04 Pilares para investir certo em seu próximo Monitor para Fotografia

O que define ser um bom monitor para fotografia e edição de imagens?

Quais as características principais de um monitor profissional e o que você precisa saber antes de investir em seu novo monitor.

Estas são algumas das perguntas mais comuns sobre monitores, e este artigo nasceu com o objetivo de responder estas e outras dúvidas para fotógrafos que buscam dicas para não errar na escolha de seu próximo monitor.

Mas será que é necessário mesmo um bom monitor para fotografia? Pergunta interessante!

Se você está iniciando na área ou é alguém que está aqui apenas por curiosidade, certamente não verá diferença alguma na qualidade de diferentes monitores. Já um profissional deve estudar sobre cores e ser capaz de compreender esta diferença de qualidade.

Para entender a importância na escolha de seu monitor para fotografia, minha primeira dica é compreender como as cores se comportam.

Para isso, escrevi este outro artigo sobre Espaço de Cores que vai te esclarecer com as informações mais importante sobre Perfil de Cores. Corre lá e depois continue lendo este artigo.

Monitor para fotos Eizo

Onde pesquisar preços?

Apesar de parecer clichê, eu uso muito o busca-pé ou BondFaro para comparar preços. Praticamente todas os grandes magazines anunciam lá e você pode filtrar por diversas modalidades. Eu Recomendo.

Os 04 aspectos mais importantes para escolher seu novo monitor para fotografia

Há alguns detalhes a serem observados na escolha de seu novo monitor para fotografia, por isso criei um checklist com os itens mais importantes em ordem de prioridade e a seguir comentarei cada um deles.

  1. Espaço de Cor que o monitor alcança (Para entender sobre isso, leia este artigo sobre Espaço de Cores)
  2. Monitores com tecnologia IPS
  3. O tamanho da tela
  4. A resolução da tela

1. O espaço de cor de um monitor para fotografia

O espaço de cor está em primeiro lugar, pois acredito que o mais importante para escolher o monitor profissional está na qualidade e fidelidade de cores que ele reproduz.

Espaço de Cores de um Monitor para Fotografia

Não adianta você ter um monitor de 30″ em sua mesa com resolução de 4K se as cores não forem fiéis, tá certo exagerei um pouco, pois os monitores 4k a maioria deles é excelente. Quero deixar claro que estes itens também são importantes, mas não mais importante que a reprodução de cor.

Na hora de escolher leve em consideração os monitores que reproduzem 100% do sRGB e se desejar algo ainda mais profissional, invista nas linhas que reproduzem também o espaço Adobe RGB. Saiba mais sobre este assunto neste artigo.

Esta relação de reprodução de cores fará seu trabalho ir para um próximo nível no gerenciamento de cores.

Importante: Se você está no início de sua carreira e não dispõe de um alto investimento, os monitores com reprodução sRGB já vão te oferecer excelente qualidade, desde que cumpra também os requisitos do item 2.

2. Monitores com tecnologia IPS

Os monitores IPS são também altamente recomendáveis para a escolha de seu novo monitor para fotografia, pois esta tecnologia é responsável por 04 detalhes importantes, em muitos casos 03 deles passam desapercebidos por profissionais.

Calibração de um Monitor para Fotografia

  • O ângulo de visão ampliado: Provavelmente uma das maiores vantagens de um Monitor IPS é ter fidelidade na visualização das imagens em diferentes ângulos, principalmente os laterais. Esta tecnologia permite visualizar suas fotos em até 178°, ou seja, quase totalmente lateral. Muito útil, pois a todo momento estamos nos ajeitando na cadeira e qualquer alteração de cores, pode comprometer nosso trabalho.
  • A qualidade das cores: Apesar de pouco comentado no mercado, a tecnologia IPS é responsável também pela qualidade na reprodução das cores. Quando falo em qualidade, é a capacidade que o monitor tem de reproduzir fielmente determinada cor.
  • Uniformidade nas cores em diferentes áreas da tela: Um dos detalhes que passa em branco pela maioria dos usuários é que monitores com IPS não tem variações de cores nas laterais da tela. Antigamente era mais fácil identificar que o centro dos monitores era a área com melhor reprodução de cores. Nas laterais as cores ficavam um pouco mais escuras e aparentemente mais magenta (rosa), claro que a alteração era ligeiramente perceptível.
  • Seguram por mais tempo a calibração: É importante enfatizar que um fotógrafo profissional precisa ter seu monitor calibrado profissionalmente. Os monitores com IPS seguram por mais tempo a calibração. Leia este artigo e assista os vídeos sobre calibração de monitores para fotógrafos.

