Pilhas Recarregáveis – Quais minhas indicações?

Por um bom tempo esteve em minha lista de reviews falar um pouco sobre pilhas recarregáveis. Acredito que 90% dos leitores utilizem pilhas, pois de alguma maneira estão ligados à fotografia.

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O motivo de usar pilhas recarregáveis e não alcalinas;
  • Minha opinião sobre 02 marcas favoritas;
  • Dicas de fornecedores para comprar suas novas pilhas.

Pilhas piratas

Um recado importante antes de seguir, é te alertar para tomar cuidado com pilhas recarregáveis falsificadas. Infelizmente no Brasil há um mercado paralelo enorme e você pode ser a próxima vítima.

Minha indicação é pesquisar em grandes lojas.  Gosto de usar a pesquisa do Buscape, pois lá tem os grandes anunciantes que emitem nota fiscal e produtos de procedência.

Outro fator para fugir das pilhas falsificadas é desconfiar dos preços baixos. Mercado Livre, apenas se você conhecer o vendedor, talvez seja o maior mercado de pilhas falsificadas.

Claro que são apenas minhas opiniões ok? A decisão é sua.

Importante: Participe e dê sua opinião sobre suas pilhas recarregáveis preferidas, ela pode ser útil a outros leitores. 😉

Pilhas Recarregáveis ou Alcalinas?

Para iniciar esta discussão, vale falar sobre um aspecto não técnico para minha escolha em usar pilhas recarregáveis à alcalinas. O Meio Ambiente, por um mundo mais sustentável.

As pilhas recarregáveis pode substituir facilmente milhares de pilhas alcalinas. Um benefício mais que justo para a natureza.

Uma dúvida interessante e bem inteligente do leitor Rodolfo, que vale a pena adicionar aqui no artigo e pode responder as dúvidas de quem já pensou sobre pilhas recarregáveis ou alcalinas?

Pilhas Recarregáveis ou Alcalinas

Willian, Sempre vejo muita gente usando pilhas recarregáveis, porém ultimamente tenho ouvido muitos relatos de amigos que estão trocando as recarregáveis por pilhas alcalinas (Duracell por exemplo), e questionando o por que disso, recebi algumas respostas e fui pesquisar e testar, e pelo que descobri tem certa lógica.

Rodolfo: Uma pilha recarregável dessas, tem apenas 1,2 volts, contra 1,5 volts de uma pilha não recarregável, para um flash que utiliza 4 pilhas, ele precisa de uma carga de 6 volts para funcionar corretamente, porém utilizando pilhas recarregáveis, o flash opera somente com 4,8 volts, ou seja, 1,2 volts a menos (é como se fosse 1 pilha a menos).

Meu ponto de vista: Eu já li sobre isso também, confesso que não tão detalhado. O que achei, foram as mesmas informações que você. Não encontrei uma informação sobre a potência do flash para estas referências, mas posso presumir é que esses dados são baseados na potência máxima do Flash, ou seja, 1/1. O que dificilmente ocorre na fotografia de Casamentos, Famílias e até mesmo ensaios fotográficos. Por isso não me preocupo. Como sei disso? Basta olha a descrição como pouco menos de 300 cliques por cada conjunto recarregáveis, o que é totalmente contrário de minha prática, pois como disse, no manual faço em média 4000 cliques com apenas 01 conjunto de pilhas recarregáveis.

Rodolfo: E isso traz algumas consequências, que pude perceber na prática. Uma delas, é que o flash esquenta muito mais utilizando as recarregáveis, pois ele tem que “forçar” o circuito para funcionar com menos voltagem do que foi projetado. A outra questão é o tempo de reciclagem do disparo, que é mais lento com as recarregáveis em comparação a alcalina.

Meu ponto de vista: Sobre o tempo de reciclagem, talvez muitos fotógrafos enfrentem isso por usarem lentes escuras, ISO baixo e o Modo TTL. O TTL por si só já usa mais carga que o modo manual, juntando com os outros elementos que citei aqui, podem sim afetar o desempenho do Flash. Mas como dificilmente uso TTL e quanto uso, sempre com ISO Alto e aberturas acima de f.3.2, o flash não é disparado na potência máxima.

