Suas fotos mais nítidas com o Ajuste Fino de Foco

Que tal deixar suas fotos extremamente focadas com o ajuste fino de foco? Estas dicas podem lhe auxiliar.

Este artigo nasceu por conta de minhas experiências fotografando profissionalmente há anos. Experimentei alguns modelos de câmeras e objetivas em diversas situações, na fotografia de Casamento, Família, Paisagens e também viagens pessoais.

Ajuste Fino de Foco Câmeras

O texto está um pouco longo, mas se quiser entender definitivamente a questão de ajuste fino de foco e melhorar a nitidez de suas fotos, reserve alguns minutinhos. Assim vai saber como resolver isso em sua câmera.

Este ajuste fino de foco não está disponível em todos os modelos da nikon, canon e outras marcas. Por favor verifique no manual de sua câmera.

O que me fez aprender sobre ajuste fino de foco?

Sempre fotografei com nikon e até usar uma Nikon D7000. Nunca tive problemas com um “foco não cravado/preciso” em minhas fotografias. Já havia usado as Nikons D80, D90 e até mesmo uma D700.

Aula sobre ajuste fino de foco

Aprenda o passo a passo. Você pode se inscrever na aula que explico o passo a passo em vídeo. Inscreva-se aqui.

Em minhas câmeras anteriores sempre tive o foco como gostaria, em todas as minhas objetivas. Na época já havia usado as lentes 17-55 2.8, 70-200 F2.8, 50mm f1.8 e uma fisheye 10mm f2.8. Quando comprei a D700 investi também na 14-24mm f2.8 e a 35mm f2.0.

Nunca tive problema com estas lentes e câmeras.

O problema apareceu quanto comprei minha nikon D7000. Aí pesquisei sobre e descobri a questão do Ajuste Fino de foco na Nikon, que também funciona para Canon e outras marcas. (Verifique no manual de sua câmera). Recentemente também fiz um review sobre a lente Sigma Art 35mm f1.4, que apresentou este problema.

O que é o ajuste fino de foco?

Não sei se já teve em determinada situação. Você tem um conjunto de lentes, algumas delas o foco fica fantástico, já em outras não.

Isso pode acontecer inclusive de uma mesma lente ficar 100% em uma câmera e em outra necessitar do ajuste fino de foco. Varia de modelo de câmeras e lentes, ou seja, algumas combinações não ficam tão perfeitas.

Já ouvi casos também de amigos que têm o mesmo conjunto que o meu e não enfrentarem este problema, por isso podemos levar como um problema isolado e não generalizado.

Como saber se sua lente precisa de um ajuste fino de foco?

Este é o primeiro passo antes de eu lhe ensinar como realizar o ajuste fino de foco.

Os 03 passos para verificar se sua câmera e objetiva precisam ser calibradas:

  1. Você precisa de uma referência para testar o foco. Para isso, indico fazer o download deste gráfico no site do Jefrey e imprimir em uma folha;
  2. Coloque o gráfico num local rígido e posicione a 45 graus;
  3. Posicione sua câmera num tripé e faça o clique no foco automático;

gráfico chart para Ajuste fino de foco

O foco de sua câmera precisa estar no centro da imagem, mas sua fotografia pode lhe trazer outros 02 diferentes resultados.

Foco Correto: Na primeira imagem abaixo, podemos verificar o foco correto, em cima da tarja preta que é a referência para ajuste de foco. Qualquer valor fora deste padrão é sinal de que sua câmera precisa de um ajuste fino no foco.

Ajuste Fino de Foco Correto

Back Focus: Se estiver focado atrás do centro, está com “back focus” e você precisa trazer o ajuste fino para frente. A imagem 02, abaixo ilustra um exemplo de câmera com back focus.

Câmera com back focus

Front Focus: Se estiver focado à frente do centro, está com “front focus” e você precisa levar o ajuste fino para trás. Abaixo é possível observar um exemplo de câmera com front focus. A referência de foco esta abaixo da linha preta central.

Ajuste Fino de Foco com front focus

Como fazer o ajuste fino de foco em sua câmera?

Cada modelo de câmera oferece o acesso do ajuste fino pelo menu. Por favor dê uma olhada no manual de sua câmera para verificar se o modelo que possui existe ajuste fino de AF e encontrar a localização.

Em meu caso uso nikon, então os “nikonzeiros” podem entrar no menu de configuração e ajuste fino.

Ajuste Fino de Foco na Nikon

Inscreva-se na Aula completa. São 13 minutos de aula que apresento o passo a passo para fazer o ajuste fino.

Não esqueça de compartilhar com seus amigos! 😉

Forte abraço e até a próxima!

  • Airton Silvério

    Eu uso Nikon D90, estou com esse problema com a minha 35mm 1.8, mas ela não tem ajuste fino de foco. Como devo proceder para calibra-la?