3. A importância do tamanho da tela para um Fotógrafo

Este item certamente não é mais importante que os 1 e 2 juntos, mas não deve ser deixado de lado.

Quanto maior o monitor, mais área temos para observar e ajustar detalhes em uma fotografia. Um monitor para fotografia com tamanhos acima de 24″ são excelentes. Meus preferidos são os de 27″.

Por que o tamanho do monitor é importante?

Os aplicativos como Lightroom e Photoshop por exemplo, possuem diversas ferramentas, e estas ocupam boa parte de nossa tela.

Se você trabalha com apenas 01 monitor, quanto maior ele for, melhor. Para quem trabalha com 02 monitores, um de 22″ para visualização apenas das imagens já se torna excelente, pois as ferramentas ficam em telas separadas.

04. A resolução de um monitor importa sim

Apesar de ser o último da lista, a resolução de um monitor conta muito para nós fotógrafos. Mas qual a função disso? Vamos lá.

Quanto maior a resolução de um monitor, significa que temos mais pixels na tela certo? Automaticamente temos a possibilidade de observar maior detalhes nítidos nas imagens.

Outro fator importante sobre a resolução é que, quanto maior, menos espaço os textos ocupam na tela, sobrando área para a fotografia.

Faça um teste: vá nas configurações de seu monitor agora e altere a resolução, aumente ou diminua, que você vai perceber alterações significativas nas áreas de texto.

Quais marcas recomendo de seu novo monitor para fotografia?

Melhores Marcas de Monitor para Fotografia

Existem algumas marcas já consagradas no mercado consideradas as melhores fabricantes de monitores profissionais, são elas:

  • Eizo: Esta é a marca preferida dos profissionais que podem investir pesado em seu monitores. Mas é a garantia de obter o melhor gerenciamento de cores possível.
  • NEC: Esta é uma segunda marca também muito consagrada e com monitores de alta performance.
  • Dell: A linha ultrasharp da Dell é provavelmente a melhor linha de monitores de baixo custo. O novo modelo com resolução 5K produz até mesmo cores do espaço Adobe RGB. Vale a pena conferir.
  • Apple: Os monitores da Apple particularmente eu gosto muito e são os que uso hoje, na verdade uso iMacs. O único problema deles é que até hoje, reproduzem apenas o sRGB.
  • Benq: Conversando com um fornecedor da Coralis, tive a notícia que os monitores Benq também estão com excelente qualidade para nós fotógrafos e designers. Vale a pena dar uma olhada.
  • LG: Os monitores da LG até o momento deixavam a desejar, até que lançaram a linha ColorPrime. Ainda não testei nenhum, mas olhei as configurações e é um excelente candidato de monitor para fotografia, mas acredito que ainda para os fotógrafos iniciantes que não tem como investir num melhor.

Fica a dica: Para quem deseja adquirir os top monitores Eizo, NEC e Benq, minha sugestão é entrar em contato com o pessoal da Coralis, pois eles entendem muito sobre e são pessoas de confiança que conheço. Diga que leu no blog do Willian que o pessoal vai te dar um atendimento diferenciado!

E os Monitores dos Notebooks e MacBooks?

Realmente não poderia deixar de lado eles que estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Opinião: Este item é apenas minha opinião tudo bem? Algumas pessoas podem não concordar comigo. 😉

Acontece que as telas nem sempre são as melhores. Nos MacBooks a qualidade e até muito boa, mas muito pequena e pra mim funciona apenas em viagens.

Minha sugestão para quem gosta de computadores portáteis é, em casa ou no estúdio, ter um segundo monitor. No monitor secundário (maior) jogar a imagem em tela cheia, assim você terá uma referência muito melhor.

E os computadores tudo em um (all in one)?

A Apple foi a pioneira neste tipo de computadores quando lançou o iMac, inclusive são os computadores que tenho em meu estúdio e super recomendo.

iMac excelente monitor para fotografia

Outras marcas também já lançaram seus modelos, mas ainda é tudo muito novo (pelo menos enquanto escrevo este texto em 2015). Até o momento não vi nada tão atrativo, principalmente se tratando de monitor para fotografia.

Já há modelos com telas IPS, mas ainda não tive a oportunidade de testar e os fabricantes falam pouco sobre os Espaço de Cores que conseguem reproduzir.

