06 Dicas Básicas sobre Como tirar Fotos Criativas

Como Tirar Fotos Criativas sem ser brega?

Desde quando iniciei na fotografia, sempre busquei me aprimorar para saber como tirar fotos criativas, independente se estivesse fotografando para meus clientes ou em viagens pessoais.

Obter resultados diferentes sempre foi um de meus principais objetivos. Seja na Composição, na Luz ou qualquer outro “ingrediente” que deixasse a foto mais interessante. 😉

Foto Criativa com Poça dÁgua Trancoso
Trancoso – BA | Nikon D610 | Objetiva 35mm f2D em f4.0 | ISO 100 | 1/4000 seg

Quando resolvi escrever estas dicas, estive pensando sobre como te ensinar a tirar fotos mais criativas. Uma tarefa difícil, pois o que é criativo pra mim, pode não ser pra você. Mas espero contribuir com algo. 😉

Cada pessoa enxerga o mundo de maneira diferente. Por isso, quero incentivá-lo a treinar sua percepção.

Percepção é o substantivo feminino com origem no latim perceptione e que descreve o ato, efeito ou capacidade de perceber alguma coisa.

como tirar fotos criativas making of noiva
Nikon D700 | Objetiva 24-70 f2.8 em 24mm f3.2 | ISO 800 | 1/60 seg | Sem flash

O que é uma foto criativa?

Gosto de definir uma foto criativa como uma imagem que precisa desafiar o padrão do olho humano, ou seja, aquela foto que paramos por alguns segundos apenas para observá-la como foi feita.

Nem sempre precisa ser uma foto difícil tecnicamente. Em muitos casos dizemos “Wow, esta foto está interessante”.

Como tirar fotos criativas em ensaios
Nikon D700 | Objetiva 24-70 f2.8 em 56mm f3.2 | ISO 6400 | 1/50 seg | Sem flash

Algumas dicas Gerais para uma foto criativa

É muito difícil estabelecer regras sobre como tirar fotos criativas, mas aqui quero compartilhar algumas dicas que funcionam pra mim até hoje. Acredito que podem ser úteis à sua fotografia também. 😉

A seguir: Mais à frente no artigo, compartilharei os processos de concepção de 02 fotos minhas.

1) Dê 02 passos para trás

Grande parte dos fotógrafos estão sempre muito perto do assunto principal, deixando de lado o “poder dos elementos naturais” para uma composição.

Como fazer fotos criativas WOW
Nikon D610 | Objetiva 35mm f2.0D em f3.2 | ISO 400 | 1/60 seg

Ao se afastar é possível observar a cena de um modo macro, adicionar diversos elementos que não apareciam no quadro ou até mesmo uma composição “mais clean” e trazer um efeito WOW para sua fotografia.

Como tirar fotos criativas Ensaio de Casais
Nikon D750 | Objetiva 20mm f1.8 em f3.2 | ISO 250 | 1/400 seg

2) Mude o ângulo de Visão

Talvez uma das dicas mais simples é você fotografar em ângulos não comumente vistos. Ninguém está abaixado ou no último degrau de uma escada na maior parte do tempo.

Fotos criativas no parque
Nikon D700 | Objetiva 35mm f2.0D em f3.5 | ISO 320 | 1/250 seg

3) Encontre um Cantinho

Pode parecer cafona, mas gosto de me esconder e me posicionar ao lado de algum elemento.

Como triar fotos Criativas por Willian Lima
Nikon D750 | Objetiva 70-200mm f2.8 em 70mm f3.5 | ISO 800 | 1/100 seg | Flash Off Câmera

Proporciona excelentes resultados para composição, uma vez que o objeto próximo à câmera estará desfocado e criará uma moldura para o assunto principal. Neste caso, opte em fotografar com aberturas maiores, para o primeiro plano ficar desfocado.

4) Use tecidos em ensaios

Muitas vezes fotografar ensaios pode ser um pouco repetitivo, principalmente se retornar a lugares que já fotografados. Utilizar tecidos auxilia na composição e simetria para uma foto WOW.

Nota: Busque sempre aprimorar suas técnicas e utilizar os tecidos com aplicações distintas. Pense num contra luz, por exemplo.

Como tirar fotos criativas de gestantes
Nikon D750 | Objetiva 35mm 1.4G em f3.2 | ISO 200| 1/1250 seg | Sem flash

5) Dicas Complementares sobre Como Tirar Fotos Criativas

Além do que compartilhei nos 04 itens anteriores, vale a pena pensar em adicionar alguns dos elementos abaixo em seu próximo trabalho.

