02 Erros de Marketing na Fotografia que podem te prejudicar e talvez você não saiba

Sempre digo que falar sobre marketing na fotografia é bem delicado, principalmente por muitos acharem que utilizar as estratégias de marketing para vender alguma coisa, é enganar alguém. Ou vai dizer que você nunca ouviu algo semelhante a isso “aquele fotógrafo é marketeiro”?

Também é praticamente impossível compartilhar todas as tarefas para um branding completo em apenas 01 artigo. Acredito que textos menores como este, focando em determinados assuntos, podem auxiliar para alcançar seus objetivos, um de cada vez.

Hoje é dia de mais uma dica rápida e simples, mas se deixada de lado pode prejudicar seu negócio na fotografia a médio e longo prazo. Na verdade, é um texto de reflexão sobre o que não fazer na hora de se comunicar nas redes sociais e também em seu blog. Espero que auxilie em suas ações e também a seus amigos quando compartilhar com eles. 😉

Abaixo, você pode assistir um vídeo que falo mais detalhes sobre público alvo para o marketing na fotografia.

Quero iniciar com um pergunta: Como você tem feito a comunicação com seu público alvo?

Como fotógrafo profissional há anos, sei como é difícil construir uma carreira sólida na fotografia, incluindo o mercado atual, que é fotografia de casamento e família. Tudo é muito dinâmico, sempre com novas tendências e com isso, precisamos ficar atentos aos detalhes de nossa comunicação com os possíveis clientes.

Nota: Antes de continuar, quero dizer que estas são estratégias que uso aqui em meu Marketing na Fotografia e você pode discordar com minha opinião, sem problemas, pois sempre digo que é impossível agradar a todos. Estas dicas são apenas o que tem funcionado pra mim, e mesmo num cenário com muitos fotógrafos reclamando, ainda continuo recebendo mais de 400 cotações ao ano.

Público Alvo na Fotografia

O Erro principal de comunicação nas Redes Sociais

Para a mensagem chegar ao público certo, ou seja, ao pessoal que vai contratar nossa fotografia, precisamos saber nos comunicar diretamente com eles.

Você já viu algo parecido com as frases abaixo em redes sociais?

  • Pessoal, o que vocês acharam desta foto?
  • Esta foto fica melhor Preto e Branco ou Colorida?
  • Esta na moda também publicar foto com o título “Sem Legenda”
  • Foto linda feita com minha câmera D750
  • Eu amo lightroom e apresenta uma foto do antes e depois. Isso é bom para fotógrafos não para noivos
  • Eu amo RAW
  • Amo meu trabalho. Esta é bem engraçada, pois por muito tempo também cometi este erro. Quem já fechou algum contrato apenas por dizer que ama fotografar?

Comunicação com Clientes na Fotografia

Estas frases são apenas alguns exemplos do que vejo por aí e que podem ser um problema para seu negócio na fotografia. Mas o que há de errado Willian?  Elas se comunicam de forma muito generalizada, sem criar qualquer conexão com os futuros clientes.

Espero que não esteja fazendo isso com seu Marketing na Fotografia. Se estiver, por favor, pare imediatamente.

Se você deseja fotografar casamentos, é necessário criar uma conexão com noivos.

Um exemplo bem melhor pode ser uma legenda parecida com esta abaixo.

Neste final de semana fotografei João e Maria que se casaram no Espaço X. Lembrei de vocês que estão procurando um lugar para realizar seu casamento em SP. Compartilhe com um amigo(a) que está pesquisando sobre casamentos em SP”.

Uma legenda desta cria 02 conexões, com o pessoal do “Espaço X”, pois você fez uma indicação e com os noivos que estão pesquisando locais para casar em SP. Este é apenas um exemplo.

Você percebeu que além de compartilhar uma foto, você passa a trazer uma informação útil para os futuros noivos? Assim funciona também com o marketing na fotografia para gestantes.

Apesar de ser uma ação muito simples, não é o que vejo muito por aí. Se você já faz isso, sabia que está muito à frente de mais de 70% do mercado. É um ótimo sinal pra ti.

Sacada: Para quem ainda não sacou, comece a divulgar fotos de decoração com frequência. As noivas amam e até mesmo salvam para servir como inspiração para o casamento. Apenas nós “bobões” achamos que estamos abalando com aquela foto criativa.

Não liguem para os fotógrafos que não vão te elogiar ou curtir suas fotos, eles não são seus clientes.

O Erro de conexão no blog

Outro detalhe simples, porém importante é a comunicação e o direcionamento que você faz ao escrever um artigo no blog e publicar as fotos de um determinado casamento.

