Como Fazer Backup de Fotos

Um Guia Completo sobre Como Fazer Backup

Hoje quero compartilhar com vocês tudo que sei sobre como fazer backup de fotos e seus arquivos do computador e deixar todo seu conteúdo menos vulnerável a perdas e danos. Afinal, todos os dias criamos fotografias, conteúdos digitais e queremos ter a certeza que teremos acesso a tudo com segurança não é?

Abaixo, listarei tudo que sei sobre o assunto, e darei algumas dicas de soluções que uso.

O que é um Backup

O que é Backup

Antes de falar sobre Como fazer Backup, é importante compartilhar o conceito. De maneira simples e rápida é um termo em inglês que significa obter uma cópia de segurança de qualquer coisa, de arquivos digitais que falaremos por aqui ou até mesmo para equipamentos. Por exemplo, tenho um a câmera fotográfica de backup para qualquer eventualidade.

Tipos de Backup

Tipos de Backup

Acho primordial entender quais tipos de backups mais comuns e como eles funcionam. Assim, será possível entender qual o melhor para seu Fluxo diário. Existem alguns softwares para controlar as funções de como fazer backup, listarei algumas dicas.

Como Fazer Backup Completo

Este e ó tipo de backup que talvez maioria conheça e utilize. Toda vez que você realiza a tarefa, todos os dados são copiados, mesmo arquivos que não sofreram algum tipo de modificação no disco.

A desvantagem é que gera trabalho desnecessário e torna este processo muito lento, em caso de fotografias por exemplo. Eu mesmo tenho mais de 100mil Fotos de clientes arquivadas e com backup. Imagine realizar um Backup Completo todas as vezes?

Recomendo utilizar um Backup Total apenas na primeira vez que realizar um Backup, depois deixe seu software gerenciá-lo.

Anote aí: Todos os Softwares de Backup realizam o Primeiro Backup como Completo. É importante entender isso, pois se nunca executou um backup, o software entende que precisa guardar as informações completas no Primeiro Backup.

Como Fazer Backup Incremental

Acho o tipo de backup mais inteligente, pois verifica e faz o backup apenas dos arquivos que sofreram alterações depois do Backup Completo. Até aqui tudo certo.

O que torna este backup inteligente mesmo é o fato de verificar se o arquivo alterado é mais recente do que o arquivo copiado no último backup. Como ele funciona?

  1. Backup Completo: Como disse é obrigatório o primeiro backup ser completo.
  2. O Primeiro Backup Incremental: Depois de 01 dia por exemplo, você realizou uma alteração em qualquer arquivo de seu HD, Foto, Word, Planilha, etc. Será feito o backup apenas destas alterações.
  3. Segundo Backup Incremental: Ele vai analisar também a data do último backup incremental (Item 02) e não apenas do Backup Completo e fazer backup apenas do que mudou do último backup incremental.
  4. Terceiro Backup incremental: Vai analisar também o Segundo Backup Incremental, não apenas o Backup Completo e fazer backup apenas do que mudou do último backup incremental.
  5. XYZ Backup Incremental: Assim por diante.

Reforçando: O Backup Incremental leva em consideração apenas as alterações realizadas em relação ao último Backup e realiza a tarefa dos itens modificados mais recentes.

Como Fazer Backup Diferencial

É um pouco semelhante ao Backup Incremental, realiza o backup apenas de arquivos alterados desde o Backup Completo, até aqui igual ao incremental.

O que o torna diferente é o fato de considerar alterações realizadas apenas do Backup Completo, ou seja, é um backup acumulativo, fazendo e refazendo backups de todos os arquivos alterados após o backup completo até que outro backup completo seja feito.

Dicas de Como fazer Backup na Nuvem

Como Fazer Backup Nuvem

Está cada vez mais comum e acessível o serviço de na Nuvem por isso acho válido compartilhar algumas soluções de como fazer backup na nuvem. Há excelentes soluções gratuitas como o Drop Box e o Google Drive, que oferecem até 10GB gratuitos. Ideais para quem fará backup apenas do computador com documentos, sem muitas fotos e vídeos. O Espaço Gratuito dá conta do recado.