No momento, minha sugestão para quem não pode investir em um iMac é aguardar um pouco mais antes de comprar seu All in One. 😉

O que achou deste artigo? Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais!

Forte abraço e até a próxima! 😉

  • Cristina Medeiros

    Willian, será que você pode me ajudar com uma dúvida? comprei um monitor muito bacana da Dell ( u2414h. 23 polegadas) mas quando ligo no meu notebook sansung a resolução fica pior do que no notebook. A resolução da tela do notebook é 1366 X 768. O notebook precisaria ter uma resolução melhor para ser compatível. Que equipamento podia ser mais interessante pra usar com esse novo monitor.

    • Olá Cristina, pelo que sei, você pode configurar diferentemente o monitor secundário. Se não der certo, talvez o ideal seria trocar de notebook…rsrsr…. Você usa ele para móvel, ou apenas para editar em casa/escritório. Uma solução legal já que você tem um monitor bom seria um MacMini…

  • Priscila Furuli

    Ola Willian, parabens pela materia. O que voce acha do notebooks da dell inspirion 5000 special edition, que a tem a tela IPS? Seria uma opcao confiavel para quem precisa de algo portatil? Abraco.

    • Olá Priscila. Dei uma olhada e aparentemente me parece legal. Minha única dúvida, seria com a reprodução de Cores. Como disse, o painel IPS apesar de ser imprescindível, está em segundo item. Precisa dar uma analisada e ver quais cores ele reproduz.

  • Givaldo Marttins

    bacana esse artigo Willian. continue com suas dicas excelentes. já aprendi muito contigo e tenho certeza que muitos ainda aprenderão, inclusive EU é claro.
    Parabéns mais uma vez.

    • Obrigado pelo comentário Givaldo! Espero sempre vê-lo por aqui!

  • Osorio Corrêa de Almeida Netto

    Olá Willian Lima.
    Você tem alguma referência sobre os monitores Sansung e LG, visto que os mesmos utilizam tecnologia IPS e tem um preço mas acessível para quem está começando e tem recurso financeiro limitado para investir nas marcas que vc citou?

    Grato

    • Olá Osorio! Vamos lá! Sobre a Samsung não encontrei nada legal ainda. Sobre a LG você pode dar uma olhada na linha casada Color Prime. Em minha pesquisa, aparentemente é bem legal e pode resolve por enquanto.

      Mas acho que você encontra poréns 300 reais a mais um da linha Dell Ultrasharp, que vale muito mais a pena!

  • Zenilto Barbosa

    Por gentileza, Willian.

    Desde já quero agradecer pelas dicas que tenho recebido e parabéns pelo excelente trabalho.

    Sobre “Um bom Monitor faz a diferença?” Você tem alguma experiência na utilização de computadores all-in-one ? Tem alguma dica pra quem quer usar esse tipo de equipamento para edição de imagens ?

    Desde já agradeço pela atenção

    • Olá Zenilto! Dei uma leve pesquisada sobre isso agora e me parece que os da Lg já possui um monitor IPS que é bastante importante. Apenas realmente não testei a qualidade das cores dos monitores e nem o espaço de cores que eles alcançam.

      Sobre o Hardware deles, processamento e outros detalhes, são legais e dá para aguentar por 2 anos o lightroom e o avanço dos Mega Pixels…rsrsr

      O all in one que indico são os iMacs, inclusive são os que uso. Desde quando comprei meu primeiro iMac, meus problemas com lentidão, formatação acabaram, além de ter excelentes telas.

  • Josué Antonio MC

    Perfeito Willian Lima!! Este dias estava pensando sobre isso e com muitas dúvidas. Obrigado!

  • Walnes Lins

    Olá William, excelente antigo e muito útil, mas fiquei com uma dúvida, como vou saber o espaço de cor que o monitor reproduz? Desde já obrigado! 🙂

    • Olá Walnes… geralmente no site do fabricante, você tem as especificações!

