – criciuma sc

  • Aline Peres Palaoro

    Sou de Floripa, estudante de fotografia.

  • johnny frighetto

    boa noite um forte abco Johnny Frighetto ainda vamos fazer um casamento juntos hehe

  • William Wallace Duncan

    Pra mim Sumiu…

  • Fabiana Nogueira

    Não está aparecendo …

  • Tom Viturino

    caiu o video

    ?

  • Laudivan Luiz

    Não estou vendo a imagem dos bastidores

  • Marcelo

    Rio de Janeiro, absss Brother

  • Jefferson Rosa

    Boa Noite Jefferson Rosa -Imbituba/SC

  • Janiel RomãoFotografia

    olá sou janiel romão, sou de mesquita, no rio de janeiro.

  • Isadora Rosa

    Bora lá, William! Porto Alegre – RS

  • Fabiana Nogueira

    Está na página compartilhada

  • Marco Ferreira

    Boa noite! Obrigado por compartilhar o conhecimento
    Rio de Janeiro – RJ!

  • Leonardo Martins

    Só tenho sua voz, sem imagens…

  • Antonio Canal Neto

    Parabéns Willian – sua iniciativa nos ajudará muito.

  • TOn FOrtes

    São Carlos – SP

  • Jonathan Britto

    só eu to sem imagem?

    • Anne Jessica

      não

  • Mauricio Oliveira

    O som está ótimo, sou o Mauricio Oliveira fotografo de Guarulhos SP

  • Helbert Pinto

    William não estamos visualizando os bastidores.

  • Ewerton Lima

    Sumiu aqui 🙁

  • Danilo Gomes

    Goiania

  • Fábio Freitas

    Agora sim apareceu o bate papo(Y)

  • Jonathan Britto

    aqui voltou a imagem… 😉 pau na máquina…rs

  • Heleno

    muito bom Willian

  • Douglas Santos

    Boa noite William, de São Bernardo do Campo,
    Parabéns pelo trabalho!

  • Fabiano

    Fabiano – Frutal MG

  • Willian, vc vai deixar gravado se quiser ver depois?

  • Leonardo Oliveira

    Boa noite a todos!

  • Fábio Freitas

    Fábio Freitas, Recife-Pernambuco

  • João Paulo Oliveira

    estou roendo minhas unhas todas.

  • João Paulo Oliveira

    Sou fã demais

  • Duarte Lopes

    A Portugal não chegou a imagem dos bastidores, mas ok, valeu a intenção.

  • Laudivan Luiz

    está tudo ok

  • Romerito Santos

    Presidente Epitácio SP

  • Douglas Dias

    Boa noite

  • Willians Ferreira

    Cheguei!!!

  • Daniela Sales

    Boa Noite! Daniela Sales/ Brasilia

  • Andreia

    Boa noite, primeiro dia…. fogo. Vai dar tudo certo

  • Heleno

    MG

  • Jean De Mattos

    Caxias do sul -RS

  • Wagner Morais da Silva

    Wagner Morais
    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • Anne Jessica

    Brasilaaaa

  • urbano

    Urbano junior de Governador Valadares MG

  • Laudivan Luiz

    Gravatá_PE

  • Douglas Soares Ribeiro

    São José dos Campos – SP

  • Ana B.

    Olá Willian me responda por favor…
    Sou de Portugal e cá já são 00:00 e infelizmente não puderei assistir a todo o webinário.
    Terei forma de assistir depois?

    • Samir

      Estou no mesmo barco, rs. Preciso acordar daqui 4 horas!!
      Muita Coca cola com cafe

      • Ana B.

        No meu caso não consigo… preciso de dormir no minimo 6/7…
        Bem fui… fiquem bem e bom webinario 😉

    • Fernando Luiz

      Fica disponível no YouTube

      • Ana B.

        Obrigada Fernando Luiz 😉
        Vou descansar que aqui já fica tarde 😉

        • Fernando Luiz

          Vai lá Ana!!! Ficarei aqui ligadinho!!! 🙂

    • Luciana Augusto Toledo Arruda

      Em cima a direita tem um relóginho, vc clica nele e habilita p/ vc assistir mais tarde

  • Fábio Penna – Belo Horizonte, MG

  • Charles José

    Diadema sp

  • Charles José

    Parabéns

  • Rafael Brunheroti

    Rafael Brunheroti – Ribeirão Preto/SP

  • Rafael Frag de Paula

    Muita tempestade aqui no sul, se a conexão não cair consigo assistir tudo..rsrsr

  • Jaqueline Munhoz

    Boa noite!! Cambara – Pr

  • Jeff Giollo

    Belo Horizonte tbm! Mas tenho um pé em Santo André tbm!

  • Onélio Neves

    Boa Noite! Recife-PE.

  • Jarbas A. Bezzra

    Boa noite! Santa Luzia – Pb

  • A . Marcos

    A sou de Nilopolis – RJ. Boa noite.

