Lentes para Fotografar Casamentos: O que você realmente precisa saber

Quais são as melhores lentes para Fotografar Casamentos?

Esta é uma das perguntas mais comuns que encontro em minhas caixas de entrada, tanto no e-mail como nas rede sociais.

Neste artigo quero compartilhar minha experiência e dizer o que realmente é necessário para ter um bom conjunto de lentes para fotografar casamentos. 

É fato que muitos fotógrafos estejam perdidos sobre o que escolher na hora de investir numa nova objetiva, pois as opinões são tantas que parece ser mais difícil escolher uma nova lente do que realmente é.

70-200 fotografando noiva
Objetiva Nikon 70-200mm @200mm

Talvez você já tenha escutado algo do tipo:

  • Lentes Fixas são melhores;
  • Lentes Zoom são melhores;
  • Quem fotografa em F4 não é um bom fotógrafo;
  • Eu uso lente Fixa 1.4 para fotografar sem flash.

Parece que é uma guerra sem fim e na verdade acaba sendo mesmo.

Hoje você vai aprender de verdade o que é importante para seu trabalho e como escolher um conjunto de lentes para fotografar casamentos que seja de encontro com seu estilo na fotografia.

Cerimônia Casamento nikon 35mm f1.4G
Objetiva Nikon 35mm f1.4G @f2

Lentes para Fotografar Casamentos na prática

Em toda aula que ministro, pela internet ou pessoalmente acredito que um dos ensinamentos mais importantes é apresentar resultados práticos.

As referências de distancias focais estão relacionadas ao Formado FX. Se você tiver uma Câmera DX, leve em consideração as lentes equivalentes.

A importância da lente grande angular

Quando falamos em casamentos é impossível ignorar a fotografia dos locais que os noivos escolheram para realizar a cerimônia e a festa, pois são os primeiros itens na lista de pesquisa e contratação.

Você pode precisar de uma lente grande angular para fotografar ambientes no geral, cerimônias que acontecem em ambientes extremamente pequenos, decoração em caso de pouco espaço e também pista de dança.

As lentes mais comuns são:

  • 16-35mm Canon
  • 24mm Canon e Nikon
  • 14-24mm Nikon
  • 20mm Nikon

Caso esteja iniciando, você pode usar uma 24-105mm ou 18-135mm que já vem em algumas câmeras. O único problema destas lentes que chamamos que kit é a abertura do diafragma, que falarei adiante.

Objetiva 14-24 @14mm
Objetiva Nikon 14-24mm @14mm
Lentes para Fotografar Casamentos Ambientes
Objetiva Nikon 14-24mm @14mm
Objetiva para Fotografar Casamentos 20mm nikon
Objetiva Nikon 20mm
Objetiva para fotos decoração
Objetiva Nikon 14-24mm @14mm
Lentes para Casamentos nikon 20mm
Objetiva Nikon 20mm
Casamento com lente nikon 20mm
Objetiva Nikon 20mm

O que fotografar com lentes normais?

As distâncias focais entre 24-70mm é minha recomendação indispensável para quem deseja um conjunto de lentes para fotografar casamentos.

Não há como fotografar um casamento fugindo disso, bom pelo menos na maioria dos casos. Se você tiver de escolher apenas 01 lente, compre a 24-70mm.

Você vai conseguir fotografar ambientes, todas as entrada, cerimônia, fotos protocolares e festa. Esta foi inclusive minha primeira lente quando comprei minha primeira câmera FX.

As objetivas mais comuns usadas por fotógrafos de casamento são:

  • 28mm Canon ou Nikon
  • 35mm Canon ou Nikon
  • 50mm Canon ou Nikon
  • 58mm Nikon
  • 60mm Canon ou Nikon
  • 24-70mm Canon ou Nikon
Lentes para Fotografar Casamento 35mm
Objetiva Nikon 35mm
Casamento lente nikon 35mm 1.4
Objetiva Nikon 35mm
Lente para Casamento 35mm
Objetiva Nikon 35mm
Alianças nikon 35mm
Objetiva Nikon 35mm
Casamento nikon 35mm
Objetiva Nikon 35mm
Foto de Noiva Nikon 35mm f2
Objetiva Nikon 35mm
Lentes para Fotografia de Casamento
Objetiva Nikon 35mm
Casamento 24-70 nikon
Objetiva Nikon 24-70mm @32mm
Fotos Casamento nikon 24-70
Objetiva Nikon 24-70mm @28mm
Noiva Foto Nikon 24-70
Objetiva Nikon 24-70mm @24mm
Cerimônia nikon 24-70
Objetiva Nikon 24-70mm @24mm
Foto Noiva Moda 35mm
Objetiva Nikon 35mm
Fotos Casamento Nikon 35mm 1.4g
Objetiva Nikon 35mm

O que fotografar com objetiva Tele?

As objetivas meias-tele e teles têm um papel importante na fotografia de casamento, mas não são obrigatórias.

