Paleta de Cores na Diagramação de Álbuns

Hoje o assunto é mais embaixo, como diz o ditado. Vamos bater um papo sobre Paleta de Cores. 😉

Brincadeiras à parte, hoje quero compartilhar dicas sobre como criar uma paleta de cores exclusiva, para os fotógrafos e designers que fazem suas diagramações de álbuns no inDesign.

Sempre procuro trazer um artigo bem completo, com tudo que já sabia e aprendi em pesquisas recentes. Sei que em alguns casos, os textos ficam longos, mas quero que tenha a melhor informação possível. 😉

Dica: Se você não sabe do que se trata o Adobe inDesign, sugiro assistir uma Aula Gratuita em Vídeo que preparei para melhorar a produtividade e a qualidade na diagramação de álbuns.

O que é Paleta de Cores?

Nada mais nada menos que um conjunto de cores que combinam entre si para criar uma harmonia visual. Em muita coisa percebemos o uso das paletas de cores, mas quero focar especificamente em nossa aplicação.

Tipos de Paletas de Cores

Há centenas de tipos e classificações de paletas, basta visitar o site Color Lovers para se perder na quantidade de paletas encontradas. O foco aqui é ensinar a você criar uma paleta de cores exclusiva no indesign para os álbuns de seus clientes.

Abaixo um modelo de paleta de cores chamada FlatDesign, muito utilizada em 2014 e 2015. Tem como características cores fortes e com saturação a 70% mais ou menos.

Paleta de Cores Flat

Paleta de Cores na Diagramação

Como comentei quero focar no que é importante para nós fotógrafos e designers. Na Diagramação de Álbuns, o essencial para se criar uma paleta de cores, é observar as cores que já se encontra nas fotografias. Como assim?

Perceba na Fotografia abaixo. A paleta de cores que se encontra acima da foto, foi criada à partir das cores presentes na fotografia, isso significa que ao diagramar, qualquer destas cores podem ser utilizadas em fundos de páginas e na tipografia. Esta tarefa que o inDesign automatizou!

Paleta de Cores Diagramação

Com a ferramenta conta gotas, conseguimos extrair diversas cores de uma fotografia e criar uma paleta. Na verdade este processo era assim até acontecer uma inovação.

Para quem acompanha as novidades da Gigante Adobe, ela lançou um recurso chamado Tema de Cores da Adobe, que em apenas 01 clique, obtemos uma paleta de cores personalizada. Já não é necessário ir com a ferramenta Conta Gotas padrão em áreas específicas da fotografia para compor uma paleta, o inDesign faz isso pra nós.

No vídeo abaixo, apresento como é o recurso desta poderosa ferramenta. Aperte o play e divirta-se!

Viram como agora é bem mais simples do que antes?

Grande abraço e nos vemos na próxima dica!

Cursos Falando de Foto