Facebook para Fotógrafos – Não Cometa estes 03 Erros

3 Dicas de Facebook Marketing para Fotógrafos

Muito se fala Negativamente sobre o Facebook, alguns dizem que vai acabar, outros que vai ser como o Orkut e ainda alguns dizem que o Facebook não é mais o mesmo. Pode ate ser, mas não acredito 100% nisso. Estas 03 dicas simples sobre Facebook Marketing para Fotógrafos vão te auxiliar a aumentar sua audiência na Rede Social.

Escrevi outro artigo completo sobre Marketing na Fotografia. Você pode ler aqui.

Antes de continuar, quero dizer que as estratégias aqui compartilhadas, são as que utilizo em meu trabalho fotografando casamento e família.

01 – Fale para seu Público Alvo no Facebook

Facebook Marketing para Fotógrafos Público Alvo

Vejo muitos fotógrafos perdidos nas campanhas e divulgações, por isso resolvi adicionar este item como número 01 na lista de dicas de Facebook Marketing para Fotógrafos.

Observo muitos fotógrafos utilizando linguagem inadequada para seu público Alvo. Os Títulos e descrições devem criar uma conexão com o público.

Se você é fotógrafo de casamento, deve se preocupar em escrever para este público. O mesmo deve ser feito para quem Fotografa Família.

Pare imediatamente de se preocupar com linguagens técnicas que apenas outros fotógrafos entenderão. Os noivos e famílias não querem saber qual câmera a foto foi feita, qual luz utilizada, qual lente, etc.

Alguns erros comuns que encontro no facebook:

  • Casamento lindo no blog, fotografado com a câmera X;
  • Mais um lindo casamento no Blog. Quantas vezes vai postar com este título? Repetição deixa de ser atrativo;
  • Fotografei este casamento com minha nova lente X;
  • Amo ISO Alto (Posta a Foto do Casamento);
  • Fotos do Casamento de Maria e João, com minha nova câmera;

Idéias Títulos e descrições que façam sentido para noivos e noivas: 

  • Você passaria uma tarde fotografando com seu Amor numa Ilha? Veja estas lindas fotos;
  • Quantas Fotos você já fez com seu Amor na Chuva? Inspire-se com estas fotos feitas na Chuva;
  • Vamos para o Litoral fazer algumas fotos? Este lindo Ensaio na Praia X;
  • Você já foi em algum casamento de luxo recentemente? Confira estas fotos.

Título que criem uma conexão direta com o público Alvo, tende a criar um engajamento muito Superior! Experimente. 😉

02 – Engajamento no Facebook

Facebook Marketing para Fotógrafos Engajamento

É Conhecido que a taxa de engajamento dos posts sofreram uma queda. Naturalmente isso aconteceria, pois a quantidade de usuários cresceu demais. Hoje, as pessoas recebem muito mais atualizações na timeline do que há 2 anos atrás.

Como aumentar o engajamento? Simples. Se preocupando menos com quantidade de likes de sua página. Não adianta ter 10.000 curtidas, se as curtidas não são de seu público alvo, pessoas interessadas de verdade em suas publicações.

Obter Likes apenas por obter já não funciona mais. Facebook Marketing para Fotógrafos é muito mais que apenas curtirs, claro que são importantes, mas das pessoas erradas, pode ter efeito contrário. No vídeo abaixo explico mais sobre isso.

03 – Gere mais Audiência para seu Blog/Site

Facebook Marketing para Fotógrafos Audiência

Outro fator que muitas pessoas descartam é o fato de levar tráfego para o Site.

Postar fotos nos álbuns do Facebook é importante, mas te aconselho daqui pra frente pensar sempre em Audiência para seu Blog. Não é na Rede Social que as pessoas solicitam Orçamentos e disponibilidade, e sim através do site.

Minha sugestão é deixar poucos álbuns com suas melhores fotos, postar entre 1 ou 2 fotos de cada trabalho nos álbuns do Facebook. As outras, adicionem links de algum portifólio de seu site ou artigo no blog.

No facebook há muita distração. As pessoas podem até entrar em seus álbuns com o objetivo de ver seu trabalho para um contato posterior, mas há muita informação, e seu potencial cliente, pode facilmente se distrair.

Já em seu Blog/Site o universo é fotografia. É muito mais simples contagiar o leitor/cliente e criar alguma ação, como entrar em contato por exemplo.

Para finalizar

Não sou um Guru, mas acredito no compartilhamento de informarções. Para alguns este texto pode ser patético, para outros uma salvação. Sempre digo que é impossível agradar a todos.

Espero que este artigo sobre Facebook Marketing para Fotógrafos possa melhorar seus resultados na Rede Social.

Compartilhe com amigos! Você pode me ajudar a espalhar esta informação.

Assista o Bate Papo sobre Facebook Marketing para Fotógrafos

Bom, por hoje é só. Até a próxima! 😉

Objetivas na Prática
  • Igor Medeiros

    Parabéns! Texto muito bom e explicativo.

  • Givaldo Marttins

    obrigado pelas dicas… show!!!

  • Letícia Barbeto

    Willian adoro seus videos, queria muito dicas sobre como criar um publico direcionado para os anúncios pagos do facebook, pq já percebi que compartilhar sem a definição do publico não gera muitos resultados.

    • Olá Leticia. Este é um assunto muito bom, ao mesmo tempo muito difícil de ensinar, pois requer muitos detalhes. Estou preparando novos conteúdos sobre Marketing na internet. Se quiser acompanhar, inscreva-se por e-mail. (Lembrando que você pode também receber outros conteúdos). Ah… poderia ter compartilhado…rsrsr

      • Letícia Barbeto

        Já sou inscrita, fico aguardando ansiosa pelos novos conteudos 😀