Na verdade 70mm já é considerado meia tele. Então aqui estarei falando de objetivas acima de 70mm certo?

Quando falamos em fotografia de casamento, por diversos momentos temos de pensar na noiva e no noivo. Muitos deles adoram retratos e fotografias mais próximas, mesmo àqueles que dizem não gostarem de posar para fotografias.

Conforme sua prática, verá que é possível também fotografar cerimônias com uma lente 70-200mm por exemplo, principalmente as que acontecem em ambientes com ótima área de circulação. Igrejas Matriz, Praia e Campo são excelentes lugares para usar uma 70-200mm.

As lentes objetivas mais comuns usadas em casamentos são:

  • 85mm Canon e Nikon
  • 70-200 Canon e Nikon
  • 24-105 Canon
Fotos de Noivos com lente 70-200 nikon
Objetiva Nikon 70-200mm @135mm
Lente 85mm para fotografar casamentos
Objetiva Canon 85mm – Segundo Fotógrafo
Lente 70-200mm casamento
Objetiva Nikon 70-200mm @165mm
Lentes para Fotografar Casamentos 85mm
Objetiva Canon 85mm – Segundo Fotógrafo
70-200mm nikon em casamentos
Objetiva Nikon 70-200mm @70mm
Foto 85mm lente casamento
Objetiva Canon 85mm – Segundo Fotógrafo

E o diafragma nas lentes para fotografar casamentos?

Este é um assunto bem polêmico, por isso mais uma vez vou falar sobre o aspecto funcional e técnico, deixando o estilo pessoal de lado.

Na hora de escolher suas lentes para fotografar casamentos, você precisa também atentar-se à abertura do diafragma. Se você não sabe exatamente para que serve, recomento ler este artigo somente sobre aberturas.

Lentes para Fotografar detalhes casamento
Objetiva Canon 35mm f2.2 – Segundo Fotógrafo

O que você precisa saber na hora de escolher a abertura de sua objetiva está logo abaixo, o restante é gosto pessoal e não uma regra.

A maioria de seus casamentos acontecem de noite ou de dia?

Um dos aspectos de um diafragma mais aberto ou fechado está relacionado à luz. Em casamentos noturnos, quanto mais aberto o diafragma, menos flash terá de usar, pois chegará mais luz ao sensor. Portanto se a maioria de seus casamentos acontecem à noite e você  não gosta de usar flash, terá de investir em objetivas com aberturas extremas.

No caso da Nikon f1.4 e Canon f1.2. Se você fotografa durante o dia, para o assunto luz, não fará diferença pra você se usar f5.6 de uma lente básica.

Fotografar Casamentos Nikon 35mm 1.4g
Objetiva Nikon 35mm f1.4G @f2

Você gosta de profundidade de campo?

As aberturas não estão apenas relacionadas à quantidade de luz que chega ao sensor. Se você é apaixonado por fotos com fundos bem desfocados (profundidade de campo), deverá também investir em lentes com aberturas máximas. 

Um alerta importante sobre grandes aberturas

Muitos fotógrafos querem fotografar o casamento inteiro em f1.4 apenas por ter uma lente desta e desejar todas as fotos com fundo bem desfocado.

Tome muito cuidado em momentos como entradas do noivo e noiva. Apesar de não ser uma regra, minha recomendação é não fotografar em aberturas maiores que f3.2. As chances das fotos sairem com backfocus é grande.

Se você tiver muita experiência e souber o que está fazendo, siga firme, quem sou eu para lhe dar um conselho deste. 😉

Casamento igreja lente nikon 35mm
Objetiva Nikon 35mm f1.4G @f3.5

Lentes Fixas ou Zoom?

Sempre digo que Casamentos não é o melhor cenário para praticar sua fotografia, pois não é legal arriscar um dia importante na vida de um casal. De qualquer modo algum dia você vai precisar fotografar o primeiro casamento.

Importante: Não é uma lente zoom melhor que uma lente fixa ou vice-versa. Ambas lhe entregam excelentes resultados.

Opte em usar lentes zoom se identificar-se com os cinco requisitos abaixo:

  • Você não tiver 02 corpos de câmeras para fotografar ao mesmo tempo, assim terá toda a flexibilidade que apenas a lente zoom pode lhe oferecer;
  • Não desejar correr risco de perder alguma foto, principalmente no início de carreira. A lente zoom é muito versátil e lhe permite aproximar-se ou distanciar-se sempre que desejar, apenas com o zoom.
  • Não se importar com o peso delas. As lentes zoom são mais pesadas que as fixas, tá certo que são poucas gramas. Mas levando em consideração 16h em pé fotografando, estas gramas no final do casamento tornam-se quilos.
  • Não haver um assistente para te auxiliar na troca das lentes. Se você usar lentes fixas, vai precisar de alguém para lhe auxiliar.
  • Não quiser se preocupar em troca de lentes.
Lente Fixas para Casamento
Objetiva Nikon 35mm f1.4g @f2

Recomendo usar lentes fixas se os requisitos abaixo forem importantes a você:

