Como tirar fotos perfeitas: Um Guia rápido para melhorar suas fotos

Como tirar fotos perfeitas é um artigo com os principais conceitos e informações para uma boa fotografia, mas não pense que apenas esta leitura fará você um fotógrafo melhor, é necessário prática diária.

Você não vai encontrar qualquer fórmula mágica sobre como tirar fotos perfeitas do dia para noite, assim como nenhum cirurgião dentista fará uma cirugia perfeita apenas por ler um artigo científico.

Como tirar Fotos Perfeitas

Repito, a prática diária é essencial.

Se você está iniciando na fotografia, recomendo complementar seu conhecimento com as leituras indicadas abaixo. Deixe salvo aí em seu navegador para ler.

A câmera não tira fotos perfeitas

A primeira coisa é saber que você pode tirar fotos perfeitas com qualquer câmera, mesmo com um celular. Meu conselho inclusive é que use seu celular para fotografar diariamente. Exercitar a fotografia é essencial para a evolução.

Apesar de ser fotógrafo profissional, não há como levar minha câmera em todos os lugares. Há pelo menos 6 anos faço fotos diárias com meu celular.

A fotografia 1 que está logo abaixo, feita em casa com um iPhone 5C quando minha filha completava 10 meses de vida. O que me rendeu excelente resultado foram o posicionamento de minha filha num local bem iluminado e a composição.

Darei mais dicas sobre composição e iluminação no decorrer do artigo.

Como Tirar Fotos perfeitas com iphone
Fotografia 1 – Feita com iPhone 5C

A Fotografia 2 também feita com um iPhone. Você acha que a borboleta me viu com o celular na mão e posou para fotografia? Consegui a fotografia perfeita da borboleta por insistência, foi uma série com mais de 200 cliques.

Na maioria das vezes a Foto Perfeita não acontece no primeiro clique. Portanto se você quiser saber como tirar fotos perfeitas, fotografe muito.

Como tirar fotos perfeitas com celular
Fotografia 2 – Feita com iPhone 6S

Agora que já desmitifiquei que você não precisa de uma super câmera para saber como tirar fotos perfeitas, podemos seguir com o artigo.

Receba dicas de Fotografia para Iniciantes

Insira o seu endereço de email abaixo para receber as dicas

01 – Domine a Luz

O primeiro ponto para obter fotos de qualidade é dominar a luz.

Todas as cenas a nosso redor são iluminadas de alguma maneira. O Segredo para compreender a luz e melhorar suas fotos é Observar.

Luz em Fotografias Externas Diurnas

Durante o dia podemos enfrentar 02 situações climáticas que podem influenciar na luz de sua fotografia. Podemos categorizar como dias ensolarados e dias nublados. Os dias de chuva não são diferentes dos dias nublados.

Quando temos um dia nublado, a luz é mais suave e difusa. Durante o dia a variação é mínima, já que as nuvens fazem o papel de suavizar a luz.

A Fotografia 3 feita numa viagem a trabalho que fiz à Paraty, RJ durante uma tarde nublada. Perceba que a luz é suave e uniforme.

Como o dia nublado nos proporciona um visual sem cores, no lightroom adicionei uma coloração avançada.

como tirar fotos perfeitas de paisagens
Fotografia 3 – Feita em dia Nublado

Em dias ensolarados a dificuldade é maior. Pois a luz possui intensidades diferentes nas áreas diretas e sombras.

Minha dica se for fotografar paisagem é fazer a fotometria pelas áreas de altas luzes.

A Fotografia 4 feita no Litoral Norte de SP é um exemplo disso. Num belo por do sol temos a área mais clara da imagem e a área das pedras (sombras). Fiz a Fotometria onde estava com maior intensidade de luz e consegui uma bela foto.

Fotos Perfeitas no Por do Sol
Fotografia 4 – Feita em dia Ensolarado

Em caso de fotografar pessoas, em dias nublados não terá dificuldades, mas em dias ensolarados indico posicionar a modelo debaixo de alguma sombra.

Pessoas em Dias Ensolarados: Se não houver qualquer abrigo para sombras, é ideal que fotografe antes das 11h ou após as 16h que o sol está lateral.