Dica sobre o Drop Box: Gosto tanto do Drop Box que migrei para o plano pago. Como preciso compartilhar muitos arquivos com clientes e fornecedores, adquiri o plano com 1TB que custa $9,00 mensais.

Para quem pretende armazenar documento, minha dica é utilizar o Evernote que é gratuito também, você pode ler mais sobre ele neste outro artigo que escrevi. Além de também servir como sua agenda diária de anotações.

Como Fazer Backup em Discos

Como Fazer Backup HD

A primeira e mais simples forma de como fazer backup é utilizar HDS Externos conectados a seu computador pela porta USB ou até mesmo por sua conexão Wi Fi, que é o caso da Time Capsule da Apple.

Backups HDs conectadas fisicamente

Esta, sem dúvida é a maneira mais conhecida e talvez ainda a mais utilizada.

  • Principal Vantagem: Agilidade em que o backup é feito, pois conectada via cabo trabalha muito rapidamente, principalmente se a conexão for USB 3.0, uma Firewire ou até mesmo uma Thunderbolt.
  • Principal Desvantagem: Ter que ficar conectando e desconectando a HD a todo momento e transportando de lá para cá. Em alguns casos como fotografias Brutas e Vídeos, em minha opinião ainda é a melhor opção, pois pastas com 30 a 50GB não é nada fácil realizar via Wi-Fi.

Backup no Mac: Para quem usa Mac, não sei se é a Melhor, mas utilizo e recomendo o próprio Time Machine. Ele executa o Primeiro Backup Completo e depois trabalha com Backups Incrementais.No final deste artigo há uma série de links úteis, incluindo um guia completo sobre o Time Machine.

Backup no Windows: Não uso Windows há 5 anos, mas me dediquei a realizar uma pesquisa sobre o que estão recomendando hoje, pois sei que há milhares de leitores que usam o sistema operacional de Bill Gates. Encontrei muita gente falando do Cobian Backup, está na posição número 01 em diversos sites e blogs sobre o assunto! Merece ser testado!

Backups HDs conectadas por Wi-Fi

Hoje, a melhor solução que conheço para backups em HDs só que utilizado Wi-Fi é o Time Capsule da Apple (Link de Afiliado) Trabalha do mesmo modo que uma HD conectada.

Anote aí: Sugiro realizar o Primeiro Backup Completo conectada com Cabo, mas para os Incrementais é excelente por Wi-Fi. Outra coisa legal é que se você tiver mais de um Mac, poderá utilizar a mesma Time Capsule para todos os computadores de casa. Apenas Verifique os Espaço em disco dos Computadores para ver se a TC suportará.

Inspiração de Backups para Fotógrafos

Antes de seguir, você pode querer saber como importo minhas Fotos utilizando o Lightroom e o Photomechanic, anote este link e depois confira o Artigo que escrevi sobre isso!

O vídeo abaixo é de um fotógrafo que admiro muito, o Chase Jarvis. Neste vídeo, ele compartilha o passo a passo do fluxo de backups de fotos e vídeos, incluindo as etapas enquanto ainda está na locação do trabalho. Tive acesso a este vídeo de como fazer backup há uns 2 anos e sabia que teria algum momento específico para compartilhá-lo.

Este vídeo contém cenas de como fazer backup de fotos e vídeos e podem fazer mal à saúde, pois os equipamentos utilizados são um sonho de consumo de todo fotógrafo. (Pelo menos o meu, 😉 )

Concluindo sobre o Assunto

Espero que estas dicas possa te auxiliar com a prevenção de seus arquivos importantes da vida, seja você um fotógrafo ou não!

Apenas Você pode auxiliar esta informação chegar a mais lugares. Compartilhe com amigos!