  • Tiver 02 Corpos de Câmeras: Você já pensou perder uma foto que está bem longe por estar apenas com uma 24mm e não conseguir chegar a tempo para clicar a cena? Ao mesmo tempo, pense se tiver com uma lente 60mm e precisar fazer fotos de um grupo de pessoas e não tiver espaço suficiente?
  • Forem 02 Fotógrafos: Pode até ser que você não tenha 02 câmeras, mas se tiver outra pessoa da equipe com você usando uma lente zoom, pode arriscar seguir apenas com uma lente fixa.
  • O peso for um fator importante: Este fator pra mim foi importante para começar a usar lentes fixas. Não há como Fotografar Casamentos 16h seguidas sem ficar exausto com quase 600gr a mais na mão. As lentes fixas são bem mais leves.
  • Discrição: Muitas vezes, precisamos passar desapercebidos pelos convidados para conseguir as melhores fotos.

Para concluir, espero que este artigo tenha lhe auxiliado em suas dúvidas.

Qualquer dúvida adicional sobre lentes para fotografar casamentos, comente abaixo que terei o maior prazer em responder conforme minha agenda.

Abraços! 😉

Willian Lima

Objetivas na Prática
  • Alcyr Maciel

    Uma abordagem melhor que a outra, parabéns!

  • Diego N.

    Obrigado Willian. Artigos como esse sempre contribuem para mim.

  • Valdinei Petenuci

    Gosto muito de ler seus artigos. Este de lentes dão dicas muito importante, pincipalmente quem quer investir e melhorar suas futuras fotos. Valeu Willian!

  • Paulo Guimaraes

    Parabéns Willian, tudo de bom pra você, é um merecedor, obrigado pelas dicas, abraço

  • Bobby Fonseca

    Muito bom o seu artigo. Eu normalmente uso uma canon 24-70 numa full frame e uma 100mm numa cropada (que vira 160mm). Me atende muito bem!

    • Opa Bobby… Valeu.. Seu set e interessante e realmente deve lhe atender muito bem… a 24-70 é super versátil e para tele uma 160mm também é legal…

  • Julio Melo

    Muito bom seu artigo William, estou lhe acompanhando sempre, você tem humildade e conhecimento, sabe como transmitir boa informação para nós! Grande abraço!

    • Opa, Julio. Valeu cara. Que bom que estou conseguindo passar informações com fácil entendimento.

  • Marcio Zaffani

    Show de bola Willian, é bom poder aprender sempre e acompanhar suas dicas. Hj uso uma 35mm F2 na D800 e uma 70 200 f2.8 na D610.

    • Legal… praticamente meu set atual.. 35mm + 70-200..

  • Diego Cogo

    Muito bom artigo Willian, uso a 35mm art na d750 e uma 85mm na d610.estou querendo uma 70-200 que seria mais para ensaios. Já procurei nos seus vídeos algo sobre ela fico na dúvida entre a f4 e 2.8 ? Abraço

    • Olá Diego… Não há um vídeo específico sobre isso. Mas uso a 2.8 e é perfeita!

  • André Reis

    Olá Willian, e a AF-S 24-120mm f/4G ED VR da Nikon, seria uma boa opção pela versatilidade?

    • Sem duvidas… ótima, apenas a noite que vai precisar de um pouco mais de luz. No entanto se você faz como eu, flash com assistente nao sentirá falta de luz!

      • André Reis

        Valeu, obrigado Willian.

  • Eugênio Silva

    Olá Willian, então deixa antes te parabenizar pelo seu artigo, sempre ajudando e tirando dúvidas.
    Deixa tirar uma dúvida, entre a AF-S 24-120mm f/4G ED VR da Nikon e a 24-70 f/2.8 Sigma qual a melhor opção? Uso uma D610.

    • Opa… obrigado. Eu prefiro 10000 vezes a Nikon, mesmo sendo mais escura. A qualidade é superior em minha opinião.

  • Fernando Almeida

    Parabéns William, muito bom mesmo o artigo!!!

  • Thiago

    Realmente muito bacana, com bastantes exemplos práticos. Realmente não existe uma resposta exata, cada um faz como achar melhor. É preciso entender e criar seu estilo.
    Obs: William, fiz contato contigo. Me responde assim que der.

  • Rogerio Furlan

    Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer por esse espaço fantástico, com muitas informações úteis! E gostaria de pedir uma dica…Hoje uso uma 24 2.8d + D300s e D610 + 70-200 2.8, e como consegui uma economia estou pensando em um UP, no caso estou entre mais uma D610 ou uma 35 1.4g, mas já pensei tanto… Poderia me ajudar com uma opinião? Forte abraço!

    • Olá Rogério… nesta situação é uma decisão bem delicada… Na maioria dos casos sempre opto por objetivas melhores primeiro, mas como uma D300 é bem antiga, você conseguirá ótimos resultados com D610 e a 24 que você já possui….

  • Douglas Miquel

    Qual a abertura da 35mm?