Carreira na Fotografia – Dicas Essenciais para desenvolver uma Carreira de Sucesso

Há anos recebo perguntas de como fiz para desenvolver minha Carreira na Fotografia. Algumas pessoas inclusive me perguntam até mesmo o passo a passo que trilhei para estabelecer e atingir novas metas.

Para responder todas essas perguntas e auxiliar centenas de pessoas, estou lançando um novo treinamento e uma série de vídeos para compartilhar os que aprendi durante o processo de desenvolvimento de minha carreira na fotografia.

É importante dizer que nunca foi fácil pra mim e provavelmente não será fácil pra você, pois crescer em qualquer profissão são necessários foco e dedicação. Também saber que os esforços físico e mental fazem parte do processo de crescimento e algumas vezes o desânimo pode bater, mas nunca desista de seus sonhos.

Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam. (Henry Ford)

Que tal antes de continuar a leitura, ja compartilhar com os amigos nas redes sociais?

Carreira na Fotografia por Willian Lima

Minha Carreira na Fotografia após 2009

Lembro-me que até meados de 2009 meu trabalho não era reconhecido e não fotografava os casamentos que gostaria. Tudo era muito difícil e até fotografava bastante casamentos, mas nenhum dos contratos com o valor agregado que sonhava.

Mas para esta mudança acontecer em 2009, iniciei todo o processo de reestruturação de minha carreira na fotografia em 2006.

Parti para o Plano de Negócio, verifiquei o que poderia estar me prejudicando e tracei novas metas.

Foram meses de trabalho duro e suado, mas o resultado veio e percebi que todo o esforço valeu a pena.

Sua Carreira na Fotografia

PDF Carreira na Fotografia

A não ser que você tenha muita sorte (prefiro não contar apenas com ela), recomendo iniciar o processo de construção de sua carreira na fotografia com um plano de negócio.

Costumo fazer um paralelo da importância de um plano para o desenvolvimento de carreira, com uma viagem de férias, mesmo que para uma cidade vizinha.

O primeiro passo é traçar sua rota até o destino. Depois, os passos e horários das programações para compras ou lazer, incluindo reservas em restaurantes.

Numa viagem você organiza todos os detalhes certo?

Com sua carreira na fotografia é a mesma coisa. Você precisa saber onde deseja chegar, ter os objetivos claros e bem definidos num papel, para traçar a caminhada e ações necessárias até alcançá-los.

Se pra você tudo isso for papo furado, me desculpe, infelizmente não poderei auxiliar.

Não posso esquecer de comentar que, não apenas os fotógrafos iniciantes sofrem com a falta de planejamento, mas também os já profissionais.

Das mensagens e perguntas que recebi até hoje, há muitos fotógrafos experientes com dificuldades em suas carreiras.

Marca e Carreira na Fotografia

Em paralelo à Fotografia

Um fator decisivo que difere os fotógrafos que vivem muito bem da fotografia e os que sempre estão correndo atrás do prejuízo é a capacidade de gerenciar sua marca.

Você precisa ser um bom fotógrafo – isso já é esperado por todos os clientes que chegam até você – e desenvolver estratégias que vão te auxiliar a sair na frente de seu concorrente.

Posso te auxiliar no desenvolvimento do Plano de Negócio Completo. Assista este vídeo.

As 14 Etapas para construção de uma Carreira na Fotografia

Etapa #1: O Raio X  é a primeira e uma das mais importantes etapas para um plano de negócio na fotografia. Seu objetivo é traçar todos os detalhes possíveis sobre você, não apenas como fotógrafo(a), mas também como pessoa.

O resultado pode dizer muito sobre sua carreira atual e também oferecer um mapa para tomada de decisões. É preciso encontrar o seu “Eu Sou”.

As respostas precisam ser mais sinceras possíveis, pois é a base para seu crescimento e o ponto de partida para a mudança.

Fotografia e Carreira

Etapa #2: O passo número dois para um plano de negócio é compreender sua relação com a fotografia. Colocar no papel e fazer uma auto análise dos motivos que te faz querer ser um fotógrafo profissional e até mesmo identificar por quais razões não estar numa melhor posição.

Etapa #3:  Em mais uma etapa da Conscientização, colocar no papel ameaças e seus diferenciais vai te dar um panorama da situação atual para tomada de decisões na etapa da Ação, que é o desenvolvimento do plano de negócio em si.

Etapa #4: A gestão financeira é o alicerce para a saúde de um negócio. Gastar demais ou investir errado pode ser um enorme problema. Além disso é importante saber como calcular corretamente os valores para seu trabalho e obter o panorama anual de seu financeiro exato.

Etapa #5:  Trabalhar legalmente é a primeira coisa que um fotógrafo profissional deve ter em mente.

Há um mito que é impossível obter lucros com uma empresa legalizada. Sim você perde um pouco de seu lucro, mas nada que prejudique seu projeto. Você pode também adicionar os impostos no valor de venda.

Fotografia e Negócio

Etapa #6: Nesta etapa você fará o planejamento para seu negócio na questão estrutura. Quero te auxiliar para tomar a melhor decisão. Será que o ideal é ter um home office ou abrir um ponto de atendimento?

Ter um escritório ou um ponto de atendimento custa mais para seu negócio, mas pode também lhe trazer a possibilidade de agregar valor a seu trabalho, e muito valor.

Etapa #7: Você precisa colher informações e criar uma listagem de 03 concorrentes, ou seja, outros fotógrafos(as) que direta ou indiretamente atendem o mesmo público, “disputam” o mesmo cliente.

Etapa #8:  Aqui você vai descrever como gostaria que sua marca na fotografia fosse vista por clientes e também no mercado em que atua. Posicionamento é fundamental para atrair prospectos certos.

Etapa #9: Saber os perfis de seus clientes é outro fator importante para suas estratégias e posicionamento.

Carreira na Fotografia de Família

Etapa #10: Nesta etapa você vai relacionar todos os serviços e produtos a oferecer aos novos clientes.

Etapa #11: Branding é tudo aquilo que representa sua marca no mercado. Lá trás falamos de seu desejo no posicionamento da marca, aqui é sua representação e todas as ações devem ir de acordo com seu objetivo.

Etapa #12: Apesar de cada vez o mundo ser mais digital, a papelaria ainda é importante. Nem todos os lugares com oportunidades para captação de novos clientes, é simples entrar num site e enviar um e-mail.

Etapa #13:  Além da representação de sua marca com materiais impressos, é necessário continuar sua comunicação nos meios digitais.

Etapa #14: Controlar suas tarefas Administrativas corretamente.

Sucesso Carreira na Fotografia

Não sou o único fotógrafo que pensa assim.

O fotógrafo Dane Sander diz no Livro Profissão Fotógrafo que, se você gostar apenas de tirar fotos e não deseja qualquer compromisso com a parte burocrática de um negócio de sucesso, opte em desenvolver Carreira na Fotografia como Freelancer.

A carreira de fotógrafo empreendedor não é para todos, apenas àqueles que gostam de desafios e não se abalam com obstáculos.

Está pronto(a) para desenvolver carreira na fotografia?

Forte abraço e nos vemos no Projeto. 😉

PS: Clique aqui e conheça o projeto Plano de Negócio para Fotógrafos.

Cursos Falando de Foto