  • Olá Airton, este realmente é um assunto delicado. Também tive a D90 e nunca apresentou este problema. Sua lente e Nikon? Usei mais de 3 lentes nela e nunca tive-o problema. A solução é enviar a lente para uma assistência juntamente com sua câmera.

  • Thalis Valle

    este metodo nao funciona nas cameras canon com problema de inconsistência de foco, muito ocorrido nas 6d e 70d. Já tem usuários relatando que a nova 80d também está com problema. isso só resolve problemas em cameras que mantem o foco sempre no mesmo local. de modo que,. vc fazendo o ajuste, a camera mantem a posição. na com o problema de inconsistencia *(que nao é esse caso) na verdade a camera erra toda hora o foco. cada hora vai pra um lugar. assim, nao existe solução para quem gosta de fotografar com aberturas grandes (f1.2, f1.4, f1.8, f2, etc). em alguns casos so vai resolver de f3.5 pra cima. as canons sao as piores marcas no quisto auto foco. as melhores cameras estao sendo as sony e fuji.

    • Olá Thalis… Sim… Mas na verdade a questão não tem a ver com inconsistência de foco. Ajuste Fino e Inconsistência são coisas distintas. O ajuste fino serve para câmeras com back focus ou front focus e não que erram o foco.

      • Thalis Valle

        toda camera que tem inconsistencia de foco tera back ou front focus e vc nao conseguira resolvê-los, pois cada hora a camera te dara um calculo do af. isso eu falo com conhecimento de causa por ja ter feito o ajuste em camera sem e com o problema. cameras que cada hora o foco fica num lugar, nao tem solução. ajeita-se aqui, mas piora ali, em resumo. o ideal é mandar tudo no zero e clicar bastante. infelizmente canon e nikon nao estao muito preocupadas com isso.

  • Clildenor Clelio

    tenho duas D610, uma delas esta com aproximadamente 90k, esses dias percebi que ela está errando o foco, a outra esta com o foco cravadinho, com qualquer uma das minhas lentes, acha que só com o ajuste fino já consigo resolver ou deveria mandar pra manutenção?

    • Olá Clildenor… E tive duas D610 e também estavam errando um pouco no Foco. O ajuste fino resolveu.

      • Clildenor Clelio

        Muito obrigado pela dica, resolveu o problema só com o ajuste fino.

      • Anderson Silva

        Pode ser feito em lente com zoom, 24-70? Ou só serve para lentes fixas o ajuste fino?
        Pois também tenho uma D610 e estou achando que o foco não está tão cravado.

        • Pode sim Anderson.

          • Anderson Silva

            Que bacana! Não sabia que dava certo para zoom

          • Anderson Silva

            Agora bateu a dúvida..rs Por ser zoom com quantos mm teria que fazer?rs

  • Marcio Dias

    olá Willian tenho uma 70D novinha e acabei de comprar uma lente 17-55mm canon más em vez de alegrias duvidas a minha foto não esta cravando o foco eu sempre deixo no foco pontual a maquina setada e quando faço fotos em 3,5 ou 2,8 esquece eu perco 80% das minhas fotos nesta fotometria:1/100 2.8 iso 800 ou 400 será que é lente ou câmera ? se for onde posso levar para possivel concerto ?

    • Olá Marcio… Primeiro faria o ajuste fino de foco, se não resolver pode precisar de um ajuste mais elaborado. Leve numa assistência.

      • Marcio Dias

        obrigado acho que vou ter que levar mesmo para uma assistência tem alguma para recomendar região do abc e SP

  • Marina Rosa

    Oi Willian, sei que este não é o assunto desse artigo, mas como você comentou que já teve uma D80, gostaria de saber se é um boa câmera para usar como reserva, pois o preço dela como já saiu de linha está muito bom e não tenho muita grana para investir. Minha principal dúvida sobre ela é sobre a qualidade da imagem e nitidez, já que seu sensor é mais antigo (CCD). Se puder me esclarecer ficarei feliz. Obrigada!

    • Olá Marina… Eu gostei muito da D80… fiz muitos álbuns com ela… Só acho um pouco lenta para casamentos… Tenta ver uma D90…

  • Thiago Rocha

    Boa tarde eu tenho enfrentando grandes problemas com a D800E e a 24-70, mesmo usando o modo AF-S no modo de focagem, ela acaba que dando um ponto para traz no foco, nao sei se isso e característico desse conjunto, mas gostaria de saber se e possivel ajustar isso ou fazer algo para que possa melhoras, isso acontece muito quando faço algum evento (ainda uso aqueles radio YN622) que emite o laser para ajudar no foco, ainda assim ela consegue errar as vezes, dando um ponto para traz do objeto principal!!!!

    alguem pode compartilhar algum conhecimento??

    • Rodrigo De Antoni Calixto

      Acredito que fazendo o ajuste fino dá certo pois já está usando o afs

  • Balint Szabo

    O http://Minhateca.com.br oferece espaco ilimitado e gratuito para hospedar seus arquivos. O download tmb é 100% gratis. Experimente!