Dicas sobre como Fotografar Casamentos e contar Histórias Verdadeiras

Fotografar Casamentos faz parte de minha vida desde quando iniciei na fotografia. Considero que construi uma carreira bem sucedida, pois alcancei todos os objetivos que havia traçado quando fiz meu primeiro plano de negócio.

Sim, não foi fácil. Foram anos de estudo e dedicação diária, pois acredito que nada cai do céu, mas tudo valeu a pena.

Até o momento em que escrevo este artigo foram:

  • Mais de 500 Casais Fotografados no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais), na Alemanha (Wolfsburg, Dresden e Berlim), na França (Paris) e Itália (Roma);
  • 43 Prêmios Internacionais pela ISPWP, Fearless Photographers e WPS;
  • A Junebug Weddings em 2012 me citou como um dos 20 fotógrafos mais influentes na fotografia de casais;
  • O Blog Wedding falou sobre o meu trabalho e de minha esposa na fotografia de casamento;
  • Participação da série Caçadores da Alma, transmitida pela TV Brasil, juntamente com Araquém Alcântara, Christian Cravo, Luiz Garrido, etc.

Indico você ler também o artigo sobre Como tirar Fotos Criativas para entender como funciona meu processo criativo na fotografia de casamentos.

Willian Lima Um dos Melhores Fotógrafos de Casamento

O que você vai aprender neste artigo sobre Como Fotografar Casamentos?

Quero compartilhar um pouco de minha experiência e contar o que é indispensável se você quiser saber como fotografar casamentos como um profissional. Sempre digo a todos que tem a fotografia como Hobbie, jamais arrisque um dia tão especial na vida de uma pessoa para treinar. Há dezenas de formas para isso.

Talvez alguns saibam, mas enfatizar nunca é demais. As fotos deste artigo estão como BUTIQUE pois é o nome de meu estúdio dedicado a Fotografar Casamentos e Família.

Antes de você aprender Como Fotografar Casamentos

Diferente de outras dezenas de mercados, fotografar casamentos não está ligado apenas ao aspecto técnico, e sim sobre entender de pessoas e relacionamentos.

Recomendo você dedicar-se tempo a aprender sobre como fotografar casamentos se disser SIM a todas recomendações seguintes.

1. Você acredita que a família é importante

Não faz sentido fotografar apenas pelo dinheiro, uma hora você vai cansar e jogar tudo pra cima. Como será capaz de transmitir verdades em suas fotos se for apenas a “corrida atrás do lucro”.

Sim, a carreira como fotógrafo de casamentos é promissora financeiramente, mas se lucrar for seu principal motivo, tenho certeza que sua carreira não terá um final feliz, pois ninguém trabalha todo final de semana apenas pelo dinheiro.

Como Fotografar Casamentos Willian Lima

2. Você gosta de lidar com pessoas

Na fotografia de casamento você está o tempo todo em contato com pessoas. Com os noivos, as famílias de ambos, os convidados e também os fornecedores que envolvem o casamento. Em alguns casamentos o staff pode passar de 80 pessoas. Ter um bom relacionamento com eles pode fazer diferença em sua carreira.

3. Disposição a alta carga de trabalho

Quem já é da área sabe, mas muitos iniciantes acham que fotografar casamentos é viver no Glamour. De certa maneira sim, se o público alvo for os casamentos luxuosos, mas saiba que a carga horária de fotografia pode chegar 16h tranquilamente.

Abaixo foto de um casamento recente fotografado em Trancoso na Bahia. As 4h da manhã, noivos e amigos na piscina.

Como Fotografar Casamentos Piscina

Você pode enviar outro fotógrafo em seu lugar para fazer o making of e ficar até o final da festa, mas se deseja construir uma grife na fotografia de casamento, saiba que sua presença será muito importante.

Tome cuidado ao afastar-se dos clientes.

4. Ter Compromisso Extremo

Quando um casal lhe contrata para fotografar, não quer saber se você houve qualquer imprevisto no dia do casamento e não pode comparecer.

O compromisso que você fez com o cliente é muito maior que qualquer imprevisto. Nos mais de 500 casamentos fotografados, nunca deixei um cliente na mão, estive pessoalmente em todos os compromissos.

Por isso, pense muito bem antes de querer fotografar casamentos e sair por aí dizendo que é um fotógrafo de casamentos.

Esteja preparado para comprometer sua agenda em 1 ou 2 anos seguintes.

