Como colocar marca d’água em suas fotografias usando o Lightroom

Colocar marca d’água em suas fotos no lightroom é mais simples que você imagina.

Como fotógrafo profissional, uso o lightroom para praticamente 90% de minhas tarefas, tanto para edição quanto coloração, não seria diferente para adicionar marca d’água.

Marca d'água no Lightroom

Usar o lightroom para esta finalidade além de simples é muito eficaz.

Ao contrário de outros programas, o lightroom não adiciona a marca d’água em seus arquivos originais, o que é muito útil para não sobrepor o arquivo e sempre tê-lo à disposição para qualquer utilização futura.

Por isso aplico após finalizar todas as tarefas de meu fluxo de trabalho.

Em quais situações que uso e recomendo a marca d’água?

  • Nas fotos que vão para o cliente na resolução web: Facilita para compartilharem nas redes sociais e ainda me auxiliam na fixação da marca no mercado;
  • Nas fotos para o blog: Todas minhas fotos do blog vão com marca d’água. O motivo principal é para fixação da marca do estúdio no mercado;
  • Nas fotos para redes sociais: Além das que envio aos clientes, costumo compartilhar fotos em todas as redes sociais que participo, então deixo as configurações estabelecidas.

Não acredito que marca d’água ajude na proteção de direitos, pois é muito simples usar o photoshop para apagá-las, mas é super importante para o branding.

Lightroom CC Marca D'água

Você prefere vídeo para aprender?

Como é um assunto com bastante dúvidas, gravei também um tutorial básico em vídeo para te auxiliar nesta tarefa. É só apertar o play e acompanhar.

Um infográfico com o passo a passo

Ser preferir, abaixo você acompanha um infográfico com o tutorial passo a passo para adicionar marca d’água em suas fotos usando o lightroom.

Marca d'água no lightroom Infográfico

Precisa mudar sua marca d’água?

Em alguns casos, precisamos fazer ajustes em nossa marca, seja por ter criado um novo logo ou até mesmo uma nova ideia. O lightroom permite editar facilmente.

Toda vez que precisar realizar qualquer alteração em suas marcas d’água, é só entra no menu Editar > Editar marcas d’água (Windows) ou Lightroom > Editar marcas d’água (Mac OS).

Realize as alterações necessárias e não esqueça de salvar antes de fechar a janela.

Editar marcas d'água no Lightroom

Gostou? Não esqueça de compartilhar com amigos. 😉

Abraços e inscreva-se para receber dicas em seu e-mail.