Pilhas Recarregáveis coloridas

Rodolfo: Aí podem dizer: “Ah, mas aí eu vou precisar ficar comprando pilha toda hora, não compensa”. Pois bem, um pack de Duracell com 4 pilhas, sai em média hoje 12,00 reais, o que não é nada perto do valor cobrado por um trabalho, isso entra como custo operacional, e as pilhas também tem uma duração muito boa, conseguindo também fazer um evento com somente um jogo delas.

Pensando nos valores de um jogo das recarregáveis, mais um bom carregador, o valor chega a quase 300,00 reais, o que seria suficiente para comprar cerca de 25 jogos (100 pilhas) alcalinas. Fazendo as contas, e sabendo que as pilhas recarregáveis podem estar até danificando o flash, por estarem provendo menos energia que o necessário, não sei até que ponto compensa de verdade utilizá-las.

Meu ponto de vista: Interessante este comparativo de valores. Mas sobre estragar o flash, sou fotógrafo profissional e já fotografei (enquanto escrevo este artigo) mais de 490 casamentos e quer saber? Meu primeiro Flash, um SB 800 está funcionando perfeitamente. Apenas 01 quebrou, mas foi por queda.

O que você achou deste ponto de vista do Leitor Rodolfo? Interessante que merece uma interpretação cuidadosa.

Marcas que recomendo

Talvez não seja tão criterioso como eu para selecionar suas pilhas. Como fotógrafo profissional, preciso de pilhas que durem e tenham bom desempenho, pois não é fácil ter de comprar pilhas sempre por conta da baixa durabilidade ou ficar na mão quando precisamos.

Hoje uso e recomendo as Pilhas Sony Cycle Energy e as Eneloop.

Minha preferência é pela Eneloop, mas nem sempre estão disponíveis à pronta entrega no Brasil. Assim encontrei uma substituta que chega bem perto no desempenho.

Pilhas Eneloop as Mais Premiadas

Pilhas Eneloop: Escrevi outro artigo especial falando apenas sobre os 04 Motivos pra você conhecer as Pilhas Eneloop.

Pilhas Recarregáveis Sony – Review em Vídeo

Sobre as Pilhas Recarregáveis Sony, fiz um vídeo falando um pouco mais sobre elas. Vale a pena assistir. Abaixo também há um link de onde comprei as minhas.

Onde Encontrar as pilhas recarregáveis?

Abaixo alguns links de grandes lojas pra você fazer sua pesquisa e decidir onde comprar. Lembre-se, na fotografia não há espaço para pilhas falsificadas.

Clique aqui para realizar uma pesquisa para encontrar o menor preço.

Não quero ser o dono da razão, por isso há um espaço para comentários abaixo.

Se você tiver alguma opinião sobre o assunto, por favor contribua. Além de auxiliar outros leitores, sua informação pode ser útil pra mim, afinal serei um eterno aprendiz. 😉

Compartilhe com amigos, forte abraço e até a próxima.

Objetivas na Prática
  • Manu Alves

    Bom dia, William. no vídeo você mencionou o teste com as pilhas Leadership, mas no texto do blog vem escrito “Goldship”. Qual dos dois “Ships” você está testando? 🙂

    • As pilhas são GoldShip e a fabricante é LeaderShip Group.

      • Manu Alves

        Ok, Willian. Muito obrigado pela resposta e parabéns pelo blog. Sempre com excelentes dicas e contribuições para todos os níveis de fotografia. Até breve.

  • Cadu

    Willian, tudo bem? Existe alguma forma visual ou algum jeito de saber se a pilha não é original (além da questão de descascar na ponta)?

    Forte abraço!

    • Pergunta interessante, ao mesmo tempo difícil de responder. Acho que conseguiria saber se estivessem lado a lado. Outro fator que pode ajudar é desconfiar de altos mAh!

