Câmeras Fotográficas ou Lentes, no que investir primeiro?

Minha sugestão sobre investir em Câmeras Fotográficas ou Lentes

Hoje quero continuar minha série de vídeos no carro, com um bate papo sobre Equipamentos.

Ontem, recebi uma mensagem e um e-mail de 2 leitores me perguntando se investem em Câmeras Fotográficas ou Lentes primeiramente, então resolvi dar minha dica, como fiz no início de carreira que me proporcionou 9 Prêmios na ISPWPuma das maiores Associações Internacionais de Fotografia de Casamento.

Lembre-se: Se você tem uma opinião que vá auxiliar os colegas, fique à vontade em comentar.

Importante: Quero compartilhar que apesar deste post ser sobre equipamentos para auxiliar os colegas, não deve ser o fator Principal de nosso Trabalho. As pessoas não compram os equipamentos que usamos e sim como enxergamos as coisas.

Muitos Fotógrafos no início de carreira ou até mesmo com um bom tempo de experiência, tem dificuldades em reservar uma grana para investir em equipamentos, fazer upgrade e etc (aliás se você está nesta situação, este curso sobre Como Calcular Preços pode lhe auxiliar).

Em meu caso, tive que saber se investiria em Câmeras ou Lentes no início de minha carreira, na verdade, até 5 anos atrás mais ou menos. Na época era praticamente impossível obter as Câmeras e lentes de Topo, pois  investia também em diversas áreas do estúdio, inclusive em meu crescimento como Empresário e Fotógrafo, que recomendo você também sempre fazer.

Então juntei dicas de professores e amigos, e fiz minha escolha. Não poderia ter feito melhor.

O Vídeo

No vídeo abaixo, conto como tudo isso aconteceu e apresento dicas para você que também gostaria de saber o que fazer numa situação dessa. Câmera ou Lentes? Vamos assistir?

Objetivas na Prática
  • Paula Pestana

    Willian, quais lentes tops você indicaria para se ter um kit legal?

    • Paula, não há um kit definitivo de objetivas. Mas minha sugestão seria uma 24-70 (17-55 numa camera crop), uma 70-200… Se for para lentes fixas, uma 35mm, uma 50mm e uma 85mm….

      Obrigado por seu comentário!

      • Bruno Gennaro

        Parabéns Willian! Sempre colaborando com o próximo.
        Estou iniciando na área (tentando), tenho uma D5100. Penso em comprar uma dessas objetivas 24-70 ou 17-55, porém da Nikon o valor é muito elevando para mim. Ouvi falar sobre lentes Tokina, tamron e a própria Sigma que você comentou. Conhece alguma delas?
        Obrigado!

        • Olá Bruno… Então… eu testei uma vez a Sigma, mas sinceramente não gostei, usei em apenas 01 evento e troquei. Depois disso, preferi aguardar um pouco mais de tempo e comprar uma nikon mesmo. Este é meu conselho. Minha sugestão é juntar e comprar uma 17-55, se pensar futuramente em comprar uma Full Frame já compre a 24-70 que não vai precisar trocar de lente!

          • Bruno Gennaro

            Entendi. Acho que o jeito é juntar uma grana mesmo. Torcer para aparecer os trabalhos e juntar para comprar uma 24-70. Já que numa breve pesquisa que fiz, aparentemente, o valor da 17-55 é mais elevado que a 24-70.
            Mais uma vez, obrigado pela atenção e por compartilhar sua experiência/conhecimento

  • Eduardo Viana

    Estou começando a trabalhar com minha Nikon L820, será que consigo adaptar investir em Lentes com ela?

    • Olá Eduardo… não utilizei pessoalmente ate Nikon… mas dê uma olhada no site oficial e verifique se há objetivas disponíveis para este modelo http://www.nikon.com.br

  • Wallace Pires

    Excelente vídeo. Vejo que estou no caminho certo! Comprei duas Lentes, ambas 1.8f, e Fixa. Próximo passo, câmera Full Frame.

  • Ronaldo Bezerra Estevão

    Willian, uma outra coisa que tomo cuidado, é comprar lentes da linha EF (ponto vermelho), pois as lentes EF-S (ponto branco) não servem para Full Frame

  • Marcos Donisete da Silva

    Willian, tenho uma lente 18-105 abertura maxima 3.5 nikor que veio no kit com a D7000, como estou iniciando na fotografia ainda ta me atendendo apesar de ser um pouco escura. Se for adquirir uma outra lente, quais as marcas de lentes alén da nikon você aconselha comprar ou é melhor esperar um pouco mais para adquirir uma da linha nikon.

    • Olá Marcos… Mesmo no início, eu já tentei usar outras marcas, por exemplo testei a Sigma… Não gostei! Mas vejo muitos fotógrafos utilizando.