A Fotografia 5 do casal na Praia é um exemplo de um dia ensolarado sem qualquer abrigo. Fiz esta foto numa Sessão de Casais as 16h30, assim o sol já estava descendo e consegui um contra luz lindo.

Como Tirar Fotografia Perfeitas de Casais
Fotografia 5 – Feita em dia Ensolarado as 16h30

Minha dica final sobre iluminação é: Torne-se Expert em observar a luz. Ele é a nossa a principal fonte para boas fotografias.

02 – Estude composição

Não sei o quanto você observa a cena antes de fazer um clique. De certa maneira, regras nos deixam presos, mas pra quem está procurando sobre como tirar fotos perfeitas, entender o Princípio da Composição é essencial.

Utilize a Regra dos Terços

Existe uma regra chamada Regra dos Terços, que consiste em dividir a tela de sua câmera em 9 quadros, e o assunto principal deve estar em uma das junções destas linhas.

Na Fotografia 6 feita em Roma, visitei o Foro Romano com a família. Posicionei a arquitetura na junção do ponto superior direito.

Fotos Perfeitas com Regra dos Terços
Fotografia 6 – Regra dos Terços

Toda regra há excessões e muitas vezes a percepção do Fotógrafo é mais importante que uma regra.

Composição em camadas

Para muitas vezes ter um efeito WOW em sua fotografia é necessário mais que uma regra. A Composição em camadas e minha opinião é uma das regras de composição que mais surpreende com o resultado final.

Consiste em observar os elementos mais próximos e mais distantes de seu modelo (objeto principal).

A Fotografia 7 é um exemplo de camadas. Ao fotografar a família, me posicionei próximo ao canteiro de folhas e foquei no segundo plano. Automaticamente, temos a percepção das 02 camadas na fotografia.

Fotos Perfeitas de Familia
Fotografia 7 – Exemplo de Camadas

03 – Compreenda o Obturador

Conhecer como o Obturador trabalha, vai te auxiliar com certeza a tirar fotos perfeitas. É ele que faz o barulho de sua câmera quando aciona o botão para fotografar e controla o tempo que o sensor receberá a luz.

Quanto mais tempo o obturador ficar aberto, mais luz chegará ao sensor da câmera.

Você pode dominar a técnica e saber como tirar fotos de estrelas por exemplo.

No modo manual, nós que decidimos qual tempo o obturador deve permanecer aberto para o Sensor captar a luz. No modo automático, a câmera é quem decide a velocidade do clique.

Este ajuste é feito em frações de números, como por exemplo:

  • 1/8000: Nesta configuração, o obturador vai trabalhar em velocidade altíssima. Matematicament, dizemos para o obturador que o tempo é 1 segundo, dividido por 8000. Isso dá 0,000125 segundos.
  • 1/160: O obturador vai trabalhar em velocidade média. Dividindo 1 segundo por 60. Temos 0,016 segundos.
  • 1/30: Velocidade lenta. O obturador aqui vai trabalhar em 0,033 segundos.
  • 1″: Você também pode configurar sua câmera para o clique demorar 1 segundo.

A Fotografia 8 feita no interior de SP durante uma sessão de casais, com a velocidade do obturador em 15 segundos para capturar as estrelas. Para esta foto utilizei também um tripé para a fotografia não ficar tremida.

Como tirar fotos perfeitas a noite
Fotografia 8 – Longa Exposição com 15 segundos

Para fotografias que você deseja mais espontaneidade, recomendo usar velocidades acima de 1/125 em sua câmera.

A Fotografia 9 feita no mesmo ensaio da Fotografia 8, minutos antes do sol se por. Queríamos fotografias com mais movimentos, então deixei minha câmera com velocidade 1/125 e iniciamos a brincadeira.

Tirar Fotos Perfeitas de um casal
Fotografia 9 – Alta Velocidade

04 – Domine o Diafragma

Este é um elemento muito importante na composição e linguagem de uma fotografia e você que está pesquisando sobre como tirar fotos perfeitas, compreender e dominar esta relação pode lhe trazer resultados fantásticos.

De modo resumindo, quanto maior a abertura do diafragma, maior profundidade de campo terá em sua fotografia.

Para entender completamente este assunto, recomendo:

Como tirar fotos perfeitas com técnicas adicionais

Já falei sobre os elementos principais que certamente te auxiliarão a chegar na fotografia perfeita. Agora queria lhe mostrar algumas técnicas adicionais que já utilizei e podem ser úteis.