Dicas Como Fotografar Casamentos

O que você precisa para Fotografar Casamentos?

Daqui em diante compartilharei os aspectos imprescindíveis para você que deseja saber como fotografar casamentos profissionalmente. Abordarei aspectos importantes sobre técnica e carreira.

Há 02 situações para um fotógrafo de casamento. O primeiro é se você decidir abrir um negócio com seu nome ou se você deseja aprender como fotografar casamentos e fotografar para outras empresas.

Situação 01: Quero abrir uma marca própria

Além dos aspectos citados anteriormente e os aspectos técnicos que abordarei adiante, aconselho atentar-se ao seguintes detalhes:

  1. Criar um Plano de Negócio efetivo. Com ele que terá um rumo para sua carreira;
  2. Ter um Controle Financeiro e um Fluxo de Caixa organizado. Vai te auxiliar a não gastar dinheiro sem necessidades e nem investir erroneamente;
  3. Saber que precisa estudar também sobre Marketing e Negócios constantemente.

Situação 02: Vou fotografar para outros Fotógrafos

Se esta for sua escolha, não é obrigatório atentar-se aos aspectos do negócio em si.

É importante ter a melhor fotografia possível para destacar-se entre os outros frelancers do mercado e sempre buscar uma rede de relacionamento para ter trabalho o ano todo.

Importante: Quem contrata frelancer terá sua lista de prioridade e formação de equipe pela qualidade do fotógrafo e sua postura nos casamentos. Se desejar fazer parte da primeira equipe, seja o melhor.

Willian Lima para Fotografar Casamentos

Os equipamentos necessários para fotografar casamentos

Este é um item primordial do artigo, no entanto, um dos mais difíceis e delicados.  O ideal seria entender suas preferências para depois indicar os equipamentos que seriam ideais à sua linguagem.

Portanto pretendo ser o mais claro possível e espero que consiga! 😉

Como escolher sua câmera?

Impossível falar de modelos e marcas por aqui, pois mês a mês temos lançamentos das mais diversas marcas mundiais, que aliás, há uma concorrência gigantesca.

Escolher Câmera Fotografar Casamentos

Isso é ótimo para nós fotógrafos, pois o leque de possibilidades se abre. Não existem câmeras semi-profissionais ou profissionais, apenas os recursos que mudam e não as tornam profissionais.

Importantíssimo: Para fotografar casamentos é necessário pensar sempre em backup. É muito melhor ter duas câmeras intermediárias que apenas uma topo de linha. E se a topo de linha falhar? Vai fotografar com o dedo? Pense nisso.

Na escolha de sua câmera, recomendo atentar-se aos 03 detalhes mais importante, os outros são secundários e vai de gosto pessoal:

  • Focagem rápida e precisa: A importância da focagem rápida está relacionada à quantidade no aproveitamento das fotos do casamento que fotografou. Muita coisa acontece em movimento e se o foco for lento, terá um sério problema de foco em suas fotos.
  • Velocidade de disparo: Se você prefere fotos espontâneas à posadas, a câmera precisa lhe oferecer cliques rápidos. Pesquise Câmeras que fazem 6 ou mais disparos por segundo.
  • Performance em ISO elevado: No Brasil acontecem casamentos nos mais diversos estilos. Se você pretende fotografar casamentos durante o dia, não precisa se preocupar com o fator ISO na escolha da câmera. Acontece que não sei se é possível sobreviver apenas de casamentos diurnos aqui no Brasil, pois a maioria ainda acontecem durante à noite, principalmente em SP. A cultura paulista é noturna. É fácil decidir. Se você em hipótese alguma desejar usar Flash, infelizmente terá que investir nas câmeras de topo que oferecem performance excelente em ISO acima de 10.000. Se não houver problemas em usar flash, uma câmera com performance média lhe atende e se precisar, use o flash para preencher a falta de luz.

Como escolher sua lente para fotografar casamentos?

Este detalhe é realmente muito importante, em alguns casos até mais importante que as próprias câmeras. Aqui listarei minhas indicações no aspecto funcional e prático e não sobre estilos, pois é impossível saber o estilo de cada leitor que passa por aqui.

Lentes para Fotografar Casamentos

Independente de seu grau na fotografia de casamento, seu kit essencial de lentes precisa ter um alcance entre 24mm e 70mm. O que fugir disso é legal, mas não obrigatório.

