Dicas de Fotografia: Conteúdos de qualidade para melhorar sua fotografia

Esta é uma página especial que reúne todas as dicas de fotografia publicadas aqui no blog.

Não importa se você é um iniciante ou fotógrafo profissional, será simples en um assunto que lhe seja útil. Se tiver em idéia algum assunto não encontrado por aqui, por favor comente abaixo e deixe sua opinião sobre um novo artigo, combinado?

Dicas de Fotografia

Você pode também utilizar o campo pesquisar na barra lateral e encontrar o assunto desejado, talvez  esteja em outra categoria e não em dicas de fotografia.

Dicas de Fotografia de Casamento

As Dicas de fotografia já escritas no blog

Abaixo, segue a listagem completa dos artigos que fazem parte deste blog.

Esta listagem é atualizada toda vez que um novo artigo na categoria sobre dicas de fotografia é publicado. Fique de olho nesta página ou até mesmo inscreva-se gratuitamente para ser comunicado sobre qualquer atualização.

A ordem da listagem abaixo é inversa, ou seja, o artigo número 01 é o artigo mais recente, facilitando o acesso do conteúdo mais atual. 😉

Obturador da Câmera

Dicas de Fotografia para Iniciantes

Vale a pena iniciar sua leitura entendendo a questão do diafragma. Escrevi 02 artigos complementares aqui na sessão dicas de fotografia. Recomendo ler os artigos Diafragma na Fotografia – Um guia completo e Um Guia Definitivo sobre Profundidade de Campo [Garantido].

Os 02 abordam todos os aspectos relativos ao diafragma se sua objetiva.

Acho importante também, no início de sua jornada como fotógrafo, entender como funcionam os sensores das câmeras e quais suas principais características. Leia aqui sobre Sensores APS-C e Full Frame.

Sobre composição e criatividade o artigo sobre Regra dos Terços é obrigatório. Conhecer os princípios básicos da composição fotográfica é essencial para ter melhores fotos.

Não há como falar sobre dicas de fotografia sem falar como a fotografia deve ser feita.

Um assunto também muito importante para quem está iniciando é entender como funciona a leitura de luz da câmera. Para lhe explicar melhor, escrevi o artigo Um Guia Prático com Dicas de Fotometria e também um guia completo para aprender sobre ISO e Fotografia.

O objetivo é explicar de maneira simples e eficiente como a câmera trabalha com a luz.

Acho importante também juntar estas 03 dicas de fotografia que fazem parte do triângulo da fotografia e andam sempre juntos para uma boa imagem final

Histograma na Fotografia

Em seguida da Fotometria, indico ler sobre o Histograma. É um gráfico que nos auxilia no entendimento dos aspectos de luz e cores das fotografias. Para facilitar o entendimento, no artigo apresento exemplos pessoais.

Para complementar as leituras anteriores, seria interessante conferir o artigo 06 Dicas de Como Tirar Fotos Perfeitas. São dicas básicas, mas importantes para seus primeiros passos na fotografia.

Dicas de Fotografia para profissionais

Aos fotógrafos que desejam aprender mais sobre dicas de fotografia de casamento recomendo a leitora do artigo Como Fotografar Casamentos e Contar Histórias Reais. É um artigo voltado à dezenas de conteúdos práticos que adquiri em toda minha carreira com mais de 500 casamentos fotografados.

dicas-fotografia-detalhe

Para os que procuram dicas para fotos criativas, o artig 06 Dicas Básicas sobre Como tirar fotos Criativas pode ser uma excelente pedida. Nele compartilho alguns aspectos técnicos sobre como fazer uma fotografia criativa.

Complementando o Artigo sobre Fotos de Casamento, escrevi algumas dicas de fotografia para os fotógrafos que gostariam de saber sobre qual lente investir para fotografar casamentos. Um artigo completo com exemplos reais de fotografias que fiz até o momento.

Os fotógrafos que desejam vender suas câmeras usadas ou até mesmo desejam saber quantos cliques suas câmeras já fizeram, recomendo ler Como saber a quantidade de cliques de uma câmera.

Ainda há fotógrafos que tem receios em estudar pela internet. No artigo Fazer Curso de Fotografia onLine. Sim ou Não? dou minha opinião sobre estudar em casa e pela internet.

Sempre há os que curtem reviews de equipamentos e lentes. Aqui na área com dicas de fotografia, há também o Review Objetiva Nikon 35mm 1.4G que investi logo após experimentar e fazer o review da Objetiva Sigma Art 1.4. Vale a leitura.

