Presets para Lightroom – Verdades e Mitos

Tudo sobre Presets para Lightroom

Hoje é dia de bater um papo sobre Presets para Lightroom, presentes hoje em grande parte do Fluso de trabalho de Fotógrafos, principalmente os que trabalham com grande lote de imagens, os de Casamento e Família!

Há quem Ame 😉 e quem Odeie. 🙁 Mas vamos adiante!

Que já não ouviu algo assim… Presets não prestam … minha foto não ficou boa com estes presets… minha foto não ficou igual… blá blá blá…

Neste Artigo, quero compartilhar com vocês um pouco do que sei sobre e Presets, incluindo alguns mitos e verdades.

Há também quem use presets no Photoshop, mas este artigo são dicas pra quem está procurando sobre Presets para usar no Lightroom.

O que são Presets?

Presets para Lightroom nada mais são do que configurações pré estabelecidas e salvas para utilização futura dentro do Lightroom. Simples assim! Você pode usar para aplicar num lote de fotografias com 200 imagens ou apenas em imagem única.

Por que usar Presets no Lightroom?

Os presets hoje em dia são utilizados por 02 motivos.

  1. Os presets têm uma finalidade importante, agilizar o fluxo de tratamento das fotos. Por exemplo, você fotografou um casamento à noite e encontrou uma configuração perfeita para as fotos da pista dança, viu que quase em todos os casamentos você usa estas configurações, assim, você salva e cria as configurações de Presets no Lightroom.
  2. Alguns fotógrafos gostam de obter uma identidade na coloração e tratamento de suas fotos, ou até mesmo, utilizar uma configuração de outro fotógrafo que admira. Os Presets Lightroom têm a finalidade de obter com apenas 01 Clique, um efeito de coloração avançada.

Anote aí: Não exagere no uso de Presets Lightroom e nunca misture mais que 02 estilos num mesmo álbum por exemplo. Assim você cria uma identidade para cada trabalho. 😉

As Verdades sobre Presets!

  1. Presets não salvam Fotografias – Já recebi muitas mensagens dizendo que meus presets não ficaram como nas minhas fotos. Gosto de ser transparente e dizer que sua foto Precisa ser boa. Os Presets não tornam uma foto ruim numa foto boa. Suas Fotos precisam estar boas. Certo?
  2. Minha Foto não ficou igual – Sua Foto nunca ficará igual a um modelo a não ser que você fotografe nas mesmas condições de Luz e Ambiente.
  3. Escolha o Preset certo pra você – Há muita coisa ruim na internet, é claro que também há ótimas opções, mas infelizmente não é a maioria. Portanto escolha o certo pra você. Os melhores são pagos.

Os Mitos dos Presets

  1. Presets não prestam – Claro que prestam e uso há 5 anos em minhas fotografias de casamento e família. É importantíssimo entender como os presets funcionam no Lightroom parar obter a melhor qualidade.
  2. Fotógrafo bom mesmo, não usa Presets – É a mesma coisa que dizer que um bom cozinheiro não precisa de temperos, apenas sal. Como disse acima, auxilia demais no processo de revelação no Lightroom.
  3. Presets deixaram minhas fotos ruins – Presets não estragam fotos, provavelmente sua foto que já não estava boa.
  4. Vou investir em presets e minhas fotos agora ficarão as melhores – Quem disse isso? Suas Fotos precisam ser boas. Não invista em Presets se achar que vão salvar suas fotos. Mais uma vez, suas fotos precisam ser boas.

Vale a Pena usar Presets no Lightroom? Em minha opinião sim, utilizo há 5 anos e agiliza meu fluxo de trabalho demais. Para se ter uma idéia, seleção, tratamento e backup de 4000 fotos em no máximo 2 dias. Ou seja, me sobra ainda 3 dias da semana para outras tarefas.

Algumas Sugestões de Presets

Nestes 05 anos já utilizei e fiz inúmeras variações para Presets, muitos deles já usei em anos anteriores e outros criei recentemente. Recentemente criei uma Coleção pra quem fotógrafa bastante Ensaios de Casais.

Presets Lightroom Cores PerfeitasPresets Lightroom Fuji Pro 400H

Presets Lightroom Casamento

Presets Lightroom para Casamentos Noturnos

Presets Adobe Lightroom PB

Presets Lightroom para NewBornInstagram Lightroom Presets

Objetivas na Prática