Fotografias High Key e Low Key: O que são e como fazer

Um Guia Completo sobre Fotografia High Key e Low Key

Fotografias High Key e Low Key são características de imagens que possuem predominância de tons claros e tons escuros, nesta ordem.

Provavelmente você já tenha visto fotos com estas técnicas mas não sabia que eram classificadas como High Key e Low Key.

Neste artigo além de falar sobre os conceitos, quer ensinar como criar estas fotografias. De um modo geral são simples e requerem apenas observação do fotógrafo e um conhecimento intermediário sobre iluminação, principalmente nas fotografias Low Key.

Os conceitos da fotografia High Key

A fotografia high key tem característica de possuir em sua maioria altas luzes (tons claros). Não deve ser confundida com aumento de exposição, ou seja, uma fotografia superexposta, apesar de em alguns casos ser necessário aumentar a exposição para aperfeiçoar o resultado.

A fotografia 1 é um exemplo de high key em um dos casamentos que fotografei, inclusive é uma das fotos premiadas pela ISPWP.

Fotografia High Key Casamentos
Fotografia 1 – Noiva High Key

Como fiz esta fotografia: Conforme comentei no início do artigo, a observação é super importante para fazer uma fotografia high key. O Secador está posicionado à frente de uma parede branca, que por sua vez recebe menos luz que esta parede. Assim, fiz a fotometria com a luz disponível no rosto da noiva, automaticamente a parede que recebe mais luz direta, ficou estourada.

A fotografia 2 mostra um resumo de como pensei na hora de criar esta imagem high key.

Criando a Fotografia High Key
Fotografia 2 – Criação Fotografia High Key e seu Histograma

Os conceitos de uma Fotografia Low Key

Na fotografia low key, o processo é inverso. Sua característica é possuir mais áreas de sombras à luzes. Do mesmo modo, fotos subexpostas (escuras) não devem ser consideradas fotografias low key.

Na prática o nível de dificuldade é um pouco maior em relação à high key, pois o conhecimento sobre luz precisa ser mais aprimorado. Entender o jogo de luz e sombras é essencial para um excelente resultado em low key.

Uso muito esta técnica quando o ambiente não é favorável para a composição.

A fotografia 3 é um exemplo prático de low key na fotografia de casamento. Como aqui no Brasil, principalmente em SP, a maioria dos casamentos acontecem durante à noite, desenvolvi uma maneira de trabalhar com flash fora da câmera para fazer luz pontual. O resultado me agrada muito.

Fotografia Low Key Casamentos
Fotografia 3 – Fotografia Low Key em Casamentos

Como fiz esta fotografia low key: Apaguei a luz do ambiente e posicionei meu flash (poderia ser um led também) á direita superior da foto. A dificuldade aqui é enxergar o resultado da luz antes mesmo de clicar, assim você poupa tempo do cliente em ficar fazendo testes. Por isso que estudar luz é essencial.

fotografia 4 apresenta o resumo de concepção desta fotografia low key.

Criação Fotografia Low Key
Fotografia 4 – Criação Fotografia Low Key e seu Histograma

Abaixo quero deixar mais alguns exemplos de fotografias high key e low key criadas recentemente em meu trabalho na fotografia de casamentos e também algumas pessoais.

Fotografia High Key Natureza Foto High Key Natureza Foto High Key EnsaiosFoto Low Key Pessoas Fotografia Low Key Casamento Foto Low Key Casamento SP Foto Low Key Casamento Praia Foto Low Key Ensaios

Como puderam perceber, para desenvolver as técnicas high key e low key são necessários conhecimentos intermediários de iluminação, usando um flash ou luz natural.

Sobre configurações de câmeras não há segredos, se você dominar o básico da fotografia, conseguirá fazer suas fotos high key e low key tranquilamente.

Espero que tenha lhe auxiliado com mais este artigo, compartilhe com seus amigos nas redes sociais, não leva nem 10 segundos! Conto com você.

Você pode também receber mais dicas em seu e-mail, inscreva-se. 😉

Abraços.

Cursos Falando de Foto
  • @cheesepaulo

    Nice! a sacada de enumerar os passos ficou muito boa! Pra fazer high key tem que saber bem como a luz atua pra fazer a fotometria adequada ^^

    ps: Essa foto na praia, tem um flash pra iluminar o chão e mais um pra recorte ou fez tudo num flash só?

    • Opa… obrigado por comentar e bom saber que a numeração facilitou. Sobre a fotografia da praia, apenas 01 flash na potência total 1/1.