24 etapas para aprender como usar o Lightroom

Neste artigo você vai aprender como usar o lightroom em 24 etapas e entender o processo de edição e tratamento de fotografias dentro do aplicativo.

Como usar o Lightroom

Como usar o lightroom na prática

O lightroom é muito mais que apenas um aplicativo de edição e tratamento.

Diferente de outros aplicativos similares, você pode também gerenciar e organizar todas as fotografias de seu computador, facilitando o trabalho de organizar milhares de fotos.

Mesmo quem não é profissional, pode organizar facilmente todas as fotografias. O segredo é aprender como usar o lightroom em cada um dos 7 pilares e entender as diferenças entre eles.

  1. Biblioteca;
  2. Revelação;
  3. Mapa;
  4. Livro;
  5. Apresentação de slides;
  6. Imprimir;
  7. Web.

1) Módulo Biblioteca

Este é o primeiro módulo do lightroom. Serve para gerenciar e organizar suas fotografias e ter acesso rápido em algumas ferramentas.

Como usar o lightroom no modo biblioteca:

Como usar o Lightroom modo biblioteca
Imagem 1 – Módulo biblioteca

#1 Navegador: aqui você encontra uma visualização da fotografia que está selecionada nas miniaturas (#3).

#2 Origem de suas fotos: este é um dos pontos mais importantes do lightroom. Nesta área você localiza todas as pastas organizadas dentro de seu computador ou por um disco externo. No exemplo acima, você encontra as pastas Casais, Casamentos, Famílias…

#3 Grade de visualização: este é o ponto central do lightroom, onde você faz a visualização das miniaturas de todas suas fotos que estão dentro do lightroom.

#4 Histograma: se você conhece de histograma na fotografia este painel vai te auxiliar na visualização das cores e exposição pelo gráfico.

#5 Painel de revelação rápida: em alguns casos você precisa realizar ajustes rápidos em suas fotos. Neste painel é possível ajustar as principais funções de cores e tratamento.

#6 Tira de filme: serve para visualizar todas suas fotografias. No modo biblioteca não tem função prática, pois é possível visualizar todas as fotos no modo grade.

2) Módulo Revelação

Este é o segundo módulo do lightroom. Aqui é onde você tem acesso às todas ferramentas disponíveis para fazer os ajustes finos de tratamento e coloração.

Como usar o lightroom no módulo revelação:

Como usar o Lightroom no módulo revelação
Imagem 2 – Módulo Revelação

#7 Painel de predefinições (Presets): neste painel você pode usar as predefinições disponíveis do próprio lightroom ou comprar novos presets de qualidade. 

#8 Foto selecionada para tratamento: ao contrário do módulo grade, é possível visualizar as fotografias ampliadas para fazer os ajustes finos de tratamento e coloração. Qualquer alteração realizada no painel da direita, atualiza-se em tempo real na área central.

#9 Painel completo de ajustes: acesso ao painel com todas as ferramentas do lightroom, desde a exposição, contraste, balanço de branco, até a coloração avançada.

#10 Tira de filme: serve para visualizar todas suas fotografias do catálogo. Mesmo com a fotografia ampliada é possível acessar as miniaturas sem sair de revelação.

3) Módulo Mapa

O módulo mapa é bem simples e ainda pouco usado por fotógrafos. Serve para ter um panorama da localização de suas fotografias e te mostrar uma visão geral por onde você já fez fotos.

Importante: para o módulo funcionar corretamente é necessário ter um GPS em sua câmera.

Mapa no Lightroom
Imagem 3 – Módulo Mapa

#11 Navegador do mapa: apresenta o mapa de forma mais geral.

#12 Mapa ampliado: no centro do lightroom é possível visualizar o mapa e as fotos tiradas usando um gps na câmera (em meu caso não há qualquer informação, pois minha câmera atual não possui gps).

#13 Metadados: informações adicionais sobre localização e gps.

4) Módulo Livro

O módulo livro ainda não é muito útil aqui no Brasil. Uma vez que a Adobe não expandiu a parceria com gráficas e laboratórios brasileiros.

Você até pode salvar o livro diagramado em JPEG, mas os formatos ainda são limitados.

Como diagramar livros no Lightroom
Imagem 4 – Módulo Livro

#14 Páginas: na área central você encontra as páginas para diagramação no lightroom. É só arrastar as fotos da tira de filme (#16).

#15: Configurações do livro: nesta área você escolhe todas as configurações de seu livro, inclusive se pretende exportar para o formato jpeg. Como disse, criar livros no lightroom ainda não é tão eficiente assim, por isso você encontra poucas opções neste painel.

#16 Tira de filme: a tira de filme aparece também por aqui. É importante para visualizar, selecionar e arrastar as fotografias nas páginas dos álbuns.

5) Módulo apresentação de slides

Aprender como usar o lightroom para criar slides é muito importante, assim as fotos que sempre ficam perdidas em seu disco, ganhe visibilidade.

Você pode criar um slide para mostrar as fotos de uma viagem com a família ou até mesmo para apresentação profissional.

Como usar o Lightroom para fazer Slides

#17 Visualização do slide: a área central no módulo apresentação de slides é para uma pré visualização.

#18 Ajustes: o painel lateral direito contém todas as informações necessárias para realizar os ajustes de sua apresentação.

6) Como usar o lightroom para imprimir

O módulo imprimir no lightroom é usado com mais frequência por quem trabalha com impressões fine art e possui conhecimento sobre gerenciamento de cores.

Você até pode usar este módulo para enviar suas fotos ao minilab, mas é pouco usual.

Como imprimir suas fotos usando o lightroom

#19 Modelos de impressão: no menu esquerdo você encontra os modelos e formatos de impressões sugeridos pelo lightroom. O mais interessante é que você também pode criar e salvar seus próprios modelos.

#20 Visualização: na área central é possível obter uma pré visualização da impressão.

#21: Ajustes de impressão: no menu direito você tem acesso à todas configurações de formatos, opções adicionais e configurações de saída para impressão. Para quem imprime em fine art é possível fazer o gerenciamento de cores.

7) Módulo Web

Este é o módulo para criar galerias para internet. Nas primeiras versões do lightroom não achava tão interessante, mas com o tempo a Adobe deu mais atenção e hoje é possível criar galerias interessantes, funcionais e responsivas (celulares e tablets).

Galerias Web usando lightroom

#22 Modelos: no menu esquerdo você encontra diversos modelos prontos de galerias. É só clicar e esperar o lightroom carregar para visualizar.

#23 Visualização: na área central você pode conferir e testar sua galeria criada no lightroom em tempo real. A Adobe também habilita os links para testes antes mesmo de exportar sua galeria.

#24 Ajustes: no menu direito você encontra todas as ferramentas necessárias para fazer os ajustes em sua galeria da web.

Estas foram as 24 etapas essenciais pra você que deseja aprender como usar o lightroom.

Para aprender um pouco mais fazer um cadastro gratuito abaixo, que enviarei uma aula por dia em seu e-mail.

Gostou? Compartilhe com os amigos, pois eles podem precisar aprender sobre como usar o lightroom para melhorar suas fotografias.

Abraços e te vejo no curso gratuito. 😉