Links úteis sobre Backup

Objetivas na Prática
  • Willian Lima

    Olá Chris… obrigado mais uma vez por acompanhar. Segurança, realmente Segurança é um tema fera… Sobre armazenar no Google Drive é uma excelente opção. Os leitores irão gostar da idéia.

    Sobre o curso (pago)… Penso sim em criar, mas o dia-a-dia do fotógrafo é corrido… ehehh…

    Abs…

  • Olá William,
    Excelentes dicas meu amigo!

    Costumo utilizar apenas sistemas de HD externos. A dica do Backblaze é muito boa, não conhecia o serviço. Agora porque você recomenda para aqueles que possuem até 500gb?

    Abs
    Leo Castro
    http;//marketingparafotografos.com.br

    • Willian Lima

      Olá Leo Castro, primeiramente, obrigado pelo comentário.

      O serviço BackBlaze foi indicação de uma amiga. A indicação sobre até 500GB, pois acredito que fazer Backups de arquivos gigantescos, com nossa internet brasileira, pode ser um trabalhão…. eheh…

      Mas nada impede de algum leitor testá-lo.

      Abs.

  • Roberto Wilian Oliveira

    está otimo o som

  • Diego Marques

    Audio e video Ok

  • Lesle Nascimento

    Tudo ok

  • Kaique

    Estou ouvindo perfeitamente

  • Elias Rps

    Ok, perfeito aqui.

  • Daniel Kinder

    Perfeito!

  • Rafael Brunheroti

    tudo certo

  • Vinícius Marques De Almeida

    O áudio está perfeito

  • Leandro Moura Brandão

    Áudio ok

  • Harley Muniz

    ok

  • Moises

    Tudo OK… vamos lá !!

  • Eugenio Oliveira

    Audio e video ok tb.

  • Sidney Rocha

    Sidney Rocha Guarulhos Ok esta tudo certo

  • Cadu

    Manda ver! Aqui ta
    excelente

  • Denis Silveira

    Grande William, Super Mestre Wedding !!!

  • Paulo Mauricio

    Estou na área, William.

  • Kaique

    Ok, está aparecendo

  • Rafael Brunheroti

    esta tudo certo.. normal 🙂

  • Rodrigo Henrique

    ok

  • Nuno Fonseca Tomé

    Tudo ok!

  • Paulo Mauricio

    Lightroom alto e claro

  • Anderson

    Ok

  • Moises

    Okk tela do Lightroom

  • Leandro Nagaoka

    ok

  • Vilsselle

    Caiu

  • Eladio Gomes

    Assistindo aqui, meu amigo! 🙂

  • Paulo Mauricio

    Aproveite e fale um pouco como usa a configuração do foco (matriz? Pontual?)

  • Paulo Mauricio

    Aproveite e fale um pouco sobre o foco

  • Leandro Nagaoka

    Show Willian abração….

  • Julio Lucena

    julio lucena fotografias

  • Cadu

    O Pfixer é só para MAC?

  • Josimar Matos

    assistindo.

  • Leandro Moura Brandão

    Vc usa 2 câmeras no casamento ??

  • Paulo Mauricio

    Pergunta: Fale um pouco sobre o seu modo de focar

  • Elias Rps

    Willian, esse aplicativo para usar o teclado consigo baixa-lo ?

  • Josimar Matos

    por favor repete o nome do aplicativo

  • Sidney Rocha

    Fale um pouco mais sobre pfxer

  • Anderson

    Você tem a venda esse preset que usou na aula?

  • Kaique

    Willian, o Photo Mechanic serve “somente” para seleção de fotos ou tem alguma outra função ? Estou pensando em compra-lo

  • Samuel Henrique Nadai

    Você altera o Profile da Camera no Lightroom?

  • Leandro Moura Brandão

    Vc usa 2 câmeras no casamento ?

  • Paulo Mauricio

    Pergunta: Fale um pouco sobre o seu modo de foco

  • Leandro Moura Brandão

    Vc usa 2 câmeras no casamento ???

  • Leandro Nagaoka

    Vc ta aproveitando o perfil de cor da sua camera ?