  • Fábio Freitas

    Bom dia Willian, depois de ler esse seu artigo eu comprei esse Monitor da Dell:

    Dell Ultrasharp U2713H 27″ Monitor with PremierColor:

    ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:
    Tamanho da imagem de visualização na diagonal: 27″ (68,47 cm)
    Taxa de proporção: Widescreen (16:10)
    Tipo de painel, superfície: AH IPS (In-Plane Switching), antirreflexo com revestimento rígido de 3H
    Resolução ideal: 2560 x 1440 a 60 Hz
    Taxa de contraste: 1.000 para 1 (típica), taxa dinâmica de contraste: 2 milhões:1 (máx.)
    Tecnologia de iluminação traseira: LED
    Luminosidade: 350 cd/m² (típico), 50 cd/m² (mínimo)
    Tempo de resposta: 6 ms (cinza a cinza)
    Ângulo máximo de visão: (178° vertical/178° horizontal)
    Suporte para cores: Intensidade de cor: 1,07 bilhão de cores
    Gama de cores (típica): 99% de Adobe RGB, 100% e 120% de sRGB (CIE 1976)³
    Distância entre pixels: 0,231 mm
    Tipo de tela: Monitor de tela plana widescreen)

    Procurei no site da Coralis o Calibrador de Monitor ColorMunki para Monitores e Impressoras, mas está em falta.

    Com esse monitor, qual a melhor gama de cores para usar no tratamento das fotos, sRGB ou Adobe RGB?
    OBS.: Eu não faço impressão em Fine Art. “Ainda não”.

    Desde já agradeço por todo sua dedicação em nos trazer mais conhecimentos.

    • Olá Fábio… Poxa que legal que este artigo já te auxiliou! Adquiriu um excelente monitor! No momento, pode usar o sRGB, quando iniciar com o Fine Art, utilize Adobe RGB…

      Minha indicação é você também iniciar os testes trabalhando em Adobe RGB sempre quando tiver um tempinho para verificar as diferenças, assim quando precisar iniciar, já sabe como funciona!

      • Fábio Freitas

        Muito obrigado Willian.
        Por isso tenho todos os seus produtos.

        Você sempre disposto a nos ajudar.
        Muito obrigado mesmo.

  • Valdinei

    Tudo bem Willian!
    Gostaria de tirar uma dúvida com você. Estou começando a aprender sobre fotografia e faço fotos amadoras, e estou me encantando com esse mundo. Eu estou usando um notebook da dell, e como falado as imagens tratadas não ficam como as impressas. Estou querendo comprar um monitor e queria saber se consigo usá-lo com o meu notebook? Pois não queria comprar um pc.
    Obrigado por compartilhar um pouco de seu conhecimento.

    • Olá Valdinei! Consegue sim, inclusive tenho bastante amigos que trabalham assim. O mais importante é seu monitor para fotografia.

      • Valdinei

        Obrigado!

  • Olá Willian, tudo bem?

    Estou iniciando como profissional, tenho uma Nikon D3300 (DX), Nikkor 35mm 1.8G e um MacBook Air.

    Acho que falta apenas um monitor descente para ter um setup básico e poder trabalhar com qualidade.
    Após ler esse post realizei várias pesquisas e encontrei o Dell UltraSharp 25″ modelo U2515H com 99% sRGB e resolução de 2560×1440.

    Gostaria de saber, se pelo custo x benefício vale a pena, já que custa menos da metade do modelo U2713H.

    Obrigado!

  • Olá Rodrigo… Os perfis Genéricos atendem o sRGB ou Adobe RGB, precisa saber se o monitor reproduz essas cores em 100%.

  • Alcides Menezzes

    Olá Willian, tudo bem? Qual IMac vc recomendaria para edição de fotos? Você poderia me falar um pouco das especificações e qual configuração seria o melhor em termos de desempenho e qualidade?
    Grande abraço.

  • Priscila Feliciano

    Olá Willian,a Dell tambem está com sua linha all in one com Tela LED Full HD IPS (1920X1080) …você recomenda?

    • Olá Priscila! Não conheço esta linha! Minha dica é olhar as especificações e ver o espaço de cores que ele suporta!

  • Mayron Roberto Pohl

    Um monitor Ultrawide 25UM57 LG 25″ ou monitor Lg 5um57 Ips 5 UltraWide, são bons, no caso para inciantes?!

    • Olá Mayron.. Nunca teste estes monitores! Dê uma lida na descrição conforme as dicas que escrevi aqui no blog para ter uma idéia se terão a qualidade que você precisa!

  • Julio Cavalcanti

    Bom dia amigo,
    O que me diz do monitor abaixo especificado? Tem um otimo preço e várias caracteristicas que me parecem boas, não consigo ver os defeitos como leigo que sou. Minha intenção é uso domestico como amador. Obrigado e parabens pelo site e pelo trabalho.

