Controle Financeiro na Fotografia – Organize-se ou Quebre

Vídeo Controle Financeiro na FotografiaTer um bom Controle Financeiro na Fotografia é tão importante, mas tão importante, quanto conseguir tirar a foto mais fantástica do mundo.

É triste saber que ainda são poucos os fotógrafos de casamento, newborn e família que enxergam a construção de uma carreira com atividades fora do clique, por isso a fatia dos fotógrafos que cobram bem por seu trabalho ainda é a menor do mercado.

Você sabia que 50% das empresas fecham nos seus primeiros 5 anos de vida? Não sou eu quem diz, mas sim os dados do Sebrae.

Acredito de verdade que o fotógrafo profissional para construir uma carreira bem sucedida, além de belas fotos, precisa conhecer sobre os processos administrativos. Como posso afirmar?

Jamais ensino o que não sei ou o que nunca vivi. Passei por todas as fases de um fotógrafo, inclusive a de abrir o estúdio do zero, sem qualquer cliente e passar por dezenas de dificuldades.

  • Já fiz ligações a clientes de um telefone público, conhecido aqui em SP também como orelhão, pois a grana era curta para ter um telefone celular com créditos;
  • Já apresentei meu trabalho a clientes à domicílio, levando mais de 2 horas para chegar no local, pois não tinha carro e meus meios de transportes eram os ônibus e metrôs lotados levando os pesados álbuns numa mala de viagem;
  • Já deixei de almoçar para juntar o dinheiro do aluguel do mês seguinte;
  • Já morei no escritório;

Enfim, o objetivo deste artigo não é falar sobre as dificuldades, mas achei importante compartilhar algumas para dizer que conheço as dificuldades de um fotógrafo, em qualquer nível de sua carreira.

Então por favor, deixe as desculpas de lado e mãos na massa.

50% das empresas fecham 5 anos

Com tudo isso, afirmo cada dia mais que é imprescindível ter um controle financeiro na fotografia que lhe apresente tudo o que é necessário para gerir sua carreira.

Quem administra muito bem o pouco, estará pronto para administrar muito. Em outras palavras, jamais terá muito se não souber administrar o pouco;

Ter boas fotos é obrigação de qualquer fotógrafo que se diz profissional, assim como saber administrar um negócio é tarefa de um empreendedor, logo um fotógrafo-empreendedor precisa desenvolver muito bem as duas funções.

As Características para saber se você tem um bom Controle Financeiro na Fotografia

Willian mas como posso ter um controle financeiro na fotografia de maneira eficiente?

Um Bom Controle Financeiro na Fotografia

Se você quiser ter tudo pronto pra você, criei um projeto completo com as ferramentas necessárias para seu controle financeiro fotografia. Assista o vídeo aqui.

Gostaria de lhe fazer algumas perguntas. Responda para você mesmo ou se desejar faça algumas anotações para uma avaliação futura. Estes serão alguns parâmetros para saber como anda seu controle financeiro.

  • Qual o valor que seu estúdio precisa lhe pagar mensalmente para arcar com suas despesas pessoais. Sim, além de sócio você é um funcionário de seu negócio;
  • Qual o ponto de equilíbrio para seu estúdio não fechar no vermelho, ou seja, quantos contratos você precisa fechar ao mês para arcar com suas despesas e obter lucro;
  • Qual o valor que precisa reservar por evento para eventuais upgrades de equipamentos;
  • Qual o saldo de fechamento mês a mês? Está fechando no vermelho?
  • Qual sua taxa de crescimento ao mês?
  • Você sabe qual a previsão de fechamento financeiro no final do ano?
  • Quantos meses você pode ficar sem fechar qualquer contrato para tirar umas férias?

Se você respondeu sim para todas estas perguntas, parabéns. Pode fechar esta página que você está com um excelente controle financeiro na fotografia. Agora se respondeu não para qualquer item anterior, precisa tomar uma decisão de organizar tudo isso hoje, antes que as coisas fiquem mais difíceis.

Não é possível colher frutos diferentes plantando as mesmas sementes.

O que você planta colhe na Fotografia

Como recomendo organizar tudo isso?

Nestes muitos anos de estrada testei dezenas de sistemas financeiros. No final das contas, acabei ficando com uma boa e velha planilha bem estruturada pensada para um fotógrafo.

Para facilitar o entendimento gravei uma aula apresentando como é a minha planilha. É só clicar na imagem que terá acesso ao vídeo.

De qualquer maneira, você precisa ter os seguintes itens em sua planilha financeira:

  • Inventário pessoal como móveis, eletrodomésticos e reserva para reformas;
  • Os custos pessoais como casa, água, luz, reservas para passeios com a família;
  • Inventário de equipamentos fotográficos e estrutura de seu negócio, como computadores, sala, marketing, etc;
  • Fluxo de Caixa com o planejamento de entrada e saída mês a mês;
  • Campos na planilha que juntam todos os custos e criam automaticamente seu valor de venda correto.
  • Previsão para o fechamento anual de sua vida financeira;

Vídeo Controle Financeiro na Fotografia

 Seja sempre “freela” se …

… você tem belas fotos e gosta apenas de fotografar sugiro que nunca abra um estúdio e procure sempre trabalhar como “freela”. Você vai chatear-se com as tarefas administrativas e não conseguirá ter um bom controle financeiro na fotografia.

Este é um dilema que fazem muitos iniciantes não alavancarem. O próprio Dane Sanders no Livro Profissão Fotógrafo fala algo semelhante.

Se você é um bom fotógrafo, não necessariamente terá uma carreira brilhante com seu negócio. É necessário saber administrar.

As desvantagens disso tudo é que seus ganhos serão sempre menores em ralação a um fotógrafo que optou por construir um negócio.

Controle Financeiro na Fotografia Profissional

Abra um negócio se …

… você costuma encarar os desafios de frente, abrir um negócio pode ser excelente opção.

Minha indicação é que tenha um bom controle financeiro desde o primeiro dia. Como disse no começo deste artigo, administrar o pouco vai te abrir portas para administrar o muito.

Esteja sempre pronto para enxugar de um lugar, para investir em outro. Uma planilha completa é capaz de mostrar os caminhos que devem seguir os valores financeiros a cada mês e também ao ano.

Se ela te mostrar que é tempo de diminuir gastos, não faça diferente. Ao menos se quiser entrar para a estatísticas do Sebrae sobre as empresas que fecham antes de completarem cinco anos.

Controle Financeiro na Fotografia e Dinheiro

Conclusão: Você está pronto para ter um bom controle financeiro na fotografia?

Quem me dera quando comecei tivessem informações como as que venho compartilhando por aqui no blogCom certeza teria economizado alguns anos e estaria provavelmente ainda mais a frente com meu negócio.

Para o fotógrafo que deseja construir uma carreira a médio e longo prazo, as tarefas administrativas são essenciais.

Espero que este texto tenha lhe auxiliado..

Abraços e até a próxima!

Willian Lima

Objetivas na Prática