Estes objetos podem lhe auxiliar na composição, mistura de cores e reflexões.

  • Balões de gás hélio;
  • Tintas Coloridas;
  • Pó colorido;
  • Água, podendo ser gotas ou reflexos de poças por exemplo;
  • Luz feita com leds ou flashes fora da câmera;
  • Gelatinas para colorir as luzes.

A Fotografia expressa o que você é

Gosto muito da frase de Ansel Adams que diz “Não fazemos uma foto apenas com uma câmara; ao acto de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.

Como já disse no início, mesmo apresentando algumas idéias aqui, é impossível colocar em sua cabeça e te ensinar num piscar de olhos a como tirar fotos criativas.

Abasteça-te de muitas informações, principalmente daquelas que você não está acostumado(a) consumir. Isso fará sua mente sair da zona de conforto.

  • Ouça estilos musicais diferentes, mesmo os que não goste;
  • Leia livros que nunca pensou em ler;
  • Assista os melhores filmes, com os melhores diretores. Você abastecerá o “banco de dados da mente” com novas cenas e perspectivas.

Relato: Certa vez estava navegando por fotos de um cara chamado Tom Lowe e me deparei com esta cena abaixo. Ele é “caçador” de estrelas e tem um trabalho lindo com fotografias noturnas. Já foi premiado diversas vezes também.

Como Fazer Fotos Criativas Tom Lowe

Me perguntei, por que não posso trazer isso para Fotos de Casamento? Então, desde 2012 estendo meus ensaios de casais até o início da noite.

Como fazer fotos criativas de casais
Nikon D610 | Objetiva 14-24mm f2.8 em 14mm f2.8 | ISO 640| 25 seg | Flash Off Câmera

02 Exemplos de meus processos criativos

Nem sei se poderia chamar de processo criativo, pois acaba sendo um processo de percepção e repetição até que a imagem perfeita seja capturada.

Costumo dividir a concepção de minhas imagens criativas em 02 processos:

A) Fotografia + Pós Produção

Este processo de construção de uma imagem criativa, junta meus cliques com o planejamento do que farei na pós.

Opinião: Não ligo para que os outros fotógrafos dizem sobre usar ou não o photoshop. Pra mim este “papo” está morto faz tempo e não me faz um fotógrafo melhor ou pior. Os recursos estão aí e o que importa é o resultado final.

Quanto tenho a percepção sobre uma imagem, faço de tudo para conseguir material suficiente e depois juntar tudo isso no Lightroom ou Photoshop.

Um belo exemplo é esta imagem abaixo de um ensaio gestante. Fiz exatamente 69 cliques, pensando na junção destas imagens para finalizar numa imagem com dezenas de balões.

(Abaixo não estão todas as fotos que cliquei, apenas algumas para ilustrar. No total foram 69 cliques) 😉

Como Tirar Fotos Criativas Por do Sol

Contexto desta fotografia: Na sequência de imagens acima, eu queria uma silhueta do casal com dezenas de balões voando. Por conta do vento, não seria possível liberar todos os balões de uma vez e obter uma composição perfeita pra mim. Então liberamos balão a balão, e fiz a fusão no photoshop. Usei uma lente 35mm 1.4G em f3.5.

B) Não pare de clicar até encontrar sua foto criativa

Este processo é bem interessante. Muitos fotógrafos param de clicar após 02 ou 03 fotos. NÃO FAÇA ISSO.

Para conseguir a imagem abaixo, cliquei exatamente 39 vezes, alternando câmeras e lentes até o momento que consegui a foto que queria.

(Também não colocarei todas aqui, algumas apenas para ilustrar) 😉

Como tirar Fotos Criativas em Casamentos

Contexto desta fotografia: O casal estava dançando a valsa. O decorador posicionou a mesa dos familiares ao centro do salão, praticamente dividindo os convidados da pista de dança. Haviam velas em candelabros sobre a mesa. A imagem final foi feita com uma lente 35mm 1.4 em f2.0.

Concluindo sobre Como tirar fotos Criativas

Em meus cursos sempre digo que na fotografia não há regras para alcançar um resultado específico. Se colocarmos 08 fotógrafos numa sala fechada com apenas 01 cadeira, teremos 08 deferentes percepções.

Por isso que digo, alimente-se de novas coisas e busque melhorar sua percepção. Através disso que você vai descobrir sua própria maneira de como tirar fotos criativas.