      Objetivas é algo que não aconselho adquirir de outra marca, a não ser marcas superiores como Zeiss…

  • Junior

    Olá Willian, muito boa as dicas. Vou comprar minha camera e trocar a lente do Kit 18-55 pela 17-55 2.8, estou recebendo várias dicas de que este é o melhor caminho.
    Vou fotografar bebes, festas infantis…etc.
    Obrigado.

  • Luigi

    Willian, estou iniciando e já faço vários ensaios fotográficos, alguns casamentos mais simples e aniversários infantis, estou a 3 anos com uma Nikon D5100 e as lentes 17-55 2.8, 35mm 1.8, 55-200 vr. Estou querendo comprar uma nova câmera, tenho muitos problemas de foco com a D5100, posiciono o foco pontual nos olhos, ela me diz que foca mas quando fotografa vc percebe que o foco foi um pouco mais pra tras ou pra frente… e vi que em algumas câmeras o foco só se ajusta em linhas verticais e horizontais e não em áreas redondas e por isso talvez essa dificuldade., ela está com 45 mil cliques… gostaria de ter uma tele 2.8. Compro a 70-300 2.8 ou compro uma nova câmera? Tipo uma D7100 ?

    • Olá Luigi, primeiramente, obrigado pelo comentário. Bom vou tentar auxiliar com meu conhecimento.

      1. Você chegou a observar se o erro do acontece na maioria das vezes com a 35mm 1.8? Se sim, estou achando já que é problema com a objetiva, pois utilizei numa D700 e D610 e a dificuldade em focar é realmente grande. Hoje já consigo driblar isso, mas parece que precisa de um macete.

      2. Sobre a troca de câmera, minha dica é a seguinte em sua situação. Observe se este “problema” acontece com frequência com todas as objetivas, se sim, troque a câmera sim. Um amigo meu tem uma 5200 e é muito boa, talvez já te auxiliaria.

      3. Sobre a tele 2.8, é uma ótima pedida, principalmente para ensaios fotográficos. Este ensaio, fiz praticamente inteiro com uma 70-200mm. Utilizo muito tele em ensaios.

      4. Finalizando. Se observar o erro em todas as objetivas, pode ser uma deficiência da câmera.

      Espero ter auxiliado.

      Abraços!

  • Helton Neves

    Willian por que muitos não gostam da lente 85 mm para fotografar casamento? Fotografei com ela sem compromisso nenhum com os noivos e não vi problemas, qual dica você me passa a respeito dessa lente, já que sigo a sua metologia de investir em lentes primeiro?

    • Olá Helton… na verdade tem muitos fotógrafos que gostam sim, eu particularmente gosto também. O que já pude observar é que tem de ser uma lente prime, no caso da Nikon a 85mm 1.4, pois a precisão de foco é fantástica. Se utiliza Canon, o pessoal fala muito bem dela. Um dos fotógrafos que trabalha comigo utiliza a 85mm, por isso não utilizo. Talvez o pessoal não goste por conta da dificuldade de foco e também por “falta” de angulo. Eu gosto!

  • Messias Bernardo

    olá sou iniciante mesmo.. tenho uma nikon d3100 18 55mm… e uma 35mm …e estou comprando um flash sb700… no que vc me aconselharia fazer comprar q tipo de lente ou mudar a maquina… me da um dica de qual kit devo montar… pra casamento aniversario e ensaio fotografico..

  • Boa noite Willian, primeiramente quero lhe parabenizar, os videos me ajudam muito e suas fotos.. sem comentários.. perfeitas.
    Tenho uma Canon T3 com a 18-55 e um 55mm
    Meu trabalho principal é fotos em estudio, especialmente bebes – acompanhamento e gestante.
    Estou pensando em 24-70 o que me indica para me atender melhor?

    Desde já agradeço.
    abraços.

  • Givaldo Oliveira

    Ola Willian, estou no mesmo barco de quase todos. Iniciante com uma Nikon D3100 , lente do kit e junto com a compra veio uma 55-200mm. O que penso , continuar com minha camera , desfazer das 2 lentes e partir para uma 17-55mm ou uma Sigma 17-70mm ?? . No futuro partir para uma Full . Vc acha melhor ja investir em lentes para Full agora ? ..Da pra usar uma lente Full na Crop ? Ou manter lentes Crop e pensar numa D7100 por explo.

    Outra coisa , quanto a qualidade da foto vc consegue boas imagens tanto em Full como Crop.?.a questão é a lente ser legal ?

    Abraço e obrigado

    • Olá Givaldo! Com um pouco mais de experiência, hoje compraria já uma lente para Full, para não perder dinheiro na hora da venda da lente 17-55. Você pode usar sim uma lente FF na Crop, mas vai precisar entender que uma 24-70, na nikon ficará por volta de 35-105….