Willian, mas o pessoal que usa uma 70-200mm ou o lentes abaixo de 24mm? Como disse acima, você terá excelentes resultados mas não são obrigatórias.

Inclusive eu tenho lentes a partir de 14mm até 200mm, mas uso poucas vezes durante o casamento e você vai conseguir fotografar do início ao fim, sem ter qualquer dificuldades com um kit entre 24mm e 70mm.

Não é o tamanho de sua lente que determina a qualidade de suas fotos e sim sua competência.

Lentes Fixas ou Zoom?

Excelente pergunta e merece uma resposta detalhada.

Disse anteriormente que para fotografar casamentos, é obrigatório ter distâncias focais entre 24mm e 70mm certo? Você pode ter uma lente zoom 24-70mm ou duas lentes fixas, sendo uma 24mm e outra 60mm ou 85mm, depende muito da marca que escolher.

Em qualquer destas duas situações terá as objetivas recomendadas certo?

Mas existem algumas diferenças na escolha em usar lentes fixas ou zoom. Você que vai decidir o que é melhor pra você, combinado?

Abaixo listarei as diferenças práticas entre elas de acordo com as experiências que tive usando mais de 15 lentes diferentes durante a minha carreira!

Sobre a qualidade delas: Indiferente se você usar fixa ou zoom, comparando as mesmas linhas, terá qualidade equivalente.

Fotografar Vestidos de Casamento

Opte por lentes ZOOM se:

  • Você não tiver 02 corpos de câmeras para fotografar ao mesmo tempo, assim terá toda a flexibilidade que apenas a lente zoom pode lhe oferecer;
  • Não desejar correr risco de perder alguma foto, principalmente no início de carreira. A lente zoom é muito versátil e lhe permite aproximar-se ou distanciar-se sempre que desejar, apenas com o zoom.
  • Não se importar com o peso delas. As lentes Zoom são mais pesadas que as fixas, tá certo que são poucas gramas. Mas levando em consideração 16h em pé fotografando, estas gramas no final do casamento tornam-se quilos.
  • Não haver um assistente para te auxiliar na troca das lentes. Se você usar lentes fixas, vai precisar de alguém para lhe auxiliar.

Fotografar Cerimônia Casamento Igreja

Use lentes Fixas se:

  • Tiver 02 Corpos de Câmeras: Você já pensou perder uma foto que está bem longe por estar apenas com uma 24mm e não conseguir chegar a tempo para clicar a cena? Ao mesmo tempo, pense se tiver com uma lente 60mm e precisar fazer fotos de um grupo de pessoas e não tiver espaço suficiente?
  • Forem 02 Fotógrafos: Pode até ser que você não tenha 02 câmeras, mas se tiver outra pessoa da equipe com você usando uma lente zoom, pode arriscar seguir apenas com uma lente fixa.
  • O peso for um fator importante: Este fator pra mim foi importante para começar a usar lentes fixas. Não há como Fotografar Casamentos 16h seguidas sem ficar exausto com quase 600gr a mais na mão. As lentes fixas são bem mais leves.
  • Discrição: Muitas vezes, precisamos passar desapercebidos pelos convidados para conseguir as melhores fotos.

Dicas para Fotografar Casamentos Noite

Usabilidade de cada distância focal

Minha indicação sobre 24mm e 70mm não é à toa. Cada momento de um casamento requer diferentes distancias focais.

  • Use de 24mm a 35mm para: Fotos de ambientes, grupos de pessoas como pais, padrinhos e convidados (em caso de ambientes apertados). Momentos da cerimônia para contar mais histórias dentro de uma mesma fotografia. A festa do casamento também fica interessante em 24mm, principalmente para pistas apertadas, com pouco espaço.
  • Use de 36mm a 50mm para: Fotos de entradas, saídas de noivos e padrinhos. Fotos de cerimônia no geral e se houver espaço, as fotos protocolares. Nesta distância focal, há menos distorções nas laterais, o que pode proporcionar melhores fotos das pessoas que estiverem nas extremidades da fotografia.
  • Use de 51mm a 70mm para: Fotos dos noivos durante a cerimônia. Entrada e saída dos noivos e padrinhos (se houver um corredor espaçoso), mas tome cuidado com a velocidade do obturador para não deixar sua foto tremida.