Ajude a compartilhar esta notícia! Diga a seus amigos nas Redes Sociais.

Abraços e até a próxima! 😉

Objetivas na Prática
  • Santiago Reis Sgarbi

    Belas dicas! “Simples” mas com resultados excepcionais.

    • Opa… Valeu Santiago… a diferença está em executar as coisas simples.

  • Adrison Supeleto

    Excelentes dicas… E como sempre lindas nas fotos! Admiro muito seu
    trabalho e tenho você como um norte para minha fotografia!

    • Olá Adrison. Valeu cara. É sempre bom saber que não estou falando sozinho…srsrs… Que minhas dicas estão contribuindo para centenas de fotógrafos. Sucesso!

  • Leonardo Francia

    Obrigado William, vou checar na minha d300s. Admiro e gosto de seu trabalho e estilo fotográfico!

  • Fernando Luiz

    Willian vc sempre compartilhando seu conhecimento com todos!!! Ótimas dicas vou lembrar sempre

  • Show Willian, como sempre muito explicativo, valeu por compartilhar.

  • Sylvio Pascolato

    Parabéns, muito boas as dicas. Gostei muito de vc ter colocado as configurações usadas nas fotos, esse é um detalhe importante, apesar de não trabalhar nessa área, da uma boa noção, essas fotos noturnas são as que mais chamam atenção e já tentei muitas vezes. Se bem que a foto mais bonita (arvore) esta sem configuração usada.

    • Olá Sylvio, valeu por comentar. A foto da árvore está se configuração por que não é minha. Foi uma foto que peguei para ilustrar e mencionei o fotógrafo.

  • simone palma

    Muito obrigada Willian! Suas dicas são sempre objetivas e cheias de conteúdo!

    • Olá simone, obrigado pela participação e comentário. Sinal que estou no caminho certo!

  • Everardo Félix

    Ótimas dicas, Willian! Obrigado por sua dedicação em compartilhar tudo isso conosco. Fotos lindas, e ainda por cima com as configurações quem foram feitas. Valeu!

  • Rosi Canuto

    Sou iniciante com a fotografia,ainda tenho muito coisa para aprender,e as suas dicas estão abrindo minha visão.De uma forma simples e clara passa as informações.Obrigado por cada dica que me fazem querer sempre mais e buscar o melhor e assim seguir esta profissão.

  • @cheesepaulo

    Foi punk em 69 balões cada um numa posição diferente. Penso que apenas algumas fotos com os balões em distâncias diferentes pra gerar tamanhos diferentes resolvia. E ia inserindo na imagem principal via PS. Não sei se a qualidade ficaria a mesma. Não é uma crítica, olhando a primeira a foto sem saber dos 69 clicks do assim que imaginei o processo de criação.

  • Rosana Cypriano

    Amei as composições. Ótimo artigo!

  • Bom dia, Willian. Gostei muito das dicas e gostaria de cadastrar meu email, mas está ocorrendo o seguinte erro: “Ocorreu um erro na inscrição:
    O campo “E-mail” deve de ser v?do
    Por favor, volte ao passo anterior e introduza ou corrija quaisquer informações necessárias.”

    Meu email está correto… contato@jorgeabrantes.com.br

    Obrigado!

  • Rui F. Magalhães

    Boa tarde Willian, para que saiba, as suas dicas estão a chegar a Portugal. Adorei os seus posts.
    Sinceramente acho-os em grande parte, uma levada de ar fresco. Não lemos aqui as mesmas dicas dadas por milhentos fotógrafos, não é mais do mesmo.
    Parabéns pelo seu trabalho 🙂

    • Olá Rui… Obrigado. Fico feliz em saber que minhas dicas são úteis ai em Portugal.

  • Felipe Gazana

    Olá Willian. Parabéns, pessoas como você só fazem do mundo um lugar melhor. A foto do balão esta perfeita, poderia me falar o nome da técnica que você usou para juntar as fotos em uma só?

    • Olá Felipe…. Não houve uma técnica especifica no photoshop… eu apenas usei a sobreposição de camadas (posicionei todas as fotos uma acima da outra) e apaguei o que não queria.. deixando apenas os balões… Talvez tenha uma técnica mais simples, mas como o photoshop pra mim é apenas para casos como este , não conheço muito…rsrs

    • Mateus Oliveira

      Assisti um vídeo MUITO BOM que ensina 3 DICAS para Tirar FOTOS até 10X Mais BONITAS.
      Eu gostei MUITOO. O link do vídeo é esse: https://bit.ly/tire-fotos-lindas