  • Paulo Mauricio

    Usa o colorchecker?

  • Eladio Gomes

    Vc revisita suas edições depois?

  • Paulo Mauricio

    William, adorei esta sua idéia de mostrar seu “cockpit” (como falanmos na aviação). Obrigado

  • Diego Marques

    Valeu Willian!

  • Josimar Matos

    Valeu mesmo, pena que perdi o começo. Muito obrigado por compartilhar conosco dos seus conhecimentos.

  • Julio Lucena

    sou muito fa deste cara ….

  • Bruno Flash

    William, a chegada do Smart Álbum e as encadernadoras permitindo edição de álbuns no site, indica o fim dos DIAGRAMADORES ???

  • Diego Marques

    Show de bola a iniciativa de mostrar o processo

  • Gabriel Cesar

    Pode falar um pouco mais sobre a impressão fine art? Voce vai estar na Wedding brasil??

  • Douglas Fernando

    Cabei de chegar continua.

  • Denis Silveira

    William, depois precisa fazer um ao vivo com técnicas de Vendas para fotógrafo. Por que as vezes um bom fotógrafo não é um bom vendedor, isso frustra a gente!.

  • Leandro Nagaoka

    Falouuuu Abraçao valeu ……

  • Bruno Flash

    Pra montar um estúdio do zero, é necessário ajuda do SEBRAE ou um Coach pra indicar o caminho das pedras é o suficiente?

  • Anderson

    Pra quem está começando, qual dos cursos você aconselha fazer?

  • Pedro Sérgio Angelotti

    Você disse que não faz o re-framing apenas foca e troca o ponto focal da camera? É isso?

  • Jose Dias

    Obrigado!!!!

  • Reinaldo Gazola

    Parabéns pela iniciativa Willian, curto muito seu trabalho

  • Willian, to passando mesmo só para parabenizar pela iniciativa de compartilhar conhecimentos tão valiosos!

  • Eladio Gomes

    Vc revisita suas edições depois?

  • Alcyr Maciel

    Você escolhe as fotos que serão tratadas ou as noivas escolhem?

  • Kaique

    Youtube

  • Julio Lucena

    youtube

  • Anderson

    Youtube

  • Denis Silveira

    youtube!!!!! com certeza!!!!

  • Pedro Sérgio Angelotti

    youtube… o meu caso é canon kkk

  • Reinaldo Gazola

    youtube é bem melhor

  • Douglas Fernando

    youtube

  • Josimar Matos

    youTube

  • Eladio Gomes

    por favor, não use snapchat, como vc mesmo disse ele se auto destrói!

  • Diego Marques

    youtube

  • WalterShow

    Willian Lima boa noie, falo de Angola, eu quero saber se a paginação no PhotoShop e Indsegn qual é o melhor.

  • Douglas Fernando

    Passa seu snap

  • Eladio Gomes

    Abs, e obrigado.

  • Naoto Kaiser

    Youtube com certeza!!!

  • Youtube.

  • Isabella Moreira

    Obrigada pelas dicas! E espero a próxima aula ao vivo

  • Leandro Nagaoka

    you tube

  • Fabiano Garske

    YouTube!!

  • Willian, com relação ao foco, na Canon 5DIII que tem 64 pontos e é possível focar com qualidade onde desejamos, ja na 6D a coisa é mais limitada. Isso depende do modelo da câmera, pois assim como na Nikon tem câmeras com muitos pontos e outras com poucos pontos de foco, na Canon é a mesma coisa.

  • Fabiano Garske

    Obrigado pelas dicas. Não sou profissional, mas editar mais rápido deixa mais tempo para curtir a família!

  • Isabella Moreira

    Youtube

  • Javier Talavera

    Obrigado pelas dicas! Eu estou olhando desde a Concepção Paraguai

  • José Dário Leandro

    Pode me informar a marca do seu microfone?

  • William, tenho uma dúvida, O Pfixer é só para MAC?