      • Cadu

        Obrigado pelo feedback! Tenho 2 jogos de pilhas da Sony Cycle Energy mas da Cinza, e acabei de reparar que estão descascando embaixo…ainda não me deixaram na mão, mas não quero por em risco os eventos que faço por conta de pilhas de má procedência…

        Forte abraço!

  • Fabiana Nogueira

    Eu já testei os dois casos e para o rádio flash sempre utilizo as alcalinas, a duração é muito superior, chego a fazer 5 trabalhos sem precisar trocar as pilhas e com as recarregáveis somente 2. No flash utilizo as recarregáveis, as alcalinas aqueceram muito no meu flash (sb 910).

    • Obrigado por participar! Eu uso apenas nos flashback, pois os modelos de meus rádios são baterias recarrefáveis. Uso inDigi 8.

  • Kilmer Ribeiro

    Os fabricantes ja deveriam estar na era do flash com bateria e carregador, tipo um modelo da godox. Uso Sony recarregavel e os flashs ainda funcionam bem, referindo a questão da voltagem menor nas recarregaveis, mas é um dado a ser analisado. abraço galera

  • Beaver

    Olá William. Não sei se foi citado anteriormente por aqui, mas já existe recarregador para pilhas alcalinas e comuns. Ainda há uma discussão sobre a sua segurança e eficiência, mas em alguns testes que vi, ele funciona bem para pilhas em bom estado (não amassadas, sem vazamento, etc). Abraços. Roger.

    • Legal.. anotei aqui para pesquisar mais sobre… Obrigado por participar!

  • Gabriel Bandeira

    William poderia me dizer qual o modelo do carregador de pilhas que vc usa?? E se ele tbm carrega as pilhas enelop?????

    • Cara.. eu uso por enquanto os da GoldShip. Estou esperando chegar em estoque um que carrega 16 pilhas e pretendo gravar um vídeo pra vocês!

      • Gabriel Bandeira

        bacana vc comentou que utiliza da marca Goldship porem poderia me passar certinho o Modelo dele ????

  • Maycon

    Olá Willian Lima. Boa discussão sobre pilhas recarregáveis,ultimamente tenho notado uma certa perda de carga nas pilhas sony Cycle energy. Sem falar no aquecimento que por muitas das vezes ate param o trabalho do flash.

    Acho interessante porque devemos usar pilhas que não venham nos prejudicar amanhã. Sobre a enellop já tenho ouvido falar muito bem, perdem bem pouca carga durante a utilização. Então para nós fotógrafos, uma pilha de qualidade é o que vai nos ajudar na interatividade do serviço.

    • Olá Maycon! Como relatei, nunca tive problemas. Agora ao usar Flash no Modo TTL, certamente vai exigir muito mais de seu flash. Valeu por comentar!

  • Anne Caroline

    E quando o Flash “falha” … a culpa é da pilha ?
    Ja vi artigos dizendo que é porque a pilha esquentou.

    • Os flashes falham por que não deu tempo para a pilha se reciclar. Isso acontece muito com flash no modo TTL.

  • Jorge Laerte Santos

    Olá, sobre a questão das pilhas recarregáveis serem de 1,2V nada influencia no funcionamento do flash. No próprio manual do equipamento vem especificando os tipos de pilhas a serem utilizados. Por exemplo, no manual do SB-910 página B-7 indica o uso de pilhas recarregáveis de 1,2V e na página H-21 tem uma tabela que informa o tempo de reciclagem de cada tipo de pilha. O fato é que as recarregáveis possuem um ciclo de disparos e com o tempo (mas muito tempo) perdem a capacidade de manter a carga (não a potência), mas sem dúvidas oferecem melhor desempenho que as alcalinas como apresentado pelo próprio fabricante e constatado na prática!

    • Valeu Jorge pela participação. Com ajuda de vocês, podemos ter informação de maior qualidade.

  • Renato Silva

    Willian também uso esta marca de pilhas e tem me dado um resultado muito bom.
    Você comenta no video que conecta as suas duas cameras no mesmo flash,como faz isso?
    Grande abraço e obrigado pelo review.

    • Olá Renato. Uso um Rádio para fazer a transmissão sem fio e disparar quantos falhes precisar num mesmo click.