Use ou crie Reflexos

Os reflexos estão presentes em diversos lugares. Em vidros, janelas, poças d’água em dias chuvosos ou até mesmo você pode criar um reflexo utilizando seu celular.

A Fotografia 10 é um exemplo prático. Estava fotografando um casal no campo e por conta do por do sol, a parte inferior da fotografia estava muito escura, assim tirei o celular do bolso e criei um reflexo.

Fotos Perfeitas com Reflexos
Fotografia 10 – Reflexo criado com um iPhone

Use a pós produção a seu favor

Este é um assunto pra lá de polêmico no meio da fotografia, mas quero colocar minha opinião pessoal, pois é como acredito e faço em minhas fotos. Se você discordar e achar que a fotografia não precisa de pós produção, pule esta etapa.

Após capturar sua fotografia, seja no celular ou qualquer câmera que tenha disponível, utilizar o Lightroom ou o Photoshop para fazer ajustes finais de coloração e contraste pode melhorar ainda mais sua fotografia.

Não há como tirar fotos perfeitas se ela ja não sair boa o suficiente da câmera, o máximo será uma foto razoável.

Se a foto ficou ruim, merece ser excluída e não seguir para a pós produção.

Para entender sobre como faço os processos de minhas fotos, você pode acessar a área de edição e tratamento aqui do blog e ficar por dentro de todas minhas dicas de lightroom e photoshop.

Para concluir sobre como tirar fotos perfeitas

De tudo o que falei aqui, se você fechar esta página e não praticar todos os dias, daqui alguns meses estará na mesma situação.

Fotografia é prática, assim como tudo na vida.

Compartilhe este artigo com seus amigos. Espero ter lhe ajudado e até a próxima dica. 😉

Willian Lima

Guia essencial Fotografar Casamento
  • Bia Henriques

    Bom dia
    Comprei a poucos dias uma camera da sony dsc h 400, para tirar fotos dos meus filhos e queria muito aprender a fazer fotos com fundo embassado. Se vc puder me ajudar! Já vi varios videos no youtube mai nada que ensine com a sony que tenho. Desde já te agradeço
    Beatriz

    • ana

      Use o foco manual

    • Arthur Lambert

      Olá Bia, tudo bem!?
      Para você tirar fotos com fundo embassado você tem que aumentar a abertura do diafragma, quanto mais aberto maior o desfoque do fundo, quanto mais fechado menor o desfoque
      Se quiser receber dicas grátis em seu email é so se cadastrar no link abaixo:

      http://www.cleansky.com.br/master/

      Abração!

  • Mateus Oliveira

    Assisti um vídeo MUITO BOM que ensina 3 DICAS para Tirar FOTOS até 10X Mais BONITAS 😮 <3
    Eu gostei MUITOOO <3 😀 O link do vídeo é esse: https://bit.ly/tire-fotos-lindas

  • Amanda Simonetti

    Muito bom o artigo.
    Clareou muito.
    Parabéns pelo trabalho.

    • Obrigado Amanda… Ótimo ver você por aqui.

  • Caroline Sousa

    Muito bom, parabéns pelo artigo e pelo trabalho!

  • Raphaella

    Muito bom mesmo, obrigada! ?

  • Antonio Mesquita

    Excelente descrição.Parabéns pela clareza e objetividade.

  • Alexsandro França

    Algumas coisa aprendi na faculdade e outras ja aprendi aqui
    Excelente artigo, Parabens !

  • Bárbara Lucena

    Parabéns! Excelentes fotos e uma explicação ótima.

    • Obrigado Bárbara. Bem vinda e navega à vontade.

  • Vanderson Oliveira

    Olá tudo bem?
    Eu não entendi como você usou o celular para criar o reflexo.

    • Dany Figueredo

      Olá!
      Também gostaria de saber , achei mt interessante.

      • O celular ficou abaixo da objetiva, causando o reflexo!

  • Rosineia Alves Alves

    Olá.
    Em plena madrugada lendo este RICO artigo sobre fotografia.
    Parabéns, é a primeira vez que pesquiso sobre o assunto, me apaixonei por cada informação.
    Obrigado e mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.