Dica Geral sobre velocidade e distância focal: Use a velocidade do obturador de sua câmera sempre 50% mais rápido que a distância focal. Por exemplo, se fotografar em 70mm, deixe pelo menos 1/100 no obturador. Isso garantirá que sua foto fique nítida.

Como Fotografar Casamentos na Prática

Bom, agora que falamos sobre os assuntos preliminares sobre como fotografar casamentos, quero apresentar algumas dicas práticas, ou seja, o que seu cliente espera quando contrata um fotógrafo de casamento.

Claro que cada fotógrafo tem suas particularidades e é super importante encaixar minhas dicas dentro do você acredita ser bom para seu cliente e que não perca sua linguagem.

O making of da Noiva

Poucas noivas (pra não dizer todas) escolhem para o álbum as fotos sem maquiagem. Querem estar sempre lindas e impecáveis aos convidados, por isso há anos converso com minhas noivas e agendo para chegar cerca de três horas antes do horário marcado no convite.

Um Checklist de fotos importantes no making of das noivas:

Como Fotografar Casamentos Making Of

  • Fotos Detalhes: Sapato, Jóias e Vestido;

Fotografar Casamento Detalhes

  • Fotos que representem o carinho pela mãe e as amigas. Geralmente uma delas estará com a noiva;
  • Fotos da Maquiagem após a preparação da pele. A maioria dos fotógrafos fazem fotos como um tutorial de maquiagem. Detalhes dos cílios e boca, isso é legal e as noivas já esperam estas fotos. Afaste-se e clique as histórias que acontecem ali no local. Surpreenda suas noivas com fotos reais e de momentos que ela nem imagina;

Dicas para Fotografar Making OF Noiva

  • Preparação do cabelo: Outro erro é os fotógrafos clicarem apenas a cabeleireira finalizando o cabelo. Neste momento a noiva já está 90% maquiada e você pode obter excelentes sorrisos e fotos de momentos. Esqueça um pouco do cabelo em si;
  • Noiva Pronta: Esta é a maior dificuldade de um fotógrafo durante o making of, pois muitas noivas atrasam e estão com horário apertado. Seria perfeito conseguir a foto ainda no making of, se não der tempo anote e faça após terminar a cerimônia. Todas as noivas querem um Lindo retrato, mesmo as que dizem não gostarem de posar.

O que clicar no Making Of do Noivo?

  • Detalhes como abotoaduras, relógios, sapatos e o traje (provavelmente no corpo traje fique melhor);
  • Fotos com o pai e irmãos: Na maioria das vezes, o noivo passa a tarde com seus familiares, principalmente o pai.  Uma boa pedida é verificar se o noivo gostaria de fazer um brinde ou solicitar ao pai para auxiliá-lo na finalização da troca;

Como Fotografar Making Of Noivo

  • Troca do Noivo: É mais simples fazer fotos do noivo finalizando a troca em relação à noiva. Durante muito tempo fiz fotos no início da troca, mas hoje digo aos noivos que gostaria de fotógrafa-los após colocarem a gravata;
  • Fotos do noivo Pronto: Este é outro fator mais simples em relação à noiva. Dificilmente um noivo se atrasa, até mesmo por não depender de maquiadores e cabeleireiros. Faça diversos retratos dele.

Como Fotografar Casamentos Noivo

Minutos antes da cerimônia

Antes de iniciar a cerimônia é importante que você ou alguém de sua equipe fotografe o ambiente e os detalhes da decoração. Pense que a noiva não terá tempo de apreciar o ambiente que escolheu com tanto carinho.

O noivo por sua vez já estará no local recepcionando os convidados e talvez não seja uma grande surpresa a ele. Mas sempre há detalhes que passam desapercebidos.

A noiva provavelmente já tenha chegado e não esqueça de ter um fotógrafo com noiva lá no carro.

Como Fotografar Casamentos durante a Cerimônia

Não importa se a cerimônia será realizada numa igreja tradicional ou na praia, o momento da cerimônia e o mais emocionante do dia. Todos querem ver a noiva entrando e aguardam belas palavras do celebrante.

Dicas Fotografar Cerimônias Casamento

Você não pode esquecer de fotografar:

  • A entrada dos padrinhos;
  • A entrada do Noivo: Mais uma vez, é importante para a noiva, pois enquanto o noivo está entrando, ela ainda está no carro e não vivencia este momento.
  • A entrada da Noiva: Este provavelmente é o momento mais esperado do casamento para os convidados. A linda noiva em direção ao noivo no altar.