      Mas quando usar FF terá uma lente excelente pra ela. Tem amigos que recomendam sigma, minha opinião é para Fugir, principalmente ser você quer nitidez. Agora não testei as novas Sigmas, não posso falar por elas. A qualidade das fotos não vejo diferença, sinceramente. Como disse tive 09 Prêmios com uma D90 concorrendo com fotógrafos do mundo todo.

      Agora é questão de opinião! Hoje uso FF pela maior durabilidade e as lentes serem melhores.

  • Olá William, você tem algum vídeo explicando melhor sobre o fator de corte, por ser full frame ou não? Adorei o vídeo.
    Abraço.

  • Eduardo Shox

    Opa William ! Eu tenho uma Nikon D5200 que eu acho muito boa.. Não deve nada para as da Linha 7 em termos de qualidade de imagem. Por tanto decidi ficar com ela e comprar uma lente top , comprei uma Sigma 50 mm 1.4 art ao invés de comprar uma Full Frame e ficar com uma lente mais ou menos. Fiz bom negócio ?

    • Olá Eduardo! Sim, são praticamente os mesmos sensores. Sobre a sigma art, ouvi muitas pessoas falarem sobre ela, mas eu pessoalmente nunca usei uma. A única diferença que você terá em usar uma 50mm na 5200 é que ela será 75mm, mas acredito que fez um bom negócio, levando em consideração o que ouço da sigma art. (mas nunca usei).

  • Eduardo Shox

    Bom.. Pelo o q eu posso ver até agora.. A Nitidez dela é absurda, Creio que a mais nítida das 50mm junto com a Zeiss Otus , foco muito rápido e bem silencioso tb. Ela só é pesada.. mas isso é costume.

  • Tine Pfeiffer

    Olá William!
    Fotógrafo família e crianças e estou iniciando no mundo dos casamentos!
    Uso uma nikon D700 com 24/70mm sigma HSM, e nikon 50mm 1.4 flash sb700
    Queria sua opinião sobre mudar para uma nikon D610 pela capacidade de uso de iso mais elevado, ou se permaneço com a d700 e invisto numa 85mm ou flash sb900
    Ficariamuito feliz com a sua opinião,
    Grande abraço,

    • Olá Tine! Já que pediu minha opinião…rsrsr… Simples e direto. Continue com a d700 e esqueça Sigma (minha opinião, tudo bem?). Pra mim Sigma deixa a desejar muito para as lentes Nikon. Uso a D700 até hoje e me dá excelentes fotos. Não vi muita diferença de ISO entre a 700 a 610, tenho as 02 e já fiz muitos comparativos.

      Invista em objetivas de primeira e fique com sua D700. Hoje tenho 02 D700 e 01 D610, feliz com as 03. Mas em seu caso, investiria em objetivas nikon e depois apenas mudaria para outra camera.

      Você pode conferir fotos feitas com a D700 em meu site de casamentos http://www.willianlima.com.br. Escolha a aba Fotografia!

      70% feito com D700 e 30% com D610!

      • Tine Pfeiffer

        Imaginei isso… e ouvi vários fotógrafos de longa caminhada dizerem que se você não tira o máximo da sua câmera, pra que troca-la?!!!
        Abandonando a Sigma… qual lente você me sugeriria?? a Nikkor 24/70mm mesmo ou uma 85mm ou ainda outra talvez?
        Várias vezes quis vender minha sigma, e acho que está chegando o momento para fazê-lo!

        Vou aproveitar e perguntar, troco meu flash SB 700 por outro talvez??

        Parabéns Mais uma vez pelo seu trabalho e pelo blog! Suas dicas são show!! gd abraço!

        • Seu SB 700 não há necessidade de trocar. Se puder te dar uma única dica seria. Tenta se livrar da doença “equipamentos”…rsrs…. Em seu caso, a única coisa que indico fazer no momento é comprar uma lente nikon… Uma 24-70 é excelente para começar em casamentos, terá versatilidade.

          Se você quiser ir de fixa, para casamentos indico uma 35mm também! Vai precisar de ângulos mais abertos!

  • iniciando na fotografia

    Willian,boa tarde tenho uma T5i,será que consigo fazer algum trabalho com as lentes que tenho uma 100mm Usm macro canon, 50mm 1.8canon, 17 70mm sigma e a 18 55 do kit. Eu queria trabalhar com ela e quando fosse mudar partir direto para uma full frame o que você acha? E agradeço pelas dicas.

  • juliana oliveira

    ola sou amante da fotografia e gosto muito de fotografar minhas filhas e estou aprendendo muito com suas dicas ainda não tenho uma câmera profissional a minha e uma Canon PowerShot SX150 IS. gostaria de algumas dicas dessa câmera para melhorar minhas fotografias. parabéns seus trabalhos são
    maravilhosos

    • Olá Juliana, infelizmente não poderei auxiliar. Nunca utilizei esta câmera.

