O que é e como fazer um Time Lapse de qualidade

Time lapse é uma técnica cinematográfica capaz de contar determinado acontecimento num espaço de tempo muito menor que o original.

Isso acontece pelo fato de muitas imagens serem captadas num longo espaço de tempo, em intervalos de minutos e depois serem montadas em quadros por segundos.

Neste artigo você vai aprender:

  • Os equipamentos essenciais para fazer sua fotografia time lapse;
  • Como configurar automaticamente os disparos em câmeras. Hoje utilizarei minha nikon D750 para apresentar este recurso automático;
  • Como você pode editar e montar o vídeo final de seu time lapse.

O que é Time Lapse Como fazer

Você já deve ter visto algum vídeo acelerado que resume algumas horas, dias e semanas em poucos minutos certo?

Abaixo quero compartilhar 02 vídeos que gosto muito. O primeiro é de do fotógrafo Tom Lowe e o segundo do EvosiaStudios.

Você sabia que para cada segundo de vídeo de alta qualidade, são necessários pelo menos 24 fotografias. Pense na dedicação de um fotógrafo para criar 10 minutos de vídeo. 😮

Time-lapse é a versão extrema de uma técnica cinematográfica de manipulação lenta e pode ser por vezes confundida com animação de paragem de movimento (stop motion).

O que você precisa para criar um time lapse?

De modo geral, é possível criar um time lapse com qualquer modelo de câmera, pois o mais difícil não são os recursos da câmera, mas sim sua paciência em passar horas num mesmo local, fazendo cliques com intervalos de minutos.

Time Lapse Fotógrafo

O que é necessário para fazer seu time lapse

A) Um bom tripé

Neste caso indico comprar o melhor tripé que couber em seu bolso, pois é a ferramenta mais importante para este tipo de fotografia. Precisa se robusto o suficiente para continuar estável mesmo com ventos.

B) Uma câmera com temporizador

Ao contrário que muitas pessoas pensam, o temporizador não serve apenas para programar uma foto, sair correndo para aparecer na foto. Principalmente em fotos noturnas, o temporizador é importantíssimo para sua fotografia de longa exposição não sair borrada com o clique.

C) Cartão de memória de alta capacidade

Programe-se e pense sobre o tempo final que gostaria para seu time lapse. Se você precisa de 10 segundos para seu vídeo, saiba que serão necessárias no mínimo 240 fotos.

Por isso a utilização de cartão de alta capacidade é realmente necessário.

Time Lapse Paisagem

O que é opcional mas pode melhorar seus resultados

D) Uma câmera com programação de intervalos

Ao invés de ficar a todo minuto atrás da câmera apertando o disparador, você pode deixar este trabalho por conta da própria câmera.

Em alguns modelos da Nikon é possível programar o horário de início e o intervalo para cada disparo. A imagem abaixo foi tirada do menu de minha Nikon D750.

Timelapse com Nikon D750

Note que dentro do menu “disparo com intervalômetro” consigo configurar as opções de início, o intervalo entre as fotos e a quantidade de fotos por intervalo.

Um exemplo prático de configuração com uma nikon D750 seria:

  • Opções de início: Iniciar os disparos às 22h;
  • Intervalo: Disparar a cada 1 minuto;
  • Número de intervalos: 100 intervalos;

Com o exemplo acima, teríamos 100 disparos no tempo de 100 minutos, que seriam 1h40. O vídeo finalizado com 24fps, teríamos um vídeo final de aproximadamente 4 segundos.

Para quem usa Canon, por favor verifique no manual a opção de intervalômetro ou time lapse. Provavelmente seja muito próximo aos recursos disponíveis na Nikon.

E) Um slider para movimentos

Nos vídeos apresentados no início deste artigo é possível observar que algumas imagens possuem movimentos de pan e tilt.

Slider para Timelapse

São feitos por sliders (trilhos) motorizados programados para mover-se alguns milímetros a cada minuto. Vale a pena o investimento.

Como montar e finalizar seu time lapse?

Poderia passar minutos escrevendo sobre aplicativos profissionais para edição de vídeo, seria até cansativo.

A ótima notícia é que a Adobe incluiu novos recursos de vídeo dentro do photoshop que são mais que suficientes para fazer a finalização de um time lapse.

O tutorial é bem completo, então escrevi outro artigo para falar exclusivamente sobre como montar um time lapse com photoshop.

Tutorial Timelapse com Photoshop

Estas são as informações mais importantes para quem está iniciando no time lapse.

Treine muito, faça diversos testes e permita-se errar. Tenho certeza que seus resultados serão melhores a cada tentativa.

Espero ter contribuído um pouco mais com seu conhecimento . Nos vemos em breve e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Abraços. 😉

Guia essencial Fotografar Casamento