Ajuste Fino de Foco Câmeras

Uma das dicas que virou curso foi Suas fotos mais Nítidas com o Ajuste Fino de Foco. Muitos fotógrafos nem imaginam que em alguns casos o problema de falta de foto na fotografia está ligado à um ajuste que sua câmera possa ter. O ajuste fino de foto não está presente em todas as câmeras, mas vale a pena  conferir no manual e se houver, leia este artigo e invista no curso que custa menos de 1 real por dia.

Pensando na dúvida muito comum sobre o que investir primeiro, escrevi o artigo e gravei um vídeo sobre Câmeras Fotográficas ou Lentes, no que investir primeiro? Aqui esclareço as dúvidas mais comuns e compartilho minha experiência no início da carreira.

Aos amantes de literatura, criei um artigo especial com indicações de 12 Livros de Fotografia que você precisa Conhecer hoje! Vale a pena conferir e ver quais os fotógrafos que possuem belos títulos.

Outras Dicas de Fotografia

Esta última sessão está voltada para as dicas de fotografia que podem servir tanto para quem está iniciando ou já é um experiente. Muitos deles são assuntos paralelos e complementares.

Para quem gosta da brincadeira entre luz e sombras na fotografia, recomendo a leitura do artigo sobre Fotografias High Key e Low Key. Nele apresento resultados e como fazer fotos utilizando esta técnica que nos trás resultados diferentes.

Algumas dicas de fotografia falam sobre técnica. Aqui você pode conferir um artigo com 05 técnicas de fotografia que pode proporcionar excelentes resultados.

Criei um artigo e gravei um vídeo para falar sobre um dos assuntos mais polêmicos da fotografia, RAW vs JPEG. O objetivo não é dizer ou afirmar que um é melhor que o outro, mas sim trazer todos os aspectos e características de cada arquivo pra você como fotógrafo, decidir o que será melhor para seu fluxo de trabalho. Leia o artigo completo RAW vs JPEG aqui.

  1. Dicas de Fotografia para Iniciantes: O básico para quem está iniciando
  2.  O que é e como fazer um time lapse
  3. Sensores APSC e Full Frame – Conheça as diferenças na prática
  4. Indicações de alças para câmeras
  5. Quem foi o fotógrafo que fez as fotos da Beyonce grávida?
  6. 05 Técnicas de Fotografia com excelentes resultados
  7. 04 Cursos de Fotografia para fazer investindo pouco
  8. Objetivas na Prática – Quais lentes uso para fotografar casamentos e famílias
  9. Simulador de Lentes Nikon
  10. Participando da “TAG Eu Fotógrafo”
  11. Willian Responde #2 – Fotografar Casamentos com lente 180135mm e Nikon D5100
  12. Willian Responde #1 – Fotografar Casamentos com lente 18-135mm
  13. 10 Fotos Sensacionais de Light Painting por Troy Paiva
  14. Os Melhores Aplicativos de Fotos para iPhone
  15. Curso de Fotografia onLine – Quais Recomendo?
  16. 03 Dicas para Tirar Fotos Mais Nítidas
  17. UnderWater Dogs Photos
  18. [Ebook] 43 Frases de Fotografia para te inspirar
  19. Como fazer uma Fotografia HDR – Dicas Completas
  20. Sebastião Salgado e o Livro Gênesis
  21. Fotografia de líquido: O fotógrafo arquiteto!
  22. Escolhendo a câmera – Nikon D600 versus Canon 6D

Sugestões de assuntos sobre dicas de fotografia

Como disse no início, abaixo você pode sugerir assuntos sobre dicas de fotografia ou até mesmo Votar em alguma sugestão já descrita por outro colega.

Perceba que há uma seta abaixo da voto, você pode votar como positivo ou negativo. A cada voto positivo que um comentário ganha, ele sobe de posição. É uma forma interessante para eu saber quais assuntos mais pedidos aqui no blog e me organizar para escrever.

Votação Comentários Disqus

Espero conseguir tempo para todos. Conto com você! 😉

  • Olá Pessoal, deixem suas sugestões sobre assuntos aqui nos comentários. Lembrando que esta sessão é sobre dicas de fotografia. Para edição, negócio, produtividade, diagramação há outra seção especial que pode ser encontrada na barra lateral.