  • Michelane Moraes

    Olá sou de Recife,Michelane Moraes

  • Alexandre Madeira Cozendey

    Parabéns!!!

  • Matheus Freitas

    Olá William sou de BH/MG seus vídeos me ajudam demais aqui em Minas!!! Valeu por compartilhar todos os conhecimentos com agente amigo!!

  • Marco Ferreira

    Eu amei essa foto das estrelhas
    Ensina, Ensina, ensina!!!

  • William Wallace Duncan

    Qual impressora vc usa do Estúdio?

  • Douglas Moura

    Capitão, quando você contrata um Freelancer…. você mesmo edita as fotos ou deixa que o trabalho de edição das foto do seu contratatdo seja feito por ele? Minha pergunta se dá pelo fato de que alguns fotógrafos pensam no “depois do clique”e alguns já entregam resultados bem expressivos direto da câmera…. Obrigado

  • Alex Raimundini

    A qualidade da imagem esta muito baixa.

    • Fernando Luiz

      Aqui está TOP. Estou via IPad

  • Fábio Freitas

    Esse Webinário ficará disponível na web Willian?

    • Fernando Luiz

      Ficara disponível no YouTube.

  • Sara Leonor

    Olá Willian

    Boa noite

    Sou de Ribeirão Preto- SP

  • Como colocar as pastas das fotos dos clientes dentro de uma coleção?

  • Bruna Curty

    Esse photomechanic é da Adobe?

  • William Gasparote

    O PhotoMechanic funciona no Windows?

    • Fernando Luiz

      Funciona sim!

  • Giovani Oliveira

    tudo ok

  • Marcelo Arruda

    O PhotoMechanic lê RAW

    • Fernando Luiz

      Lê sim!!! Direto raw

  • William Wallace Duncan

    Isso é um plugin?Do LR? Ele lê em RAW?

    • Fernando Luiz

      Não é plugin… É um software a parte!! Lê Raw direto.

      • William Wallace Duncan

        Obrigado!

  • TOn FOrtes

    Qual o atalho para fazer a marca VERMELHA? (no PhotoMechanic).

    • Tom Viturino

      Isso você define nas options do PM

    • Fernando Luiz

      Eu acho que usa a letra T. Mas é possível configurar a tecla que vc quiser. 🙂

  • Camila Rossi

    Willian!!!! Estou por aqui… Parabéns!!

  • Fernando M M Tanaka

    quantas fotos ele entrega das 5000?

    • Fernando Luiz

      Eu acho que entre 1200 e 2000…. Mas acho depende bastante…

    • Fernando Luiz

      Vc tira em média quantas por evento?

      • Fernando M M Tanaka

        em média de 2500 – 3000. Faço mais aniversários, em média 800/1000

      • Fernando M M Tanaka

        em média 2500/3000. Faço mais aniversários, em média 800/1200

  • William Wallace Duncan

    Mas, Willian nessa importação fica 1×1?

  • Fabrício Lemos

    Olá Willian, a tela esta bem desfocada!

  • Dornier Stoll

    Fabricio, pra mim está bem claro… Aumenta a qualidade do video no settings ali em baixo

  • Fabrício Lemos

    Obrigado! Melhorou 100%

  • Dornier Stoll

    Detalhes que nos passam despercebidos 😉

  • Edgard Lourenço

    Aooow Igreja do Carmo

    • Fernando Luiz

      Melhorou bastante a iluminação …

  • Edgard Lourenço

    Essa igreja as vezes fica punk, se o noivo fica um pouco a frente
    projeta uma sombra no rosto da noiva, pq tem uns espotes de luz laterais

  • William Gasparote

    Willian você sempre aplica balanço de branco automático? Ou usa os outros modos disponíveis no Lr. E na câmera deixa o balanço de branco automático tbm?

    • Fernando Luiz

      Na câmara vai no manual mesmo!!!

  • Fabiano Nunes

    Fabiano Lavras MG

  • Fabricio Silva

    Perdi webinário 🙁 chegou um amigo aqui, terei como assisir novamente??

    • Anne Jessica

      Sim, é so vc volta, ate agr msm e continuar vendo

    • Fernando Luiz

      Vai sim… Depois fica disponível no YouTube.

    • Fabricio Silva

      obrigado pessoal 🙂

  • Fabiano Nunes

    onde vc faz sua impressão fineart?

  • William Wallace Duncan

    Essa importação pelo PhotoMechanic, não perde qualidade de imagem?

  • Glauber Queiroz

    Balanço de branco automático é: Ctrl + Shift e mais o que?

  • Carlos Augusto

    Parabéns por você ser uma pessoa que compartilha o seu conhecimento e tem humildade e paciência para se dedicar a tantos que nem conhece. Você tem um grande diferencial e é um ser humano exemplar!

  • Fabiana Nogueira

    O vídeo pode ser compartilhado?

  • Marcelo Arruda

    Muito bom este curso. Parabens!