Artigo para Clientes no Blog de Fotografia

Procure escrever um texto que tenha haver com aquele casamento e que seja único. Procure dar dicas baseadas em sua experiência.

Uma frase que li num livro sobre negócios e marcou bastante como faço as coisas hoje, independente de meu público alvo. Você quer ser rico? Procure ajudar o máximo de pessoas.

Seu blog precisa ser muito mais que apenas uma vitrine para seu trabalho, precisa ter informações que auxiliem noivas, mamães e famílias. Cá entre nós, a fotografia vem como “ilustração”. A não ser que você queira ficar na concorrência desleal pelas melhores posições no google pra fotografia de casamento.

Seja uma pessoa ativa e acrescente valor pra quem está lendo seu blog, isso aumentará também os compartilhamentos de suas fotografias e postagens.

A partir do momento que você for um fotógrafo(a) que além de compartilhar fotos, compartilha informações úteis, ganhará mercado muito acima de seus concorrentes.

O que fazer daqui pra frente com seu Marketing na Fotografia?

Antes de compartilhar qualquer fotografia, pense em ajudar pessoas. Tenho certeza que isso vai criar a melhor conexão com seu público alvo, àqueles que vão comprar sua fotografia.

Reforçando. Não pense no que os outros fotógrafos dirão, eles não vão te contratar para fotógrafa-los.

Gostou? 😉 Compartilhe esta notícia com seus amigos, pois foi um trabalhão escrever pra vocês…. ahahah… Isso ajuda esta mensagem chegar ao máximo de pessoas possíveis.

Abraços e até a próxima!

Objetivas na Prática
  • deia olliveira

    Boa tarde William! Como sempre seus conteúdos são incríveis….obrigada por compartilhar! Muito desses erros eu cometo e vou saná-los desde já…também gostaria de perguntar o seguinte…percebo que no instagram tenho tido mais visibilidade…principalmente depois que comecei a compartilhar conteúdos significativos de outros profissionais…isso é um problema? eu deveria “criar” meu próprio marketing para que meu nome seja mais divulgados? digo isso porque o que é compartilhado vai o site, nome, etc do post original…. Obrigada! Um abraço!

    • Olá Déia… tudo depende. Compartilhar algo de outros profissionais também é uma excelente estratégia no instagram, isso mostra que você está querendo apresentar conteúdos. Não esqueça de dar os créditos devidos. O alcance no instagram é bem maior que no Facebook, pelo menos por enquanto. Já que o insta agora também não está sendo mostrado mais em ordem cronológica.

      • deia olliveira

        Ahhh certo….os créditos já vem no post….quando a gente faz a “repostagem”….

  • ymbarbosa

    William, este tipo de erro é um pouco falta de direcionamento e de foco por parte de quem está começando. Não sabem onde querem chegar, dai acabam dando tiro pra tudo que é lado.

    Mas, uma pergunta pertinente: e quando um cara que nem o David Beckstead posta na fanpage dele, que também é direcionada para noivas, perguntando sobre qual tratamento o pessoal acha melhor, colorido ou PB?

    • Legal sua pergunta sobre o David. Aqui é apenas minha opinião ok? Pra mim, esta não é a melhor coisa a se fazer, a comunicação precisa ser focada. Agora tenho quase certeza que mais de 50% das pessoas que curtem a página dele são fotógrafos e ele deve saber disso.

  • Carlucio da Cruz

    Muito bom william esse artigo,muitas coisas eu nao sabia,me tocou isso de postar e ajudar as pessoas,nunca tinha parada para olhar por este ponto,a aprtir de hj toda vez que eu for postar algo farei isso,dar sempre uma dica para casais e etc,é o publico que atendo,e fotos de decoraçao tbm nao sabia dessa sacada,obrigado william por compartilhar conhecimento,abraços!

  • Orfeu

    Wiilian, comecei a te acompanhar a pouco tempo e curto muito cada nova postagem. Seus artigos e videos tem uma linguagem realmente simples, sem frescuras, o que deixa a fotografia ainda mais interessante! Parabéns pelo trabalho! Abraços!

    • Valu Orfeu por participar! A linguagem simples é realmente para tentar simplificar a fotografia.

  • Luciano Proença

    Willian meus parabens por estar passando conhecimentos tecnicos das partes burocraticas do mercado da fotografia…e como voces mesmo disse e atraves de ajuda que nos ajudamos se nao fosse com ajuda do Allan Elly estar te indicando nao estaria tendo sua ajuda com seu blog que me esclareceu muitas das minhas duvidas Obrigado