  • Bila Som

    Opa tudo certo por aqui vlw

  • Bila Som

    É um para sol que vai na tela né

  • Paulo Mauricio

    Estou aqui, com cafezinho do lado.

  • Foto e áudio ok!

  • João

    Tudo ok!!

  • Paulo Mauricio

    Willian, noto que a foto está em NEF. Não gosta de converter para DNG?

  • Eugenio Oliveira

    ok!

  • Hérica Lima

    Oi Willian, meu marido e eu gostamos demais do seu trabalho, Meu marido está começando na fotografia e suas aulas ajudam muito.

  • Ricardo Possidonio

    isso apareceu 🙂

  • Ricardo Possidonio

    ja tentei renomeia aqui no meu mas so renomeia uma como faço pra renomeia todas pode mostra?

  • eu quero a aula sobre o pfixer
    helbertpinto@gmail.com

  • jhonatan henrique

    OI Willian eu estou com um problema no meu tratamento! eu estou com uma action de cor para photoshop , so que gosto de tratar minhas fotos primeiro no lightroom pois uso melhor as ferramentas para a escolha da minha fotos! qual e o certo tratar no li e depois passar para o ps ou o contrario? parabéns pelo trabalho! em breve estarei comprando mais presets, usei os que comprei gostei muito e super recomendo! abraços jhonatan

  • Renan Oliveira

    Eu tbm quero a aula sobre o pfixer
    renan-dhx@hotmail.com

  • Bila Som

    Nos recortes as vezes você muda a proporção ou sempre matem a proporção original da foto?

  • Vinicius Valiense

    Sobre o recorte. Para revelação como você faz deixar no tamanho correto do papel?

  • WalterShow

    Willian boa noite falo de Angola, eu queria saber se é possível definir o tamanho dos álbum Manualmente no Lightroom?
    Por exemplo eu quero 30X35, La não tem.

  • Ricardo Possidonio

    e sim eu faço assim também uso os rótulos

  • Bruno Prado

    Ola como voce troca o Radial de dentro pro externo ? e dita tanto fora como dentro ….rapido em

  • Anderson Faria

    Willian, estou tendo problemas quando recebo uma lista de seleção de fotos que vem do meu site, essas que são escolhidas pelo cliente. Acontece que quando coloco no LR a lista, separadas por vírgula, o LR não encontra…Uso no modo text e contains…mas já testei quase todos os outros modos de procura no library. Já consegui antes com uma lista, mas recentemente não estou conseguindo.

  • Paulo Mauricio

    Willian, como você disponibiliza as fotos para os clientes? Com o Lightroom mobile?

  • Carlos Augusto

    Ola, William! To chegando agora pra ver sua aula. Perdi muita coisa?

  • Carlos Augusto

    Vai ter algum repeteco? Abraços!

  • Carlos Augusto

    Admiro muito o seu trabalho e gosto muito do seu método de deixar o processo mais rápido e prático para editar as fotos. Parabéns !

  • Ricardo Possidonio

    show, eu faço isso mas so renomeia um mesmo selecionando todas

  • Giovani Ferreira

    Willian, boa tarde. Como eu sincronizo as fotos de 2 cameras para ficar assim na sequencia??

  • Anderson Faria

    Perfeito, obrigado!!!

  • Hérica Costa

    Poderia dar dicas de um ensaio durante o dia em outra live, seria muito util. Obrigada.

    • Hérica Costa

      dica de fotografia por favor.

  • Renan Oliveira

    Quem tem o Diagramação 6.0 vai receber o update pro 7.0 ou será necessário adquirir novamente ? Eu tenho o Diagramação 6.0, Texturas e Capas. E gostaria de saber também quando você lançara o curso de Lightroom e Indesign novamente ?

  • jhonatan henrique

    Willian, você pode disponibilizar esse prestes botique color para venda?

  • Priscila Drumond

    Qual o seu instagram?

  • Renan Oliveira

    Tem previsão pro Curso Pós Tratamento Sem Segredos? Ansioso pra esse curso.