  • Luana Beckman

    Olá, William. Uso as pilhas Sony recarregáveis e elas têm uma resposta rápida a cada disparo. Porém, comprei as pilhas Duracell pra levar numa emergência. Utilizei quando as Sony se esgotaram e, as Duracell demoravam muito mais para disparar o flash, que estava em TTL. A cada clique, somente no terceiro ele disparava. Vc já passou por isso?

    • Olá Luana… já passei por isso em algumas situações testando outras marcas. Por isso hoje uso apenas Sony e Eneloop, além de não ter este problema, duram muito mais. Tenho amigos que tem pilhas Eneloop mais de 4 anos… O que parece caro hoje, pode ser muito barato.

  • Marcos Vinicius Araújo

    Olá, boa tarde…
    em pesquisa, verifiquei que existem pilhas recarregáveis de 3.7v e como dito ai no artigo, o flash precisa de 1.5v e as recarregáveis que usamos são de somente 1.2v.
    Se por ventura vir a utilizar essa pilha de 3.7v, vou danificar meu flash?!

  • Xfiles

    Leadership e Goldship são umas das piores marcas do mercado, jamais compre algo dessas marcas nem que seja um mousepad, são sempre da pior qualidade e esse carregador pode estar danificando suas pilhas. Procure no ebay carregadores como La Crosse BC-700, BM-200, Powerex MH-C9000 que além de carregadores são testadores de capacidade e tem função de restaurar parte da capacidade de pilhas antigas ou com muito tempo sem uso. Tenho um BM-200 e posso garantir a qualidade dele.

    • Obrigado pelo Feedback, apenas discordo sobre ser uma das piores marcas do mercado. Uso seus carregadores por 9 anos e sempre funcionaram muito bem. Todas pilhas duraram muito tempo. Agora comparar à La Crosse é sacanagem.

      • jose paulo

        La Crosse só falta falar pra informar sobre o estado das baterias né!

  • Já usei tanto as recarregáveis quanto as alcalinas (Duracell) e, por experiência própria, passei a utilizar somente as alcalinas.
    Acho mais prático, fácil, melhor reciclagem na hora de trabalhar…

    • Você já usou as Eneloop? Jamais usará outra!

  • jose paulo

    Do manual do flash Canon 430 EXII, página 8, nota de rodapé:

    Use four new batteries of the same brand and type. Do not mix battery
    types. When replacing batteries, replace all four batteries at the same time.
    ? Size-AA Ni-MH or lithium batteries can also be used.

    Ou seja, o próprio fabricante informa que baterias recarregáveis podem ser usadas. Então não estragam o flash. Mas não misture tipos de baterias, ou do mesmo tipo, baterias já utilizadas com outras a plena carga.

    Quanto ao tempo de reciclagem as pilhas alcalinas podem reciclar a carga do flash em menor tempo, pois são mais potentes (lembrete: potencia é medida em watts = voltagem x corrente). Se você precisa de reciclagem mais rápida possível, pode ser interessante, teste. Mas uma vez que o flash informa estar apto a disparar, tanto faz se demorou 3 ou 5 segundos para reciclar sua carga. Se você abastece seu carro em uma bomba lenta ou mais rápida, a mistura ar-combustível não vai explodir mais forte dentro da câmara de combustão e o veículo não vai ter aceleração maior por causa de ter sido abastecido mais rápido, certo?

    Dica: As pilhas recarregáveis Philips Multilife também possuem ótimo desempenho.

    Sobre carregador, comprei um “ching ling” no site e-bay:
    http://www.ebay.com/itm/331570894531?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

    Fiz um vídeo explicativo (características do produto na descrição):
    https://youtu.be/Avhph1Y6WfE

    Paguei R$ 146.53 + R$ 76.97 de frete, nada de imposto. Comprado em 25/11, recebido em 02/12 !!!

    Dica: compre de loja sediada nos estados unidos. no site do e-bay ao realizar a pesquisa do produto para compra é informado de onde é a loja.

    Abraço pro 6 tudo! 😉

    • Obrigado por sua contribuição aqui com o pessoal…