  • Alexandre Madeira Cozendey

    Muito bom! Obrigado por dedicar e nos mostrar de forma bem legal como nos organizarmos e sermos melhor a cada dia!

  • Junior Luis Paulo

    Willian, qual a sua opinião sobre o tratamento de pele?

  • Luiz

    Olá sou de Jundiai.

  • Rafael Brunheroti

    ai meu corassaum.. ai meu bolso…

  • Jefferson Rosa

    muito bom adoramos

  • Fernando Luiz

    Vcs já fizeram curso online?

  • Douglas Dias

    Willian, gostaria de saber como é usado calibração de câmera ? O meu lightroom está da versão 5.7.1 isto influência para ajustar para câmera canon para ajustes localizados ?

  • William Wallace Duncan

    Pode parcelar em quantas vezes???

  • Laudivan Luiz

    Como adquiro o lightroon 6

    • Fabiana Nogueira

      Pagamento mensal na adobe por R$ 22,00

  • Fabiana Nogueira

    Nossa o programa Photo Mechanic custa 600,00 dilmas o/

  • Laudivan Luiz

    isso mesmo câmera bit

  • Dênis Saramelo

    PhotoMecanic é gratuito?

    • Fabiana Nogueira

      Custa 600,00 dilmas

  • Almir De Oliveira Lima

    O correto é trabalhar com o lightroon e o photoshop simultaneamente?

  • Rodolfo Aguiar

    Você investe em alguma mídia paga para fechar casamentos?

  • Laudivan Luiz

    O lightroon 6 onde encontro?

  • Marcelo

    O conteúdo do curso será todo na versão 6 LR ?

  • TOn FOrtes

    Quando você finaliza a seleção no PhotoMechanic, você já deleta as fotos não selecionadas ou mantém backup também das não selecionadas?

  • Laudivan Luiz

    Repete o e-mail, por favor para finart

  • Rafael Brunheroti

    Pergunta: Esse valor é somente agora? Ou vai ficar até alguma data?

  • Douglas Dias

    Willian, gostaria de saber como é usado calibração de câmera ? O meu lightroom está da versão 5.7.1 isto influência para ajustar para câmera canon para ajustes localizados ?

  • Fabiana Nogueira

    Obrigado pelo seu tempo! Ótimas dicas! Pena ter que comprar mais um programa,,,

  • L Santos Vitor

    Comprando o curso, vou poder acessar as aulas quantas vezes eu quiser

  • L Santos Vitor

    ???

  • Danilo Gomes

    divide 12 x no boleto ?

  • Fabiana Nogueira

    Você conhece algum organizador de fotos que seja gratuito?

  • Laudivan Luiz

    a mesa digitalizadora agiliza o tratamento das fotos?

  • Junior Luis Paulo

    Willian, você faz edição de pele? Qual sua opinião a respeito?

  • Bruna Curty

    Will aqui pra mim não esta aparecendo o botão pra comprar o curso, não sei se é só pra mim!!!

  • Fernando Luiz

    30 dias de garantia…. Ai sim hein!!!

  • Laudivan Luiz

    Valeu mesmo pelas dicas, parabéns Willian

  • Dênis Saramelo

    Estou saindo.. obrigado por compartilhar conhecimentos… Parabéns…

  • Junior Luis Paulo

    Muitíssimo obrigado Willian!
    Tudo de próspero p/ você,assim que possível irei adquirir o curso.

  • Heleno

    Eu kkkkkkk

  • Bruna Curty

    Aonde eu compro seus presets?

  • Eder Junior Pesavento

    mato grosso tb

  • Eder Junior Pesavento

    sou um grande fã vc me faz crescer cada dia mais

  • Fábio Freitas

    Willian, quando você termina a diagramação dos álbuns no InDesing, em qual formato você salva eles para serem impressos?

  • Willian Obrigado pelas dicas, parabéns!

  • Douglas Dias

    Fino demais willian, grande abraço. Tamo junto!

  • William Gasparote

    Obrigado Willian!!

  • Fábio Freitas

    Willian, quando você termina a diagramação dos álbuns no InDesing usando o Diagramação fácil 6.0, em qual formato você salva eles para serem impressos?

  • Anne Jessica

    Você guarda fotos dos seus trabalhos, ou só por um tempo

  • Anne Jessica

    Obrigadaa *-*

  • Fábio Freitas

    Responde essa por favor. Willian, quando você termina a diagramação dos álbuns no InDesing usando o Diagramação fácil 6.0, em qual formato você salva eles para serem impressos?

  • L Santos Vitor

    Nossa, como 2 ou 3 teras? Eu to com um HD de 4 teras quase cheio já! asahusuhas

  • Michelane Moraes

    valeu pelo curso!

  • Carlos Augusto

    você tem clientes que não querem álbuns, ou seja, só as fotos em cd? E quanto ao valor cobrado?

  • Fábio Freitas

    Obrigado Willian.