  • Bruno Prado

    O aplicativo Pfixer tem um acessorio ? tipo uma mesa pra controle ? voce ja usou ?

  • Hérica Costa

    Fotografia por favor

  • Ricardo Possidonio

    quantas fotos voce vende no seu contrato Willian?

  • jhonatan henrique

    Willian em um casamento onde a luz da igreja e totalmente amarela, como aproveito essa luz ao meu favor? e posso usar o flash para equilibrar as luzes que estouras nas janelas se o casamento for durante o dia?

    • Rafa Silva

      Fotografa em RAW e depois você pode mudar o White Balance no Lightroom. Na sua camera você também pode configurar o WhiteBalance mas eu prefiro deixar em AUTO essa configuração (uso uma D610 Nikon)

  • Hérica Costa

    Seria ótimo se vc ensinasse sobre fotografia, mas por enquanto poderia indicar um canal que tenha conteúdo voltado para ensaios fotográficos?

    • Hérica Costa

      sim, já sigo ele, bom demais.

  • Carlos Augusto

    Usando flash manual você utiliza a mesma potencia ou varia? Se você varia são quantas opções?

  • Ricardo Possidonio

    Américo

  • Bruno Prado

    Uma pergunta pessoal motivadora acredito que pra muitos…quando voce deu o verdadeiro start na carreira quando viu que era isso que queria ..só responde mais essa rs valeu

  • Ricardo Possidonio

    abraço boas dicas

  • Hérica Costa

    Valeu Willian

  • Carlos Augusto

    Obrigado ! Valeu !!!

  • Mariana

    Podia elaborar um video com tratamento no Lightroom para ensaio externo em praia e em parque.

  • Rafa Silva

    William,

    Entendendo que no que se diz respeito à processo de trabalho cada um têm um estilo que acredita ser o mais produtivo, porém sobre a conversão DNG, no meu caso ainda à faço na fase de importação. Primeiramente, retiro da seleção todas as fotos realmente perdidas (flash não disparou, ou fotos sem foco), o restante (fotos 100% e aquelas aproveitáveis para algum recorte, etc) eu já faço a conversão pra DNG. Entendo que se gasta um pouco mais de tempo para conversão, mas um dos benefícios do DNG é justamente a colaboração (tratamento pode ser separado em 2 ou mais colaboradores em diferentes plataformas MAC e PC) e por isso já faço no primeiro instante. Além disso ainda acho muito importante guardar o arquivo RAW em um segundo BACKUP, uma vez que consigo gerar o DNG a partir dele no caso de um desastre. No meu caso uso um NAS e utilizo o próprio Lightroom pra fazer um backup de segurança na opção “Make a secondary copy”. Como gato escaldado tem medo de agua fria, eu ainda tenho uma conta na AMAZON onde os arquivos do NAS são automaticamente sincronizados na nuvem… de leve, so pra garantir…. =).

    Queria entender melhor o “por que” do seu processo de tratar as imagens em RAW e depois passar pra DNG. Poderia explicar melhor essa parte?

    • Olá Rafa… Seu fluxo é perfeito… E minha opinião apenas o fato de converter para DNG no momento da entrada que gera um trabalho adicional, mas como você explicou pelo fato de colaboração é super válido… Vou fazer outra LIVE para explicar o meu Workflow passo a passo… Escrito seria imenso… Sobre backup, também uso na Amazon, mas após editar e tratar todas as fotos… Vou fazer outra live sobre Workflow… Obrigado por seu comentário…

  • Rafa Silva

    William, você faz um catálogo por Cliente? Por Evento? Por Contrato? Como funciona seus catálogos?

    Como ainda não estou fazendo fotos profissionalmente, utilizo um catalogo por ano. Portanto catalogos 2015.lrcat, 2016.lrcat, e tal. Como você nomeia e organiza seus catalogos?

    • Por ano é bem legal… Faço por ano também!

  • Alex Santiago

    Boa noite, uso o Cobian Backup e realmente foi a melhor solução para mim.