Fotografar Entrada da Noiva

Dica de posicionamento para entradas: Minha dica de posicionamento para dois fotógrafos é ter apenas um fotógrafo em frente ao corredor para as entradas de frente. Não há necessidade de dois fotógrafos fazendo a mesma coisa só para “garantir”.

Se você ainda não está bom o suficiente para garantir, contrate um fotógrafo melhor que você e deixe-o na linha de frente. Nunca façam as mesmas coisas.

O recado mais importante é: Nunca entre no corredor, deixe os padrinhos e os noivos caminharem tranqüilamente até o altar. Você pode atrapalhar a equipe de vídeo e também tampar a visão do noivo que é muito esperada vendo sua amada entrar.

  • Olhares durante a Cerimônia: Os noivos trocam olhares durante a cerimônia, por isso esteja sempre com a câmera no olho para fotografar o melhor momento. Nunca saia da posição até conseguir o melhor sorriso. Mesmo os noivos quietos sorriem pelo menos uma vez e você precisa mostrar a eles o quanto estavam felizes.

Fotografar Casamentos com Willian Lima

  • Panorâmica: Este é um papel para o segundo fotógrafo. Assim que os noivos entrarem na cerimônia, faça as fotos abertas lá do fundo. É um clichê mas os noivos adoram e realmente fica linda no álbum.
  • Alianças: Durante a troca de alianças, tenha um fotógrafo mais próximo ao casal para captar as expressões e outro fotógrafo numa distância média para contar a cena por completo.
  • A bênção: Na maioria das vezes é o celebrante que concede a bênção, neste caso não há segredo. Alguns celebrantes solicitam as participações das famílias durante a bênção. Esteja atento(a) para fotografar os pais.

Fotografar Casamentos Beijo

  • O Beijo: Apesar de não ter segredos, o beijo é esperado por 100% dos convidados. Geralmente acontece logo após a bênção com a famosa frase “o noivo pode beijar a noiva”.

Dica de posicionamento: Não há necessidade de dois fotógrafos “batendo cabeça” no altar, pois o espaço é pequeno e pode causar tumultuo.

O segundo fotógrafo cuida de outras fotos que são melhores de baixo para cima, como a das alianças, o beijo e a bênção.

  • Cumprimentos: Considero o momento dos cumprimentos um dos mais difíceis da cerimônia. Há muito movimento e pouco espaço. Esteja o mais próximo dos noivos que conseguir, assim você terá mais chances de fotografar emoções.
  • Saída dos Padrinhos: Como já fotografamos as entradas dos padrinhos, atente-se apenas na fotografia dos pais, que geralmente entram separados.
  • Saída dos Noivos: Neste momento eles já estão bem mais sorridentes. O momento ideal para dezenas de fotos lindas espontâneas. Fique longe dos noivos e use o zoom ou uma fixa tele para fotografá-los. Não os atrapalhe.

Como Fotografar Casamentos

Como Fotografar Casamentos: Após a Cerimônia

Após toda a ansiedade é momento dos retratos protocolares. Fotografar Casamentos não são apenas fotos espontâneas.

Dicas Fotografar Casamentos Padrinhos

Inicie pelos padrinhos e madrinhas, pois estão super ansiosos para a festa.

  1. Faça as fotos com todas as madrinhas juntas;
  2. Em seguida com todas as madrinhas e padrinhos juntos;
  3. Na terceira foto, apenas os padrinhos;
  4. Se os noivos desejarem, fotografe os casais individualmente;
  5. Por último os pais e familiares. Neste momento os noivos costumam solicitar outras fotos com tios e avós. Se não solicitarem, lembre-os, pois não há necessidade de ter outro momento protocolar de fotos.

Como Fotografar Casamentos Elegantes

Após as fotos protocolares, tire um tempo para os Retratos dos Noivos. Destes momentos que saem fotos para a capa do álbum, porta retratos, quadros em casa.

Aqui você tem um tempo e oportunidade para ser criativo.

Lembre-se: Se sua noiva atrasou, é neste momento que fará as fotos dela sozinha, pois o atraso no making of não foi culpa sua. Converse com a assessora e explique a situação. Em último caso, cinco minutos é o suficiente.

Como Fotografar Casamento Lindo

Como Fotografar a Festa de Casamento

Daqui em diante há menos tensão. Os noivos já estão leves e ainda mais sorridentes.