  • Barbara Dariva

    Boa tarde, estou iniciando na fotografia e tenho uma Nikon D3200 coma lente do kit 18-55, tenho feito muitos trabalhos com ela, mas sinto que poderia ter melhores resultados, qual seria a melhor opção investir em lentes ou trocar o corpo??
    grataa

    • No seu caso, lente primeiro… A 18-55 é muito escura… Apenas com uma objetiva mais clara, terá fotos melhores…

  • Jairo Goulart Barbosa

    Olá, Willian, bom dia
    Estou começando, minha área seria somente na fotografia de moda, sendo 80% fotos externas, utilizando a modelo frente a jardins, arquiteturas e etc… e 20% em estúdio, tenho a Nikon D5200 e pretendo trocar por uma D5500 pq preciso do wifi.
    tenho uma lente 50mm que estou me adaptando e a do kit que vem…
    qual seria melhor lente para este trabalho?
    parabéns pelos posts…
    obrigado.

    • Acredito que uma 85mm seria ideal… No entanto, como você tem uma 50mm, numa D5500 ela já é 75mm, então já fica com excelentes resultados e pouca distorção nos retratos!

  • jhonatan henrique

    Olá Willian, Boa Tarde!
    Primeiramente queria agradecer pelo carinho que você tem em passar o seu conhecimento para futuras gerações de fotógrafos, curto seu trabalho e te admiro muito. Eu sou fotógrafo de uma cidade só interior com pouco mais de 10 mil abitantes, e no começo foi bem difícil pois não tive a opção de escolher apenas uma área da fotografia pois não e todo dia que se tem trabalho.
    Uma das minhas maiores dificuldades e enfrentar um ditado que tem em minha cidade que fotógrafos de fora ” de outra cidade ” e serpe melhor dos que o daqui…nem sempre e verdade…a principal fonte de divulgação e o boca a boca… e estou lutando para ganhar um espaço no mercado…as vezes e difícil pois o único apoio que tem e da minha esposa.
    Eu tenho uma Nikon D3200 com a lente 18-55mm e uma 50mm 1.4g, fotografo em focais abertos, eventos e em estúdio. eu pretendo comprar mais uma câmera, talvez ate financiar um pouco… pois assim minha esposa pode me auxiliar no meu trabalho.
    O que eu mais sinto falta na Nikon D3200 e um Iso um pouco melhor e a falta de algumas opções no menu. Tendo como foco principal, casamentos e ensaios estou na duvida sobre qual equipamento comprar.
    Sempre ouvi dizer que as full frame não da tanta diferença das câmeras coprado mais quando olho fotos de câmeras full frame noto uma riqueza maior de detalhes e texturas.
    A minha duvida e compro uma D7200, D610 ou D750. o que você pode me aconselhar tendo em vista sua especia de trabalho?
    desde já agradeço pela atenção!
    at.: jhonatan henrique

    • Olá Jhonatan. Que bom te auxiliar cara…

      Sobre seus equipamentos, vai depender de sua verba mesmo. A d610 e d750 tem diferenças grandes apenas no ISO (eu tive as duas). Os outros detalhes são quase iguais.

      A diferenças de uma D7200 para D750, acredito que será mais pela velocidade do clique e ISO, além de aguentar mais o tranco (eu acho).

      Se puder, vá de Nikon D750, uma baita câmera. Uso ela hoje em meus trabalhos… Agora se você for continuar usando uma lente comum, é melhor pegar uma D610 e investir numa objetiva (24-70) assim terá uma boa óptica também.

      Não vai adiantar muito der uma D750 e uma lente escura ou com qualidade inferior. Acredito muito que a objetiva é fundamental… Se for de Full Frame,a sua primeira lente deve ser uma 24-70. Um pouco cara, mas é pra toda vida dose cuidar bem…

  • Jacqueline Kreffta Surreaux

    Oi William !
    Tenho uma D5200 e uma 35mm, quero investir em outra lente para retratos, o que tu me sugeres , uma outra fixa ou uma zoom ?

    • Olá Jacqueline… Como tem uma D5200, invista na 50mm 1.8 ou se disponibilizar de ma verba maior na 58mm 1.4G… Na 5200 ficarão próximo dos 80mm, que é excelente para retratos… Para retratos vá sempre de Fixa, pois tem mobilidade e as aberturas são mais interessantes para desfoques… Abraços e obrigado por aparecer por aqui! 😉

      • Jacqueline Kreffta Surreaux

        Eu que agradeço as dicas !!

  • Gisele Coqueiro

    Olá, Willian!
    Comprarei minha primeira câmera e preciso de sugestões suas quanto modelo de corpo e lente. Utilizarei para fotos ao ar livre (natureza) e retratos por enquanto até adquirir conhecimento.