    LG LED 25UM58-P ULTRA WIDE 21:9 25” – 25UM58
    – Modelo: 25UM58
    – Especificações:
    – Imagem:
    Resolução: 2560 x 1080 Tipo de Painel: IPS
    Proporção da tela: 21: 9, Brilho: 250 cd / m² Color Gamut: sRGB mais de 99%
    Tempo de resposta: 5ms GTG Taxa de atualização: 75Hz
    Contraste (DFC): 5M: 1 Interface: 2x HDMI
    Recursos: Estabilizador do Preto Modo de jogo, Modo leitor, Calibração
    Qualificado por ENERGY STAR
    – Programas:
    Controlador duplo, Split Screen
    – Dimensões do produto: 61 x 29 x 6 cm , – Garantia 12 meses.

    E o modelo : Dell Professional de 23″ P2317H? Ambos tem o mesmo preço.

  • Bruna Lia Santos

    Olá William, este artigo me ajudou muito, obrigada.
    Tenho um notebook dell inspiron i7 mas pretendo trocar para um macbook pro em breve. Preciso de um monitor para trabalhar com edição de fotos e design grafico imediatamente. Mas quero que o monitor funcione no futuro macbook pro tbm. Gostei de um modelo da dell ultrasharp de 27′ (modelo UP2716 ) mas nao estou segura se será compativel com o mac, que só funciona com monitores de 4k resolução 3840 x 2160 com taxa de atualização de 30 Hz. No caso esse q gostei tem resolução inferior: 2.560 x 1.440 a 60 H, isso significa que ele não é 4k, certo? Ja a minha segunda opção da dell tem 23,8′ polegadas (eu queria maior, mas nao tem nessa versão) (modelo P2415Q ) é 4k com a resolução compativel com exigida pelo macbook, porém a taxa de atualização é 60hz (superior aos 30hz que a apple recomenda). Será que essa taxa de atualização pode interferir na compatibilidade do monitor para uso do macbook? QUal modelo vc me aconselha? Obrigada novamente, abraço.

  • MOKSHA

    Olá, vi seu antigo e gostei muito.
    Tenho uma duvida, acho que é sobre a consistência das cores em monitores. Por exemplo, tenho na minha frente uma área grande só com uma cor branca sem tons diferentes de branco, mas em vez de meus olhos perceberem apenas um branco, eles percebem como se cada pixel me envia-se um branco diferente, uns mais brancos e outros mais escuros, mas na verdade era pra chegar em meus olhos o mesmo branco. Isso fica bem aparente também quando mexo o aparelho ou a minha cabeça. É como se não fosse a mesma cor, isso me desagrada e incomoda muito. Todo monitor ou tela de celular eu vejo assim e não é sujeira!. Minha pergunta é: se um monitor profissional vai tirar essa inconsistência da minha vida ou pelo menos camuflar, ou isso é característica de todos os monitores? Pois se o monitor tem resolução baixa ou se eu fico a alguns cm da tela vendo os pixels essa inconsistência é difícil de perceber.

  • Yara Tomei

    Olá Willian! Adorei o seu texto. Muito esclarecedor!
    Estou pensando em adquirir um monitor da dell – Monitor Dell 24 | SE2416H. Porém estou na dúvida se este monitor atende bem para fotografia. Poderia ajudar? Não consegui entender muito bem a questão da gama de cores deste monitor.

    Obrigada!!! Yara
    Segue especificação técnica:
    Tamanho de visualização diagonal:
    60,5 cm
    23,8 polegadas (tamanho da imagem de visualização com largura de 23,8 polegadas)
    Taxa de proporção:
    Widescreen (16:9)
    Tipo de painel, superfície :
    IPS (In-Plane Switching), antirreflexo com revestimento rígido 3H
    Resolução ideal:
    1.920 x 1.080 a 60Hz
    Área do monitor ativa (H x V):
    20,75″ x 11,67″ (527,04 mm x 296,46 mm)
    Taxa de contraste:
    1000:1 (típica); taxa de contraste dinâmica: 8 milhões:1
    Luminosidade:
    250 cd/m2 (típica)
    Tempo de resposta:
    6 ms (cinza a cinza)
    Ângulo de visão:
    178°/178°
    Ajustes:
    Inclinação
    Suporte para cores:
    Gama de cores (típica): 84% (CIE 1976), 72% (CIE 1931)3
    Intensidade de cor: 16,7 milhões de cores
    Distância entre pixels:
    0,2745 mm
    Tecnologia de iluminação traseira:
    LED
    Tipo de tela:
    Monitor LCD widescreen
    Revestimento da tela do monitor:
    Antirreflexo com revestimento rígido 3H
    Saída de áudio:
    NA