03 Dicas para Tirar Fotos Mais Nítidas

Quem não gosta de Fotos mais Nítidas possível?

Olá tudo belezinha? Hoje quero compartilhar algumas dicas para te auxiliar a fazer fotos mais nitidas. Claro que estas não são as únicas formas, mas tenho certeza que posso contribuir com um pouquinho do que sei sobre o assunto, afinal já são diversos anos na fotografia. Espero que goste e se gostar, por favor compartilhe! 😉

Pode ser também que sue câmera esteja com Back Focus ou Front Focus, aí o problema é outro. Assista este vídeo demonstrativo.

Quero que este guia fique de fácil acesso pra você quando precisar, por isso criei uma versão PDF para te enviar gratuitamente em seu e-mail. Se quiser adicione seu e-mail abaixo, que receberá imediatamente!

Receba o PDF em seu e-mail

>

01 – Velocidade Segura do Obturador

Está é minha dica preferida e que na maioria das vezes é deixada de lado. Existe uma regra básica sobre a velocidade segura para deixar suas fotos mais nítidas, na verdade podemos dizer também, menos tremidas.

Anote aí: Em muitos casos não é falta de nitidez na foto, mas sim uma fotografia tremida por conta da baixa velocidade. 😉

Claro que este fator depende de cada pessoa. Algumas pessoas conseguem trabalhar muito bem em velocidades baixas. Com muito estudo e prática, é possível tirar belas fotos em baixa velocidade.

Fotos mais Nítidas Noite

Se quiser aprender a ter fotos mais nítidas com velocidade baixa, você vai precisar de um tripé ou prender a respiração no momento do clique. É serio, funciona!

A Foto acima foi feita em meu projeto na fotografia de casamento, com uma objetiva 14-24mm, velocidade do obturador em 20 segundos e claro, com uso do tripé!

Como funciona a Regra Básica?

Kit Lentes Nikon Nítidas top

A velocidade segura está diretamente ligada á distância focal de sua objetiva. Uma velocidade baixa de obturador em 1/40, pode ser segura se estiver com uma lente 24mm. Ao mesmo tempo uma velocidade 1/125 pode não te dar uma foto nítida se estiver com uma lente 200mm.

Sugiro utilizar uma regrinha geral. Calcule sempre a distância focal de sua objetiva + meio dela. Willian, entendi nada…rsrs. Então vamos aos exemplos abaixo.

Importante: DF = Distância Focal.

  • DF 24 mm – Velocidade segura de 1/40, que nada mais é que 24 (inteira) + 12 (metade de 24);
  • DF 35 mm – Velocidade segura de 1/60, que nada mais é que 35 (inteira) + 17,5 (metade de 35), que na verdade são 52,5 mm. Arredondando 1/60;
  • DF 50 mm – Velocidade segura de 1/80. E assim por diante.

Importante: Se você não possui uma câmera FULL FRAME, uma lente 50 mm por exemplo, fica 75 mm numa Nikon D90. Você deve levar em consideraçào os 75 mm para usar a regrinha geral e fazer sua conta, e não 50mm.

Veja qual o modelo de sua câmera e seu fator de corte. Geralmente os fatores de corte da Nikon são de 1.5x, da Canon 1.6x e 1.4x, mas por favor confirme de acordo com seu modelo de câmera.

02 – ISO para fotos mais nítidas

Dica para Fotos mais Nítidas

O ISO baixo também contribui para fazer fotos mais nítidas. Sugiro de ler o artigo Como tirar fotos melhores para conferir algumas dicas sobre o ISO de sua câmera.

Quanto maior o ISO de sua câmera, mais ruído a fotografia apresenta. O fator ISO reflete diretamente também na nitidez de suas fotos. Em alguns casos o ruído é tão evidente, que se faz necessário aplicar um filtro para reduzir ruído no Photoshop ou Lightroom, deixando as fotos ainda menos nítidas.

Por isso, estude e faça testes em sua câmera para descobrir como ela se comporta em ISO elevado. Na falta de luz use um flash caso queira fazer fotos mais nítidas.

Dica sobre ISO: De um modo geral, as câmeras se comprtam bem com a metade da capacidade máxima de ISO NATIVO. Por exemplo, uma Nikon D90 tem o ISO nativo máximo de 3200, por isso, usar 1600 pode lhe oferecer uma bela foto. Mas faça testes e defina um valor ideal pra ti.

Claro que esta dica está baseada em minha experiência em todas as câmeras Nikons que usei. Sobre a Canon, infelizmente não tenho este parâmetro. Mas alguns alunos disseram que funciona bem para Canon também.

03 – O Diafragma

Diafragma Objetiva Números

Está em alta fazer fotos com o background desfocado, em alguns casos, até mesmo fotógrafos levam como linguagem de seus trabalhos, fotografias desfocadas. Mas se você faz parte das pessoas, como eu que tem a nitidez como prioridade, não utilize o máximo de suas lentes. Explicarei melhor abaixo

Há uma regrinha simples e eficiente que me traz excelentes resultados com nitidez. Nunca use a abertura máxima de sua lente, é sério.

Se você tem uma objetiva que o Diafragma máximo é 1.8, use 2.5. Se você tem uma lente mais escura, como por exemplo uma f 4.0, utilize a abertura mínima de 5.6. Sempre uma abertura menor do que a máxima.

Sinceramente não entendo tecnicamente sobre o assunto, mas usar as objetivas em suas aberturas máximas não nos oferece a melhor nitidez.

Outro detalhe muito importante é saber se os assuntos a serem fotografados estão num mesmo plano. Como assim? Vamos a um exemplo.

Fotos Nítidas Diaragma

Se tiver fotografando 02 pessoas lado a lado, não terá muitos problemas com foco e nitidez com aberturas maiores. Mas se estiver fotografando um grupo de pessoas, que algumas estão mais à frente e outras mais atrás, escolha aberturas de f5.6 para baixo, pois a tendência das pessoas ficarem desfocadas é muito maior.

Há realmente muito para se falar sobre como tirar fotos mais nítidas, no entanto este artigo ficaria no mínimo 04 vezes maior e cansativo.

Tenho certeza que, entender e praticar estas 03 dicas, suas fotos serão mais nítidas daqui pra frente.

Espero ter auxiliado.

Grande abraço e até a próxima! 😉

Objetivas na Prática
  • Isabela Correia

    MUITO obrigada, a dica da velocidade me ajudou MUITO. Estava achando que era problema com a minha câmera, pq achava que velocidade acima de 60 já estava suficiente, mas na minha (7D) é no mínimo 125, com a 50mm por exemplo. Adorei!!!

    • Olá Isabela.. Que legal… Ótimo que resolveu!

  • Dalmessa Messa

    Ola William, agora fiquei com uma dúvida, em um artigo você fala que para fotos mais nítidas nas lentes 35 mm usar a abertura de 5.6, e neste artigo você diz que em um grupo de pessoas deve-se usar a abertura abaixo de 5.6, nesse caso ficaria com menos nitidez então? Abraço e parabéns pelo site e pelas dicas importantíssimas.

    • Olá Dalmessa… na verdade me refiro a mesma coisa… o correto é 5.6 para baixo… Aberturas menores … f7.1 é menos que f5.6… Assim como f11 é menor que f7.1. Talvez apenas mudei a forma de escrever… Vou corrigir no outro artigo…

  • Fred Max

    consigo fotos nítidas como essas com uma samsung wb100?

  • kkroto está correndo!

    Muito bom, agradeço o compartilhamento de conhecimento.