Dificilmente conseguirei listar uma ordem cronológica de acontecimentos, por isso é muito importante estar atento. Você pode conversar com a assessora para lhe passar um briefing rápido.

Como Fotografar Festa de Casmento

Os acontecimentos mais comuns são:

  1. Entrada dos Noivos no salão seguida do corte no bolo e o brinde com os pais e padrinhos;
  2. Agradecimento aos convidados;
  3. Dança dos Noivos;
  4. Jantar;
  5. Pista de Dança;

Durante os acontecimentos principais citados acima, há outras dezenas de acontecimentos paralelos que sempre rendem boas fotos. Dou o nome de histórias paralelas.

Como Fotografar Casamentos Histórias

Você tem a oportunidade de mostrar aos noivos histórias e momentos que eles nem imaginam que aconteceram. Fotografar amigos conversando, pais e avós se abraçando dizendo “nossa como ela ficou linda”, ou algo “você viu o sorriso que ele deu a ela”.

São momentos ímpares deixado de lado pela maioria dos fotógrafos e garanto, os noivos vão te olhar como o melhor fotógrafo do mundo, apenas por mostrar-lhes cenas verdadeiras que estariam em branco se não fosse por você.

Conclusão sobre Como Fotografar Casamentos

Neste artigo você aprendeu:

  • Saber diferenciar sua posição como fotógrafo. Empreendedor ou Freelancer;
  • Avaliar se está pronto para fotografar casamentos e se é o mercado ideal pra você;
  • Como escolher uma boa câmera para casamentos;
  • Como escolher e as principais diferenças entre fotografar com lentes zoom e fixas;
  • Roteiro básico que acontecem na maioria dos casamentos durante o making of, cerimônia, após cerimônia e festa.

Você está pronto para fotografar casamentos?

Gostou? Deixe seu comentário e Compartilhe com amigos nas redes sociais.

Nos vemos em breve;

Willian Lima

Objetivas na Prática
  • Artigo maravilhoso Willian! Você é um excelente profissional e uma pessoa incrível. Parabéns!!!

    • Opa Marco. Valeu, que bom ter gostado do artigo.

    • Opa Marco. Valeu, que bom ter gostado do artigo.

  • Bianca Rodrigues

    Parabéns Willian! Gosto muito de seus artigos, sempre trazendo muitas informações de fácil compreensão 😀
    E claro, parabéns pelo lindo trabalho que você fazem

    • Olá Bianca… que ótimo ver leitores comentando. Valeu!

    • Olá Bianca… que ótimo ver leitores comentando. Valeu!

  • Luiz Gustavo

    Muito bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar quem está começando. Parabéns Willian e muito sucesso na sua vida profissional e pessoal.

  • Juraci Dressadori

    Excelente! Muito didático!

  • Albert

    Parabéns willian, mais um belo trabalho com belas fotos e muito profissionalismo!!!

    Se me permite gostaria de saber quantos flashes e/ou rebatedor vc utilizou na foto logo acima da frase: “O que vc precisa saber para fotografar casamento?”.

    • Olá Albert. Usei apenas 01 flash atrás do casal. Contra Luz.

    • Albert

      Muito interessante a foto, pois dá para perceber a luz do flash vindo vindo em contraluz, mas dá para perceber, também, que os rostos dos dois também estão bem iluminados, por isso pensei que tivesse um segundo flash ou um rebatedor para iluminar essa região. Valeu meu amigo, muito obrigado pela informação. Fico emocionado quando vejo uma bela imagem como essa.

    • Olá Albert. Usei apenas 01 flash atrás do casal. Contra Luz.

  • Diego Pinheiro

    Excelentíssimas dicas e preciosas informações! Valeu cada segundo lendo o artigo!
    🙂 Obrigado de coração!
    Muito mais sucesso caro William.
    Abraço
    Diego Pinheiro

    • Opa Diego. Legal saber que este artigo lhe ajudou. Valeu!

    • Opa Diego. Legal saber que este artigo lhe ajudou. Valeu!

  • Fernando Ramos

    Muito bom Willian, leitura da noite.

  • Jose Antonio

    Material indispensável para quem está começando como eu…só posso agradecer e desejar muito sucesso…eu gostaria de saber se já fotografou sozinho casamentos e o que acha pois no momento estou apenas eu e 1 assistente?

    • Olá José. Sim já fotografei e fotografo sozinho, principalmente casamentos com até 80 pessoas. Eu apenas sempre tenho equipamentos reservas para eventuais problemas.

    • Olá José. Sim já fotografei e fotografo sozinho, principalmente casamentos com até 80 pessoas. Eu apenas sempre tenho equipamentos reservas para eventuais problemas.

  • Leandro Santos

    Muito bom, conteúdo de excelente qualidade ajudando a crescermos cada vez mais na nossa carreira, este e tantos outros post tem me ajudado muito a melhorar como fotografo… Desde já te agradeço, e gostaria de saber se não teria a possibilidade de você falar sobre marketing e vendas? por webinario,pois eu e tantos outros fotógrafos temos boas fotos, mas não vendemos como gostaríamos… você poderia abordar esse assunto também?

    • Olá Leandro… Obrigado pelo comentário. Sim, tenho em mente falar mais sobre mkt e vendas. É que na verdade é um assunto que requer dezenas de ações seguidas uma da outra para um resultado efetivo. Então pretendo fase algo gratuito e depois um curso completo para realmente trazer resultados a vocês!

    • Olá Leandro… Obrigado pelo comentário. Sim, tenho em mente falar mais sobre mkt e vendas. É que na verdade é um assunto que requer dezenas de ações seguidas uma da outra para um resultado efetivo. Então pretendo fase algo gratuito e depois um curso completo para realmente trazer resultados a vocês!

  • Thaise Louback

    Conteudo muito bom. Obrigado pelas dicas. Abraços

    • Olá Thaise… Eu que agradeço. Compartilhe com amigos para espalhar este artigo legal.

    • Olá Thaise… Eu que agradeço. Compartilhe com amigos para espalhar este artigo legal.

  • Alcyr Maciel

    Parabéns e obrigado, ótimas dicas, valeu mesmo!

    • Fala Alcyrl… Valeu pelo comentário e feedback. Compartilhe com seus amigos…

    • Fala Alcyrl… Valeu pelo comentário e feedback. Compartilhe com seus amigos…

  • Gabriel Segundo

    Material Filé Mignon no ponto! kkkkkk Obrigado, Willian!

    • Fala Gabriel… Que bom que gostou! Compartilhe com seus amigos… Valeu

    • Fala Gabriel… Que bom que gostou! Compartilhe com seus amigos… Valeu

  • Abraao Junior

    Obrigado por compartilhar Willian!! Sensacional mesmo!Suas dicas e histórias ,sua vivência na fotografia são demais!Forte abraço!

    • Opa… Valeu Abraao… Obrigado por acompanhar

    • Opa… Valeu Abraao… Obrigado por acompanhar

  • José Nilton de Melo Vogado

    Dicas valiosas. Parabéns. Aproveito para solicitar uma orientação; Vou fotografar o casamento de um familiar. Tenho uma lente 50mm f/1.8 e pretendo adquirir outra lente fixa; 24 ou 35mm; devido aos recursos disponíveis. O que você recomendaria?

    • Você que ja tem uma 50mm o ideal seria uma 24, pois de 35 para 50 não te daria muita diferença!

    • Você que ja tem uma 50mm o ideal seria uma 24, pois de 35 para 50 não te daria muita diferença!

  • Luis Carlos Souza

    Willian, parabéns pelo site, o visual é incrível e as informações são ainda melhores. Conheci o site esta semana e já estou lendo tudo, estou adorando,muito bom mesmo.
    Você tem algum post sobre iluminação? Tenho muita dificuldade em fotografar com flash, você pode compartilhar qual esquema de luz vc utiliza para fazer as fotos protocolares? Como você posiciona o flash durante a cerimônia? Tem um assistente que faz este trabalho?
    Muitíssimo obrigado!
    Luís Carlos

    • Olá Luis Carlos… ainda não tenho nada sobre iluminação, há muito conteúdo que ainda desejo escrever e sobre iluminação é um deles… Obrigado por acompanhar. Sim, tenho um assistente que me auxilia 100% num casamento.

  • JOSIMAR FOTOGRAFIAS

    NOSSA MANO PARABÉNS QUE ARTIGO SUPER COMPLETO, FOTOGRAFO FERA DE MAISSSSS, PARABÉNSSSS, ISSO DEVERIA SER UMA REVISTA !!!!!!! COM EM PDF TAMBEM
    !!!!!

    • Valeu Josimar… Feliz que tenha lhe auxiliado e que tenha gostado da matéria.